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GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação

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Apresentação em tema: "GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Anna da Soledade Vieira II Oficina de Educação Corporativa Brasília, 2004

2 GC - Conceitos Função organizacional responsável pela ambiência interna apropriada e processos para criação / obtenção e socialização do conhecimento. Arte da criação de valor, alavancando os ativos intangíveis da organização. (Sveiby)

3 MOTIVAÇÃO PARA GC Globalização e economia de rede
Complexidade do ambiente de negócios Mobilidade da força de trabalho Velocidade do processo de inovação Necessidade de educação continuada

4 MARCOS HISTÓRICOS Conhecimento como recurso crucial da economia (Drucker) Conhecimento como eixo da sociedade pós-industrial (Bell) Skandia cria Diretoria de Capital Intelectual e desenvolve indicadores Publicações e congressos Criação da SBGC, no Brasil

5 Momento Atual Há consciência de que as organizações dependem de conhecimento para serem inovadoras e competitivas

6 GC - Propósitos Comuns Aprender e absorver conhecimento
Criar novo conhecimento e inovar Obter melhores resultados Ser competitivo “If only we knew what we know!”

7 GC na Prática das Organizações
Redes de colaboração Tecnologias e processos colaborativos Desenvolvimento e educação corporativa Gestão de conteúdo e sistemas de busca Análise e monitoração de informações

8 Obstáculos à GC Privatização do conhecimento Relações institucionais
Hipervalorização da TI sobre os fatores humano e social

9 Abordagens Metodológicas
Mecanicista: TI busca eficiência ⇒ reuso Cultural: gestão de mudança ⇒ inovação Racionalista: métodos analíticos ⇒ mensuração de resultados

10 Dimensões a considerar
Ontológica: indivíduo - grupo - organização - sociedade Epistemológica: o conhecimento (tácito e explícito) resulta da prática refletida

11 MODELOS I. Nonaka - SECI ⇒ Foco na relação de confiança entre empresa / empregado L.. Edvinsson - Cap. Intelectual ⇒ Foco no resultado financeiro E. Carayannis - OK Net (Organizational K. Network) ⇒ Visão holística Nonaka: o K é produto da conversão entre os 4 modos (SECI) que ocorrem na interação social. Edvinsson: criação de valor a partir dos ativos intangíveis: competências individuais + estrutura interna + estrutura externa Carayannis: o conhecimento organizacional nasce da relação entre conhecimento individual e metaconhecimento, gerando 4 estados: ignora a própria ignorância, ignora o proprio conhecimento, sabe que ignora, sabe que sabe.

12 Empresas - GC para quê? Evitar erros e omissões
Não duplicar esforços, ‘reinventando’ o que alguém sabe Solucionar problemas com rapidez Melhorar soluções para clientes Compartilhar idéias e melhores práticas Encurtar o ciclo de inovação (P, D & I).

13 GC EMPRESARIAL - TENDÊNCIAS
Interseção de GC e e-Learning. Discussão sobre GC move-se do campo operacional para o estratégico. GC vista como solução orgânica essencialmente humanista. Soluções de GC passam da gestão de insumos operacionais para apoio à inovação.

14 GC e Teoria da Firma ( Penrose, Nelson e Winter)
O conhecimento organizacional é mais que a soma do conhecimento dos indivíduos. a vantagem competitiva de uma organização resulta da conjunção de diferentes recursos, a partir do conhecimento singular da firma. Individ. Social. Natureza. Consci. Objeti vado Teorica Expl. Automat Coleti vo Pratica Tacito

15 GC e Governo - Aplicações
Assegurar serviço público competente e eficaz Preparar parceiros de política pública Construir e alavancar capital intelectual público e privado Apoiar sistema de GC na / para a sociedade

16 GC e Governo Políticas Necessárias
Educação: programas, infra-estrutura, recursos Pesquisa: infra-estrutura, recursos Comunicação: infra-estrutura Propriedade intelectual: infra-estrutura, recursos, divulgação.

17 CONCLUSÕES Firmas são auto-suficientes para equacionarem sua GC interna, segundo sua cultura e singularidade. O serviço público deve buscar seu modelo de GC, que envolva a sociedade civil. Trabalhar na capacitação e orientação dos que estão à margem do sistema é espaço que clama pela liderança do Governo.

18 Enfim, cabe essencialmente ao Estado
Apontar caminhos e agregar forças. Criar e manter ambiente propício ao desenvolvimento do potencial dos indivíduos e à competitividade das organizações.

19 . . . “Knowledge management is not where you start, but where you
end up.” Thomas Stewart

20 Anna da Soledade Vieira anna.soledade.vieira@terra.com.br 31-3281.6114
Muito obrigada. Anna da Soledade Vieira


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