A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Festa do Senhor da Serra A Capela onde se realiza a missa: por ser muito pequena as pessoas assistem à missa no largo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Festa do Senhor da Serra A Capela onde se realiza a missa: por ser muito pequena as pessoas assistem à missa no largo."— Transcrição da apresentação:

1 A Festa do Senhor da Serra A Capela onde se realiza a missa: por ser muito pequena as pessoas assistem à missa no largo.

2 A Festa do Senhor da Serra realiza-se na Quinta- feira de Ascensão, ou seja, quarenta dias depois da Páscoa. Em Eixo é tradição, na tarde de Quinta-feira, ir até ao Monte (lugar mais elevado da Vila), levar uma merenda e, juntamente com familiares e amigos, lanchar nos pinhais à volta do largo da Capela.

3 Para a merenda, entre outras coisas, leva-se o Folar da Páscoa. Dizem os mais antigos que os folares de Eixo (folar de ricos, porque levam açúcar) eram muito procurados pelos habitantes das localidades vizinhas que faziam folares de pão (massa de pão com ovos em cima)..

4 Ingredientes: 8 Kg de farinha; 36 ovos; 2,5 Kg de açúcar; 250g de manteiga; 4 colheres de sopa de azeite; canela q.b.; 240g de fermento de padeiro; sal q.b.; água morna. A avó de um colega de outra turma foi à escola fazer folares. Deu-nos a Receita de Folares :: Preparação: Dissolve-se o fermento de padeiro num pouco de água morna e com cerca de 1,5 Kg de farinha faz-se uma massa que se deixa levedar até crescer, num sítio aquecido. Depois amassa-se a restante farinha com os ovos, o açúcar, a canela, a manteiga e a água necessária para se obter uma massa leve, bem arejada, mas com bastante corpo, até se desprender das mãos e do alguidar. Cobre-se com um pano e deixa-se levedar. Depois de pronta, formam-se umas bolas que se achatam um pouco. Colocam-se sobre elas os ovos que se prendem com tiras de massa cruzadas. Pincela-se com ovo e leva-se a cozer em forno de lenha. NOTA: Os ovos são cozidos com cascas de cebola para ficarem com a cor vermelha.

5 Costumes e crenças O Dia do Senhor da Serra marca, de diferentes formas, a vida da população de Eixo. É um dia Santo, por isso, os mais crentes não trabalham. Alguns testemunham experiências desagradáveis por terem trabalhado nesse dia e sofrido acidentes como penalização por não guardarem o respeito que o dia pressupõe. Embora o bom tempo seja agradável para a Festa, «espera-se» que chova pois diz o ditado popular que «quando chove no dia de Ascensão até as pedrinhas dão pão». Também é crença generalizada que o pão cozido nesse dia fica duro mas não se estraga, não ganha bolor, podendo guardar-se de um ano para o outro. Nesse dia, há uma tradição comum a outras terras que é apanhar a espiga no campo para antever se o ano será de boas colheitas – chama-se também «O Dia da Espiga».

6 A Divulgação da Festa na Comunidade Espalham-se cartazes pela localidade e arredores a anunciar a festa e os Grupos Musicais contratados para actuarem no dia.


Carregar ppt "A Festa do Senhor da Serra A Capela onde se realiza a missa: por ser muito pequena as pessoas assistem à missa no largo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google