A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Atividades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Atividades"— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Atividades
Profa Simone Sawasaki Tanaka

2 Diagramas da UML

3 Diagrama de Atividade Um Diagrama de atividade é essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra.

4 Workflow do Diagrama de Atividades

5 Atividade “Estabelecer o Foco do Diagrama”
Conforme Pender, há pelo menos três lugares em um modelo onde um diagrama de Atividades oferece ideias valiosas, sendo eles, “modelando um workflow, descrevendo um Caso de Uso, especificando as operações.” Dessa forma, na atividade em questão deve-se definir para qual “lugar” o diagrama de atividades será modelado, antes que outras atividades do workflow sejam executadas.

6 Identificar Grupos e/ou responsáveis
Ao efetuar o diagrama de atividades, as atividades poderão ficar independentes de quem as realiza. Porém, o ideal é que as tarefas sejam atribuídas a um responsável ou a um grupo de responsáveis. Na UML, cada grupo ou responsável é chamado de raia de natação, pois, visualmente, os grupos ficam separados por uma linha vertical, com o nome do responsável na parte superior. A raia de natação especifica um conjunto de atividades que compartilham algumas propriedades organizacionais [3]. Cada raia possui um único nome e representa uma responsabilidade. Cada atividade pertence a apenas uma raia.

7 Identificar as Atividades
A atividade é uma etapa no processo, onde algum trabalho está sendo realizado. Este trabalho pode ser um cálculo, a localização de algum dado, entre outros . Uma atividade indica uma ação a ser executada.

8 Elaborar o Diagrama de Atividades
Os diagramas de atividade podem ser anexados a qualquer elemento da modelagem com o propósito de visualizar, especificar, construir e documentar o comportamento desse elemento [3]. Ao elaborar o diagrama de atividades, conforme Booch [3], deve-se: estabelecer o foco para o fluxo de trabalho. É impossível mostrar todos os fluxos de trabalho em um mesmo diagrama; criar as raias de natação para cada objeto importante; minimizar os cruzamentos de linhas; verificar a necessidade de bifurcação e/ou união. Ao elaborar o diagrama de atividades, inicia-se o diagrama com a notação de início. Em seguida, inserem-se as atividades e o fluxo de controle. Dando sequência, definem-se as raias com as responsabilidades e analisar a necessidade de bifurcação/união. Para finalizar o diagrama, insere-se a notação de fim.

9 Workflow da Atividade “Elaborar o Diagrama de Atividades"

10 Mapa Conceitual Diagrama de Atividade
Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Pino de Entrada e Saída

11 Atividade Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Definição: É uma etapa de um processo, onde algum trabalho está sendo realizado. Exemplo:

12 Notação da Atividade Uma atividade é uma etapa de um processo, onde algum trabalho está sendo realizado. A atividade é representada por um retângulo com bordas arredondadas, contendo o texto.

13 Transições Definição:
Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Definição: Também conhecido como fluxo de controle é um conector que liga dois nós, representado por uma linha com uma seta apontando para a direção. No exemplo acima o evento Consultando Conta causa uma transição de estado Validando Senha após informar a senha. Exemplo:

14 Notação da Atividade e Transição
Um diagrama de atividade é uma série de atividades ligadas por transições. Transições são setas conectando cada atividade. Notação de Transição

15 Notação da Atividade e Transição
Exemplo Você está numa atividade “lendo página”. Quando você termina esta atividade, você passará para a atividade “mudando de página”.

16 Raias de Natação Definição:
Serve para particionar em grupos os estados de atividades de um diagrama de atividades, cada grupo representando a organização de negócios responsável por essas atividades. Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Exemplo: A partição de atividades representa o elemento do modelo que restringe o comportamento da partição e oferece o contexto para o comportamento. Anteriormente, já explique que, à medida que o modelo se torna mais detalhada, as partições podem referenciar classificadores individuais. No exemplo acima, o estereótipo <<class>> é acrescentado para indicar que as classes Processador de Pedidos e Funcionário da Contabilidade implementam as responsabilidades pelas ações documentadas em cada partição. O acréscimo do estereótipo não muda o significado da partição. Ele simplesmente explica ao leitor que ele pode encontrar uma definição completa de um Processador de Pedidso e de um Funcionário da Contabilidade no diagrama Class. Em alguns processos, uma ou mais ações podem ser realizadas por partes que estão fora do escopo do sistema modelado. Essas partes se correlacionam a atores em um diagrama de Caso de Uso. Embora estando fora do sistema, seu comportamento é uma parte integral do workflow, e precisa ser modelado. Para indicar que uma ação é realizada por uma entidade externa, use uma partição estereotipada como <<external>>.

17 Diagramas de Atividade Raias de natação (Swimlane)
Utilizado na modelagem de fluxos de trabalho de processos de negócios; Serve para particionar em grupos os estados de atividades de um diagrama de atividades, cada grupo representando a organização de negócios responsável por essas atividades; Na UML, cada grupo é chamado uma raia de natação, pois, visualmente, os grupos ficam separados de seus vizinhos por uma linha cheia vertical. A raia de natação especifica um local de atividades.

18 Inicio e Fim Definição:
Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Definição: Utilizado para delimitar o início e término de um diagrama de Atividades. O inicio é representado por um circulo preenchido e o fim é representado por um círculo preenchido de um círculo vazio. Exemplo 1: Exemplo 2: Os exemplos indicam o inicio e o fim de um diagrama qualquer.

