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Disciplina de Requisitos
PDSTJ Disciplina de Requisitos Abril /2010
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Objetivo do Curso Solicitação do curso: Unidade Melhoria Contínua baseada nas dúvidas frequentes e resultado das auditorias; Público alvo: Analistas de Negócio e Chefes das Unidades de Negócio; Objetivos: Capacitar para a utilização do "novo" processo Requisitos; Simular na prática a elaboração da documentação de requisitos de uma demanda; Uniformizar entendimento sobre alguns conceitos chaves de requisitos; 2
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Motivação 3
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Motivação 4
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Motivação Taj Mahal 5
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 6
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Visão Geral Requisitos Processo v4.2 (08/02/2010) Processo v4.6
6 atividades 9 papéis 11 artefatos Processo v4.2 (08/02/2010) Produção Processo v4.6 Desenvolvimento 7
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 8
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 9
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Analisar Impacto Papéis Entradas Etapas Saídas
Analista de Negócios / Sistemas [P] Entradas Solicitação de Mudança Etapas Analisar Impacto Saídas Relatório de Análise de Impacto 10
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Analisar Impacto Papéis Entradas Etapas Saídas
Analista de Negócios / Sistemas [P] Entradas Solicitação de Mudança Etapas Analisar Impacto Saídas Relatório de Análise de Impacto Sumário Escopo Sistema Analista de Requisitos Análise de Impacto Disciplina Impacto 11
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 12
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Elicitar Requisitos Papéis Entradas Etapas Saídas
Analista de Negócios / Sistema [P], Cliente [S] e Usuário [S] Entradas Ativos Organizacionais; Leis e Regulamentos (opcional) Políticas, procedimentos, planos e diretrizes formais e informais. Aprendizado e o conhecimento das organizações obtidos de projetos anteriores. Etapas Capturar Vocabulário Identificar Funções (inclui negócio) e Atores do Sistema Documentar Necessidades Saídas Ata de Reunião Glossário 13
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Elicitar Requisitos Papéis Entradas Etapas Saídas
Analista de Negócios / Sistema [P], Patrocinador [S] e Usuário [S] Entradas Ativos Organizacionais Leis e Regulamentos (opcional) Etapas Capturar Vocabulário Identificar Funções e Atores do Sistema Documentar Necessidades Saídas Ata de Reunião Glossário Sumário Redator, Local, Data e Horário Objetivo Participantes Pauta Desenvolvimento Próximas Atividades Anexos Distribuição 14
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Elicitar Requisitos Papéis Entradas Etapas Saídas
Analista de Negócios / Sistema [P], Patrocinador [S] e Usuário [S] Entradas Ativos Organizacionais; Leis e Regulamentos (opcional) Etapas Capturar Vocabulário Identificar Funções e Atores do Sistema Documentar Necessidades Saídas Ata de Reunião Glossário Sumário Introdução Termos e abreviações 15
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 16
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Doc. e Analisar Requisitos
Papéis Analista de Negócios / Sistemas [P] Entradas Ata de Reunião Glossário Etapas Definir Visão de Negócio Definir Visão de Sistema Especificar Casos de Uso Especificar Regras de Negócio Especificar Requisitos Não-Funcionais Especificar Modelo Conceitual de Dados 17
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Doc. e Analisar Requisitos
Saídas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Relação de Casos de Uso 18
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Critério de adaptação do Processo
Novo Requisito Sistema com documentação Atualizar documentação existente. Sistema sem documentação Elaborar no mínimo Especificação de Caso de Uso e Especificação de Regras de Negócio. Recomendável elaborar toda documentação de requisitos relacionadas ao novo requisito. Melhoria Mantis. Recomendável elaborar documentação de requisitos relacionada à melhoria. Erro Mantis 19
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Doc. e Analisar Requisitos
Sumário Introdução Referências Organograma Descrição dos Stakeholders Modelo de negócio (AS-IS) Cenário <nome do cenário> Diagrama de atividades (Opcional) Modelo de negócio (TO-BE) Diagrama de atividades Saídas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Relação de Casos de Uso Modelo Conceitual de Dados 20
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Doc. e Analisar Requisitos
Saídas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Relação de Casos de Uso Modelo Conceitual de Dados Sumário Introdução Referências Descrição geral do sistema Escopo Perfil atual dos sistemas Motivação / Problema Interligação com outros sistemas Atores Necessidades e Funcionalidades / Característica de Qualidade Restrições 21
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Doc. e Analisar Requisitos
Sumário Introdução Referências [CDU001] <Nome do caso de uso> Descrição Atores Prioridade Pré-Condições Pós-Condições Fluxo Básico Fluxo Alternativo Fluxo de Exceção Pontos de Extensão Observações Saídas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Relação de Casos de Uso Modelo Conceitual de Dados 22
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Doc. e Analisar Requisitos
Saídas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Relação de Casos de Uso Modelo Conceitual de Dados Sumário Introdução Referências Regras de negócio Regras Gerais do Sistema [RN001] Nome da regra Nome da classe de regra [RN002] Nome da regra 23
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Doc. e Analisar Requisitos
Saídas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Relação de Casos de Uso Modelo Conceitual de Dados Sumário Introdução Referências Requisitos não-funcionais Requisitos não-funcionais do produto Usabilidade Confiabilidade Desempenho Segurança Distribuição Portabilidade Requisitos não-funcionais do processo Padrões Linguagem de Programação 24
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Doc. e Analisar Requisitos
Saídas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Relação de Casos de Uso Modelo Conceitual de Dados Sumário Introdução Referências Lista de Casos de Uso Diagramas de Casos de Uso Diagrama <nome_diagrama> 25
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 26
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Revisar Requisitos Papéis Entradas
Analista de Negócios / Sistema [P], Administrador de Dados [S], Analista de Qualidade [S], Desenvolvedor [S], Engenheiro de Testes [S], Líder de Projeto [S], Projetista de Software [S] Entradas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Glossário Relação de Casos de Uso Modelo Conceitual Pontos de Verificação de Requisitos (opcional) 27
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Revisar Requisitos Sistemas Novos Sistemas Antigos
Inspeção formal obrigatória para os artefatos de requisitos. Sistemas Antigos O Analista de Negócio analisa a necessidade da Inspeção Formal, juntamente com um representante da Fábrica, e registra o resultado em uma anotação do Mantis.
