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RIO 40 GRAUS: UM ESTUDO DE MODA DAS

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Apresentação em tema: "RIO 40 GRAUS: UM ESTUDO DE MODA DAS"— Transcrição da apresentação:

1 RIO 40 GRAUS: UM ESTUDO DE MODA DAS
CARACTERÍSTICAS DA MODA PRAIA CARIOCA HAAG, Janaína; SILVA, Débora L.; DELANGELO, Sarita Romão; GROH,Priscila; GONÇALVES, Heloisa Helena Leal Unifebe - Centro Universitário de Brusque PALAVRAS-CHAVE: design, moda, praia, carioca A B METODOLOGIA Para o desenvolvimento do trabalho foi efetuado inicialmente uma pesquisa bibliográfica com o material disponível na Biblioteca Universitária da Unifebe, consulta a sites na Internet para a verificação de modelos, padronagens e estilos da Moda Praia Carioca. Finalmente, a conclusão da investigação levou a produção de um Projeto de Iniciação Científica, conforme as normas vigentes da ABNT, tendo em vista sua condição de atividade proposta para a avaliação e necessária à conclusão da disciplina de Metodologia de Pesquisa.   INTRODUÇÃO O carioca faz o carnaval mais bonito do mundo e sabe com a mesma força do ritmo carnavalesco, fazer a moda à praia. Semelhante ao paraíso ou por boa vontade divina, o Rio de Janeiro possui um clima tropical e pitoresco que o faz ser visto como a capital do eterno verão, sendo um local que propicia o desenvolvimento de criação de coleções de moda praia, por ser contornado por morros, praias e verdes. Panos de fundo, que servem de inspiração para os profissionais da área. Este projeto de Iniciação Científica foi desenvolvido durante a Disciplina de Metodologia de Pesquisa, do Curso de Design de Moda, oferecido pela Unifebe. O estudo investigou aspectos da moda praia carioca a partir dos anos 50, por terem sido os anos que fundaram sua história, por conta da popularização do biquíni. Isto se deu porque o biquíni foi o grande responsável pela transformação do modo de se vestir no Rio de Janeiro, onde as roupas começaram a aparecer mais ousadas e acabaram se transformando ano a ano, coleção a coleção. A partir daí o Rio de Janeiro vem servindo como uma fonte de inspiração para as passarelas de moda praia de todo o Brasil e chamando atenção dos turistas de todo o mundo, que aos poucos vem se mostrando como um potente mercado para a área do Design de Moda. CONCLUSÕES Como resultado observou-se que a moda carioca busca sempre o desenvolvimento de uma moda sensual que é produzida de forma livre, aliada praticidade e conforto. Isto se dá, devido ao clima da cidade litorânea do Rio de Janeiro e fatores geográficos, históricos e culturais. A moda carioca permite que seu usuário esteja sempre preparado para todas as situações do seu dia-a-dia desde o trabalho até o lazer dando a impressão de serem turistas pelo seu jeito descontraído de vestir-se. Ainda neste estudo verificou-se que na década de 60 o modelo de biquíni mais usado foi o engana mamãe que de frente parecia um maio com uma tira no meio ligando as duas partes, e por trás era um perfeito biquíni. Já nos anos 70 a tanga causou sensação até no exterior. Com isso gerou-se novas modelagens como o provocante enroladinho, asa-delta, lacinho nas laterais, cortininha, tomara de caia e como o biquíni já não podia ser menor surgiu então o fio dental. REFERÊNCIAS BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para desenvolvimento de novos produtos. Tradução: Itiro Ltda. São Paulo: Edgar Blücher, 1998. KALIL, G. Glória Kalil Chic – um guia básico de moda e estilo. São Paulo: SENAC, 1999. WERNER, D. Uma introdução às culturas humanas: comida, sexo, magia e outros assuntos antropológicos. Petrópolis: Vozes, 1987. OBJETIVOS O estudo formula objetivos, geral e específicos, que levarão a elucidação das questões que se encontram obscuras para os alunos que iniciam a graduação em Design de Moda. Objetivo geral: Analisar os aspectos históricos, geográficos e comportamentais que estão relacionados aos processos de criação e produção da moda praia carioca. Objetivos específicos: Buscar indicações, impressões e características de moda usada pelas mulheres cariocas; Verificar as diversas modelagens que agregam as principais coleções de grifes em destaque na moda praia; Pesquisar prospecções e a história da moda praia que o Rio de Janeiro desenvolve, servindo de inspiração para o mundo.


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