A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE"— Transcrição da apresentação:

1 QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE
Michelene Chi The Journal of the Learning Sciences, 6(3), , 1997

2 Objetivo Formular um entendimento sobre as represnetações do conhecimento e como elas mudam com o aprendizado. Constrastar o conhecimento de um expert com o de um novato.

3 Diferenças com protocol analysis
1. Instrução aos sujeitos Think aloud Verbal analysis Devem falar enquanto resolvem um problema. Não devem explicar porque fizeram alguma coisa. A instrução não deve influenciar o resultado da tarefa. Devem explicar e justificar Deve influenciar o resultado da tarefa.

4 Diferenças com protocol analysis
2. Objetivo Think aloud Verbal analysis Capturar os processos (sequencia de estados) de resolver um problema. A árvore de estados possíveis é o problem state (estado do problema). Capturar as representações de conhecimento ao invés do processo. Procurar descobrir qual o modelo para a tarefa o sujeito tem, ao invés de conhecer de antemão o estado do problema.

5 Diferenças com protocol analysis
3. Análise Think aloud Verbal analysis Como já se tem um modelo da tarefa (o estado do problema), é mais fácil fazer a codificação (do que o sujeito verbaliza com o possível estado em que ele se encontra). Não se tem o estado do problema, logo é difícil determinar onde os sujeitos estão (uma inferência, um plano, uma pergunta).

6 Diferenças com protocol analysis
4. Validação Think aloud Verbal analysis Degree of match Métodos estatísticos ou análise qualitativa.

7 Diferenças com protocol analysis
5. Conclusões Think aloud Verbal analysis Tenta identificar estratégias de resolução de problemas através da sequencia empregada. Representação do conteúdo: nenhum conclusão sobre a estratégia de resolução de problemas. É esta representação que determina o processo de resolução de problemas.

8 Passos Reduzir os protocolos.
Como 1 h de vídeo pode demorar de 6 a 10 horas para transcrever, resultando em até 50 páginas de texto, pode-se usar estratégias para diminuir a quantidade de texto. Amostragem aleatória. Definir subgrupos com base em algum critério “não-conteúdo”. Realizar uma pré-codificação, que deve ser refinada posteriormente.

9 Passos Segmentar os protocolos. Deve-se considerar:
O tamanho mínimo (grain size) do segmento (uma frase, uma idéia, um evento). A correspondência do segmento com a pergunta de pesquisa. As características do dado usado para segmentação.

10 Passos Criar ou escolher um esquema de codificação ou formalismo.
Verificar evidências para a codificação. Verificar, nas verablizações, quais dados são evidência de pertencerem à uma determinada categoria de código. Representar o formalismo (opcional)

11 Passos Procurar padrões e coerência nos dados representados (depicted).

12 Passos Interpretar os padrões validar.
Repetir todo o processo (para codificar com outras unidades ou com outra questão).


Carregar ppt "QUANTIFYING QUALITATIVE ANALYSES OF VERBAL DATA: A PRACTICAL GUIDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google