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Revisar Requisitos Etapas Saídas Preparar Revisão
Realizar Reunião para Revisão de Requisitos Alterar Documentos Saídas Planilha de Inspeção Formal 29
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Revisar Requisitos Etapas Saídas Preparar Revisão
Realizar Reunião para Revisão de Requisitos Alterar Documentos Saídas Planilha de Inspeção Formal Sumário Nome do Sistema Disciplina Responsável Nome do Artefato Versão do Artefato Problema Detectado Sugestão de Melhoria 30
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 31
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Validar Requisitos Papéis Entradas Etapas
Analista de Negócio [P], Cliente [S], Usuário [S] e Integrador de Configuração [S]. Entradas Documento de Visão do Negócio Documento de Visão do Sistema Especificação de Casos de Uso Especificação de Regras de Negócio Especificações Suplementares Relação de Casos de Uso Glossário Modelo Conceitual de Dados Etapas Publicar Documentos Obter Termo de Aceite Gerar Baseline de Requisitos 32
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Validar Requisitos Novo Requisito (Obrigatório)
Sistema com documentação Atualizar documentação existente. Sistema sem documentação Elaborar no mínimo Especificação de Caso de Uso e Especificação de Regras de Negócio. Recomendável elaborar toda documentação de requisitos relacionadas ao novo requisito. Melhoria (Recomendável para melhorias críticas) Mantis. Recomendável elaborar documentação de requisitos relacionada à melhoria. Erro Mantis
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Validar Requisitos Saídas Termo de Aceite
Pode ser digital, através de uma resposta por do cliente aprovando os requisitos enviados; Pode ser uma ata de reunião registrando a apresentação da documentação de requisitos ao cliente e sua respectiva aprovação; Pode ser um documento impresso e assinado formalmente pelo cliente. Obs: Seja qual for a forma assumida pelo Termo de Aceite, é importante que sejam registradas as versões dos documentos que estão sendo aprovados, quem os aprovou e a data do aceite. 34
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Validar Requisitos Saídas Termo de Aceite Sumário Escopo Sistema
Líder do Projeto Artefatos Artefato Versão Assinaturas Cliente do Projeto 35
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 36
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Gerenciar Requisitos Papéis Entradas Etapas Saídas
Analista de Negócio [P], Adm. de BD [S], Analista de Qualidade [S], Desenvolvedor [S], Engenheiro de Testes [S], Líder de Projeto [S], Projetista de Software [S], Integrador de Configuração [S]. Entradas Solicitação de Mudança (opcional) Etapas Verificar Mudanças Analisar Impacto Saídas Relatório de Análise de Impacto 37
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Gerenciar Requisitos Papéis Entradas Etapas Saídas
Analista de Negócio [P], Adm. de BD [S], Analista de Qualidade [S], Desenvolvedor [S], Engenheiro de Testes [S], Líder de Projeto [S], Projetista de Software [S] Entradas - Etapas Verificar Mudanças Analisar Impacto Saídas Relatório de Análise de Impacto Sumário Escopo Sistema Analista de Requisitos Análise de Impacto Disciplina Impacto 38
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Agenda Visão geral da disciplina de Requisitos Atividades
Analisar Impacto Elicitar Requisitos Documentar e Analisar Requisitos Revisar Requisitos Validar Requisitos Gerenciar Requisitos Considerações Finais 39
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Considerações Finais Nomenclatura dos artefatos de Requisitos
<ID_SISTEMA>_<ID_ARTEFATO> 40
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Considerações Finais Nomenclatura dos artefatos de Requisitos
<ID_SISTEMA>_<ID_ARTEFATO> 41
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Considerações Finais Disciplina de Requisitos
Grupo Especialista de Requisitos Deve ser acionado quando os analistas de negócio apresentarem dificuldades na criação e manutenção da documentação dos requisitos dos sistemas. O grupo só deve ser chamado após exauridas todas as possibilidades de ajuda dentro da própria unidade. O auxílio dos membros do grupo está atrelado à disponibilidade de tempo destes face suas outras atividades. Componentes: Amanda Pimentel e Silva Lins (UNSC / ) Cristina Luzia C. Rodrigues (UNSC / ) Gláucia da Silva Graça (UNSJ / ) 42
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Dúvidas | Sugestões 43
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Cenas dos próximos capítulos: Requisitos na prática
Equipes de no máximo 3 pessoas; Discutir em grupo e definir o Sistema e o escopo do sistema que será objeto no curso; Cada equipe deverá descrever em poucas palavras o sistema e o escopo e enviar por e ) juntamente com os nomes dos integrantes da equipe; 44
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