Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Pacheco Alterado mais de 10 anos atrás
2
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo de organização e qualidade, vários princípios de gestão precisam estar presentes. Os gestores educacionais sabem disso e buscam seu aperfeiçoamento via capacitação em termos de gestão e isso pode ser percebido, por exemplo, com a oferta existente no mercado de cursos de extensão, de especialização e até de graduação em gestão escolar ou temas relacionados. Com o surgimento da Educação à Distância, a preocupação deve se manter, no entanto, algumas questões podem ser discutidas neste novo contexto: quais são os processos de gestão educacionais que precisam estar presentes na educação a distância? No que diferem (e se diferem) dos processos do ensino presencial? Estes são alguns questionamentos que orientarão a oficina proposta.
3
Discutir e traçar um paralelo entre os principais processos envolvidos na gestão da educação presencial e a distância, destacando os elementos desejáveis em uma arquitetura pedagógica, como: os aspectos organizacionais, instrucionais, metodológicos e tecnológicos.
4
Apresentar as funções básicas da administração e sua aplicação na gestão educacional. Discutir as visões (ou alternativas) de gestão de processos. Identificar quais são os processos de gestão necessários para operacionalização de cursos (presenciais ou a distância). Verificar quais as principais diferenças existentes nestes processos de gestão na modalidade presencial e a distância.
5
As funções básicas da administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle; A gestão de processos e suas alternativas (gestão funcional e gestão por processos); Processos de gestão educacionais e sua classificação segundo os elementos desejáveis na arquitetura pedagógica; Processos de gestão educacionais nas modalidades presencial e a distância: pontos de encontros e desencontros.
6
Gestores, professores e alunos interessados em entender os processos de gestão educacionais, bem como discutir as relações destes processos nas modalidades presencial e à distância.
7
A partir do estudo destes objetos, o aluno construirá competências que o permitirão compreender os processos de gestão educacionais existentes nas modalidades de educação presencial e virtual, de modo a aplicar os conceitos em suas práticas e contextos de trabalho.
8
Divididas em quatro semanas: 1ª Semana 2ª Semana 3ª Semana 4ª Semana
9
Levantamento pelo professor (presencial) do conhecimento que a turma tem sobre administração, bem como experiência na gestão de cursos; Leitura de um texto/apresentação base sobre o tema gestão (texto produzido pelo grupo com a utilização da metáfora musical) e após discussão no fórum específico. Questões direcionadoras do Fórum: a. como os processos de gestão educacionais utilizam os conhecimentos básicos da administração? b. quais são os diferentes processos a ser realizados pelo gestor educacional? c. como a metáfora da prática musical em conjunto se relaciona com esse gestor educacional? d. como os participantes do curso vêem em suas práticas o que o texto apresenta? Os alunos poderão registrar suas reflexões pessoais a respeito das propostas da semana no diário de bordo.
10
Discussão (presencial) sobre os processos de gestão educacionais, quais são eles e como ocorrem. Os processos não citados pelos alunos serão acrescentados pelo professor.; Classificação dos processos citados em uma das categorias da arquitetura pedagógica (organizacional, instrucional, metodológica e tecnológica). Para tal, divide- se a turma em 4 grupos e depois faz-se um fechamento com a apresentação dos grupos e validação da classificação realizada.
11
Bate-papo virtual sobre os processos de gestão educacionais nas modalidades presenciais e a distância; Trabalho em grupos: A partir dos processos discutidos na semana anterior, os grupos devem fazer um paralelo sobre os processos de gestão educacional nas modalidades presenciais e a distância. Atividades:
12
Apresentação dos trabalhos dos grupos; Fechamento da disciplina procurando resgatar os aspectos semelhantes e diferentes encontrados nas duas modalidades, bem como a importância dos conhecimentos de administração na gestão de cursos. Atividades:
13
Instrumentos do avaliação: trabalhos individuais e em grupo, participação dos fóruns e chats, auto- avaliação (através de diário de bordo) e seminários; Itens a serem avaliados: conteúdo e organização dos trabalhos desenvolvidos; interação com as discussões dos colegas nos fóruns e chats, freqüência no AVA.
14
Atividades à distância síncronas como chats, e assíncronas como fóruns, e-mails e diário de bordo; Atividades presenciais que permitam a troca de experiências entre os alunos, apresentação de trabalhos e seminários, realização de atividades práticas.
15
Slides e vídeos sobre gestão e gestão de processos; Texto base construído pelo grupo de educadores responsáveis pela oficina com os conceitos de gestão, gestão por processos, gestão educacional; Utilização de metáforas relacionadas à práticas musicais em conjunto; Artigos de referência nas áreas de gestão, gestão educacional; Utilização de um ambiente virtual (qualquer ambiente que possua as ferramentas citadas, pois um OA pode ser utilizado em qualquer ambiente).
16
Participar dos fóruns de discussão respondendo aos questionamentos do professor e interagindo com os colegas da turma; Participar do grupo de trabalho na execução das atividades propostas; Participar das discussões sejam elas presenciais ou à distância.
17
Ler e responder e-mails dos alunos diariamente, não deixando ultrapassar 24h do seu recebimento; Comentar todos os trabalhos postados pelos alunos, orientando-os quanto a necessidade de refazê-los e quanto aos prazos de entrega.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.