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Colorimetria e TV a Cores
PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi – EPUSP
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Experimento de Newton branco
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Cores Opostas (nm) cor 590-560 amarelo 470-430 Azul/violeta
amarelo Azul/violeta laranja azul/verde vermelho ciano - - - magenta verde
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Modelo de Oponentes para Percepção Visual
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Sensibilidade Espectral da Visão
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Processos de Colorimetria
Objetivo: Reproduzir os estímulos visuais R, G e B artificialmente F FG FR FW FB (a) (b)
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Colorimetria de uma Cor Real
FR + FG + FB X = FG X`() FR FB Estímulos R, G, B iguais nos dois casos
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Colorímetro Tri-Estímulos
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Funções de Cromaticidade para Observador Padrão
400 500 600 700 800 Comprimento de Onda (nm) -0.1 0.0 0.1 0.2 0.3 B G R Valor tri-estímulos Primários em 700nm (R), nm (G) e nm (B)
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Cálculo das Coordenadas Colorimétricas
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Coordenadas r-g Verde (0,1) Branco (0.33, 0.33) Vermelho Azul (0,0)
(1,0)
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Cores Espectrais nas Coordenadas r-g
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Colorimetria com primários X,Y,Z
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Funções de Cromaticidade x,y,z
400 500 600 700 Comprimento de Onda (nm) 0.0 0.5 1.0 1.5 Z Y X
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Coordenadas de Cromaticidade
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Diagrama de Cromaticidade CIE
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Linearidade na Superposição de Cores
A = (yG + xB)/(x+y) P = (wA + zR)/(w+z) x z A w P y
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Sensibilidade da Visão para Diferenças de Cromaticidade
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Exemplo: Colorimetria de uma Lâmpada de Descarga a Gás
400 500 600 700 Comprimento de Onda (nm) 0.0 0.5 1.0 1.5 Z Y X
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Exemplo: Colorimetria de uma Lâmpada de Descarga a Gás
Comprimento de onda dominante: ~538 nm
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Exemplo: Colorimetria de um Corpo Negro Aquecido
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Exemplo: Colorimetria de LED’s RGB
LED Nichia NSCM315C
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Intensidade Luminosa a 20 mA
Exemplo: Balanceamento de LED’s Características dos LED’s: LED Comprimento de Onda Intensidade Luminosa a 20 mA Vermelho 640 nm 80 mcd Verde 570 nm 130 mcd Azul 470 nm 25 mcd Aplicando a função de luminância: F() Pot X Y Z R 640 0.175 457 204 80 G 570 0.952 137 104 130 0.3 B 470 0.091 274 53 25 353
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Exemplo: Balanceamento de LED’s
r (204 X + 80 Y + 0 Z) + + g (104 X Y Z) + + b (53 X + 25 Y +353 Z) = = X Y Z Resolvendo, temos: r = 0,745 0,112 2,23 mA g = 6,68 1,00 20 mA b = 2,83 0,423 8,47 mA Intensidade luminosa de R + G + B = branco: 0,112 x x ,423 x 25 = 150 mcd
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Primários de um Cinescópio (NTSC)
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Coordenadas de Cromaticidade dos Primários (NTSC e P22)
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Funções de Cromaticidade Correspondentes aos Primários (NTSC e EBU)
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Requisitos de Fidelidade Colorimétrica
Fidelidade Física (espectral) Fidelidade de Valores Tri-estímulos (R, G, B) Fidelidade Colorimétrica (x, y) Reprodução Correspondente (mesma luminância) Fidelidade Subjetiva (ao gosto do usuário)
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Diagrama de um Sistema de TV a Cores
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Banda Passante Necessária para Sistema RGB
L t 4.2 MHz R t f G t f B t f
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Banda Passante para Luminância e Oponentes Cromáticas
4.2 MHz Y t f CB ~1.5 MHz t f CR t f
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Testes Subjetivos de requisitos de Banda Passante
Inaceitável Imagem Satisfatória Completa- mente Aceitável Freqüência de Corte, MHz
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Componentes de Luminância e Crominância (NTSC)
Y' = R' G' B‘ (4.2 MHz) I' = 0.74 (R' - Y') (B' - Y') = = R' G' B‘ (1.5 MHz) Q' = 0.48 (R' - Y') (B' - Y') = = 0.21 R' G' B' (0.5 MHz)
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Modulador NTSC
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Exemplo: Padrão de Barras Coloridas (RGB)
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Padrão de Barras YUV
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Formas de Onda na Modulação NTSC
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Padrão de Barras Modulado em NTSC
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Intercalamento Espectral
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Intercalamento Espectral no Tempo
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Freqüência da Sub-portadora de Cor
Intercalamento Espectral: fsc = (2n+1)/2 fh fsc – 4.5 MHz = (2p+1)/2 fh fh = Hz fv = Hz fsc = 455/2 fh = 5 7 13 / 2 fh = MHz
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Diagrama Fasorial da Sub-portadora de Crominância
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Referência de Fase: “Burst”
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Espectro de um Canal NTSC
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Espectro Real de um Canal de TV
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Modulador PAL-M
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Formas de Onda na Modulação PAL-M
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Outros Sistemas de Codificação
PAL-B/G/H/I (Europa) 50 Hz / 625 linhas fsc = 4, MHz BW (Y) = 5 MHz (padrões B/G/H) ou 5,5 MHz (padrão I) BW(canal) = 7 MHz (B) ou 8 MHz (G/H/I)
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Outros Sistemas de Codificação
PAL-N (Argentina, Paraguai, Uruguai) 50 Hz / 625 linhas fsc = 3, MHz BW (Y) = 4,2 MHz BW(canal) = 6 MHz (Resolução diferente na Vertical e Horizontal)
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Outros Sistemas de Codificação
SECAM (França, URSS)
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Formas de Onda no Sistema SECAM
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Outros Sistemas de Codificação
S-VHS (Super-Video) Sinais separados para Luminância (Y’ + Sync) e crominância ( I’, Q’ e “burst” modulados em 3,58 MHz) Componentes (YUV) Sinais Y’, (R’-Y’) e (B’- Y’) separados Aplicação profissional
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Colorimetria para HDTV
SMPTE 274M Primário x (CIE) y (CIE) R 0.640 0.330 G 0.300 0.600 B 0.150 0.060 Branco 0.3127 0.3290 Y’ = R’ G’ B’
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Equipamentos para Testes de Vídeo
Monitor de Forma de Onda 2H
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Equipamentos para Testes de Vídeo
Vetorscópio
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Vetorscópio
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Sinais de Teste: “Black Burst”
Sinal com presença de ruído aditivo
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Pulso e Barra Atenuação do sinal de croma: Atraso do sinal de croma:
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Multiburst (0.5, 1, 2, 3, 3.58, 4.2 MHz) Efeito da limitação da
resposta em freqüência:
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Combinado NTC7 (Multiburst + Escada)
Efeito de intermodulação luma-croma (Filtro de rejeição de croma ativado):
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Escada de Luminância Efeito de não-linearidade
(Filtro de rejeição de croma ativado):
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GCR (Ghost Cancelling Reference)
Efeito de multipercurso na recepção do GCR:
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Rampa Modulada Efeito de não-linearidade (filtro de croma ativado):
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