19 Decisões Exemplo: Definição:
Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Exemplo: Definição: Utilizado para representar uma escolha entre dois ou mais fluxos, em que um dos fluxos será escolhido. No Exemplo acima, depois de consultar a conta, deve-se tomar uma decisão, representada por um losângulo. Caso a conta seja inválida, o processo deve ser encerrado, caso contrário, deve-se solicitar sua senha. Observe que as condições dessa decisão estão definidas por condições de guarda (texto entre colchetes), posicionados sobre os dois fluxos alternativos.

20 Notação de Decisão O losango do diagrama de Atividades é a notação da Decisão. Uma seta sai do losango para cada valor possível da condição testada. Notação de Decisão

21 Ponto de Merge Exemplo: Definição:
Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Exemplo: Definição: Local onde dois caminhos se juntam e continuam como um; pino de entrada e saída - fornecem valores para as ações e recebem os valores resultantes delas. O exemplo acima melhora a descrição do caso de uso Selecionar Peça, acrescentando um ponto de decisão onde o usuário decide se verá a lista de peças por evento ou por intervalo de datas, seleciona uma pela específica ou simplesmente cancela sem fazer uma seleção. Cada opção é mapeada para uma aresta de atividades de saída separada, que acompanha o usuário por um fluxo de controle diferente.

22 Ponto de Merge

23 Ponto de Merge O losango pode ser utilizado para representar um ponto de merge. Local onde dois caminhos se juntam e continuam como um.

24 Condição de Guarda Definição:
Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Definição: É uma condição que pode ser atribuída a uma transição para restringir a transição entre as atividades. A condição de guarda pode ser representada entre colchetes. [Condição de Guarda] Exemplo: A condição de guarda precisa ser verdadeira antes que você possa seguir a transição associada à próxima atividade. O segmento do diagrama de Atividades no exemplo acima diz que você não pode sair da mesa do jantar a menos que tenha acabado de comer seus vegetais.

25 Condição de Guarda As vezes, a transição só deve ser usada quando certas coisas acontecerem. Uma condição de guarda pode ser atribuída a uma transição para restringir seu uso Utilize o colchete e a condição de guarda dentro dele

26 Condição de Guarda (cont.)
A condição deve ser verdadeira antes que você possa seguir para uma próxima atividade Condição de guarda

27 Concorrência Definição:
Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Definição: Descreve vários threads ou processo sendo executados simultaneamente. Este slide não tem exemplos, os exemplos são os slides de Bifurcação/União

28 Bifurcação Exemplo: Definição:
Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Exemplo: Aqui apresenta um exemplo onde, a partir do nó de ação Receber Pedido, o fluxo de controle é dividido em dois fluxos paralelos, como demonstra o nó de bifurcação. A partir desse momento os nós de ação Atender pedido e Enviar Fatura serão executados paralelamente. Definição: Mostra uma transição iniciando varias transições.

29 União Exemplo: Definição:
Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Exemplo: Definição: Mostra varias transições terminando em uma nova transição.

30 Diagrama de Atividades
Bifurcação e União Para modelagem de fluxos de trabalho de processos de negócios quando da utilização de fluxos concorrentes. A barra de sincronização é empregada para especificar a bifurcação e a união desses fluxos paralelos de controle. A barra de sincronização é representada como uma linha fina, horizontal ou vertical.

31 Pino de Entrada e Saída Definição:
Pinos são nós de objetos que contêm valores. Pino de Entrada e Saída Ponto de Merge Raias de Natação Bifurcação União Concorrência Decisões Condição de Guarda Atividades Inicio e Fim Transições Conceitos Diagrama de Atividade possui pode ser Exemplo: Ao contrario de nós de objetos que admitem o uso de buffers, um nó de buffer central fica separado de qualquer atividade ou ação específica como um local para armazenar dados. Os pinos de saída e os pinos de entrada podem então se conectar ao nó do buffer central para oferecer ou extrair dados conforme a necessidade pelas ações associadas. Um nó de buffer central pode receber dados de qualquer quantidade de pinos de saída e pode oferecer entrada a qualquer quantidade de pinos de entrada. O Exemplo acima mostra um nó de buffer central usado para receber pedidos de várias ações Fazer Pedido e canalizá-los para pinos de entrada na ação Preencher Pedido. O nó de buffer central é um nó de objeto com o estereótipo <<centralBuffer>>.

32 DIAGRAMA DE ATIVIDADES NO RATIONAL ROSE
Acesse o diretório “Use Case View”. Dê um duplo clique em “Main”. Crie um domínio utilizando o ícone Depois de criado, dê um nome para o domínio. Ex.: Sistema para Controle de CD´s OBSERVAÇÃO: Se o ícone não estiver disponível em sua barra de ferramentas, habilite-o da seguinte forma: - MBD em cima da barra de ferramentas - Customize... BARRA DE FERRAMENTAS Sistema para Controle de CD´s

33 DIAGRAMA DE ATIVIDADES
A representação ficará da seguinte maneira: Sistema para Controle de CD´s Sistema para Controle de CD´s Este ícone foi criado a partir da inserção do “Domain” no “Main” Domínio do Sistema

34 DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Criando um diagrama de atividades MBD em cima do domínio (no menu) New → Activity Diagram Dê um nome para o Diagrama Dê duplo clique no diagrama criado Sistema para Controle de CD´s DIAGRAMA CRIADO

35 DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Estado inicial Estado final Transição de Estado Sincronização (Vertical e Horizontal) Decisão Raias de Natação (para criar os grupos)

36 Diagrama de Atividades - Rose
Ao efetuar o diagrama de Atividades para o Caso de Uso: Clicar com o MBD sobre o caso de uso (elipse), e selecionar a opção “Diagrama de Atividades"


Carregar ppt "Diagrama de Atividades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google