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Projeto Santher Avaliação da Distribuição

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Apresentação em tema: "Projeto Santher Avaliação da Distribuição"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Santher Avaliação da Distribuição

2 Índice Apresentações Objetivos do Projeto Diagnóstico Soluções
Resultados

3 Apresentações Santher Empresa do segmento de higiene e limpeza
Faturamento anual próximo a 530 milhões de Reais Atua em todo território nacional, com 4 fábricas e 6 centros de distribuição

4 Objetivos do Projeto Realizar um Diagnóstico da Cadeia de Distribuição Santher com enfoque na venda direta e indireta e na distribuição física Realizar um Diagnóstico da Distribuição Física e da Venda Direta e Indireta da Santher, avaliando a atuação em toda malha geográfica de atendimento Avaliar quantitativamente e qualitativamente o mercado e o atendimento indireto que hoje é realizado pela Santher Avaliar a aplicação das Políticas Comerciais e das Estratégias Mercadológicas com a percepção de todos participantes de Clientes,Gerentes Regionais, Supervisores, Vendedores, Promotores, Supervisores, Coordenadores de Expedição

5 Avaliar Modelo de Venda Direta / Indireta

6 Distribuidor Exclusivo Distribuidor Tradicional
Levantamento Trad. + 1 – 4 CK’s SANTHER R$530 Mi / ano Atacado Auto-Serviço Distribuidor Exclusivo 5 – 19 CK’s Distribuidor Tradicional Distribuidor Farma 20 CK’s ou + Broker Atendimento Direto Grandes Contas Participação (volumes), Margem de Contribuição, Custo de Venda, Custo Logístico, Contratos / Bonificações e Preço (PLA – acordo)

7 Diagnóstico Conflito de canais Canais com problemas com lucratividade
Falta de Planejamento / atuação da equipe de vendas no campo Necessidade de desenvolver políticas de atendimento direto e indireto

8 Soluções / Resultados Rever e Implantar Planejamento de Vendas
Implantar Processo de Planejamento Integrado Definir Modelo de Distribuição Indireta Definir Modelo de Distribuição Direta Rever Contratos com Grandes Redes Redução dos custos comerciais resultando em aumento da lucratividade em 1,0% sobre o faturamento

9 Analisar Distribuição Física

10 Diagnóstico Possibilidade de otimização da Rede Logística
Oportunidade de redução da conta frete Oportunidade de utilização novas modalidades de transportes mais eficientes e econômicas Carência de informações logísticas (indicadores de performance) no sistema de BI

11 1 - Estudo da Rede Logística
Soluções / Resultados 1 - Estudo da Rede Logística

12 Estudo da Rede Logística Conceito
O estudo de uma rede logística compreende análises voltadas para a localização de centros de distribuição, lojas, terminais e fábricas, ou outros componentes que fazem parte da operação logística de uma empresa e que interferem no resultado final em termos de custos logísticos e nível de serviço

13 Estudo da Rede Logística Modelo de Cálculo
Transporte = Distribuição + Transferência Custos com Movimentação e Armazenagem Capital de Giro em Estoque Benefício Fiscal

14 Estudo da Rede Logística Benefício Fiscal x Custos Logísticos Distrito Federal
Cenário Atual (com CD em Brasília) Cenário Estudado (sem CD em Brasília) DF DF SP Validado Fábrica Bragança Paulista / SP Custos sobre total do custo logístico atual

15 Estudo da Rede Logística Benefício Fiscal x Custos Logísticos Nordeste
Cenário Atual (com CD em Recife) Cenário Proposto (sem CD em Refice) PE, PB, RN e CE PE, PB, RN e CE MG Validado Fábrica Governador Valadares / MG Custos sobre total do custo logístico atual

16 Estudo da Rede Logística Benefício Fiscal x Custos Logísticos Salvador / BA
Cenário Atual (com CD em Salvador) Cenário Estudado (sem CD em Salvador) Região de Salvador Região de Salvador MG Validado Fábrica Governador Valadares / MG Custos sobre total do custo logístico atual

17 Estudo da Rede Logística Benefício Fiscal x Custos Logísticos Norte da Bahia
Cenário Atual (sem passar por CD em Salvador) Cenário Proposto (passagem por CD em Salvador) Norte da Bahia Norte da Bahia MG Validado Fábrica Governador Valadares / MG Custos sobre total do custo logístico atual

18 Estudo da Rede Logística Resultados
Fechar 04 centros de distribuição, com atendimento direto das fábricas Adequar as estrutura das expedições das fábricas Implantar operação de Transit-Point Realizar entregas programadas Redução dos custos logísticos resultando em aumento da lucratividade em 1,5% sobre o faturamento

19 Estudo da Rede Logística Rede Logística Anterior (set/2001)
RR AP AM MA PA PI CE RN PE AC TO PB RO AL SE MT DF BA GO MG ES Fábrica (Governador Valadares / MG) MS Fábrica (Bragança Paulista / SP) RJ Fábrica (Guaíba / RS) SP CD (Recife / PE) CD (Salvador / BA) PR CD (Brasília / DF) CD (Contagem / MG) SC CD (Rio de Janeiro / RJ) CD (Itapevi / SP) RS

20 Estudo da Rede Logística Rede Logística Proposta
RR AP AM MA PA PI CE RN PE AC TO PB RO AL SE MT DF BA GO MG ES Fábrica (Governador Valadares / MG) MS Fábrica (Bragança Paulista / SP) RJ Fábrica (Guaíba / RS) SP CD (Salvador / BA) PR CD (Brasília / DF) SC RS

21 2 - Avaliar Base de Negociação de Fretes
Soluções / Resultados 2 - Avaliar Base de Negociação de Fretes

22 Soluções / Resultados 2 - Avaliar Base de Negociação de Fretes
Utilizar planilhas de custo e pesquisa de frete autônomo para avaliar potencia de redução por rota Desenvolver política de cotação, negociação e contratação de frete Utilizar fatores para negociação com as empresas de transporte Impacto em Custo = 10 ~ 15 % sobre o custo de transporte

23 3 – Avaliar Criação Central de Fretes
Soluções / Resultados 3 – Avaliar Criação Central de Fretes

24 Soluções / Resultados 3 – Avaliar Criação Central de Fretes
Objetivo: contratação direta de transporte de carga através de microempresários freqüência mínima acordada de carregamento sem o compromisso do pagamento do frete-retorno Através de uma área responsável pela captação, avaliação, cadastramento, negociação, gerenciamento / controle e pagamento referente ao serviço contratado

25 Soluções / Resultados 3 – Avaliar Criação Central de Fretes
Estabelecer região piloto Cadastrar microempresas para testes Definir processos operacionais Efetuar e analisar operações piloto Avaliar viabilidade e impacto de criação de central de fretes Impacto em Custo = 15 ~20 % sobre o custo de transporte Projeto em andamento

26 4 - Desenvolver Sistema de Informação e Controle Logístico
Soluções / Resultados 4 - Desenvolver Sistema de Informação e Controle Logístico

27 Soluções / Resultados 4 – Desenvolver Sistema de Informação e Controle Logístico
Apoiar a desenvolver sistema de gerencial consolidado, contendo: Fluxos, custos por rota / operação Medição de qualidade Indicadores de desempenho

28 Antônio Carlos Alvarenga antonio.alvarenga@abpl.com.br
Obrigado Antônio Carlos Alvarenga


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