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Defining design between domains: an argument for design research á la carte ZIMRIG C., CRAIG, D. L. In: Design Cognition, Design Knowing e Learning. Editado.

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1 Defining design between domains: an argument for design research á la carte ZIMRIG C., CRAIG, D. L. In: Design Cognition, Design Knowing e Learning. Editado por Charles Eastman, Mike McCracken e Wendy Newstetter. Elsevier, 2001.

2 Design atraves de dominios Sugerem que, ao inves de usar a profissao como variavel independente, se usem aspectos que podem diferenciar a praticas entre disciplinas: – Diferencas nas praticas responsaveis por dar significado e forma as atividades de design Influenciadas por culturas educacionais, profissionais. Aspectos da pratica incluem contexto, estrategia, atividades fisicas e sociais, standarts de rigor e tipos de representacoes externas favorecidas por cada disciplina. – Diferencas entre os tipos de tarefas Diferencas nos graus de precisao Graus de restricao (tempo de set up e custos, por exemplo). – Diferencas entre os tipos de artefatos produzidos. – Diferencas nos tipos de conhecimentos e nos processos cognitivos. O conhecimento e mais concreto ou abstrato? Privilegia experiencias, analogias, esquemas ou regras?

3 Definicoes de design To create, fashion, execute or construct according to plan The act of transforming a given state of affairs into a desired state of affairs Sao definicoes amplas demais, que nao permitem apontar as caracteristicas que podem definir design.

4 Definicoes de design O autor lembra as seguintes abordagens para descrever design: Como raciocionio abdutivo – Design seria complexo demais para ser classificado desta forma Como resolucao de problemas mal definidos – Nao e frequente apenas no design. Mesmo exemplos de problemas bem estruturados (como jogar xadrez) podem ser vistos como mal estruturados se considerarmos o jogo todo. – Aponta que Goel afirma que as restricoes entre componentes numa decomposicao sao negociaveis – As regras sao contingentes e contextuais – Aponta uma referencia (Simon) que afirma que todos os problemas sao mal definidos, pois todos estao abertos a alguma reestruturacao Como resolucao de wicked problems – Sao problemas cujas solucoes acarretam responsabilidade para o designer – Resolver um problemas pode gerar outros (todo wicked problem e um sintoma de outro problema). Como construcao. – Ao inves de resolver problemas apenas a partir do conhecimento (LTM), designers craim conceitos on the fly para ajudar a decompor e definir problemas.

5 Conclusao Nenhuma das alternativas define design de forma conclusiva. Porem, elas podem apontar para uma tipologia de atividades de design. Por exemplo: mesmo que o fato de ser mal definido nao seja exclusividade (dos problemas de design) a complexidade pode demandar estruturas unicas O autor coloca como alternativa focar nos processos envolvidos: analogias, coherence seeking, simulacao mental, modelagem dinamica, argumentacao, tomada de decisao etc.


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