A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 A importância do Planejamento Estratégico

2 Objetivo Analisar a importância do Planejamento Estratégico Organizacional como ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas dentro do mercado extremamente competitivo, que ora se apresenta.

3 Definição 1 O planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro.

4 Definição 2 O planejamento estratégico surge como uma valiosa ferramenta de auxílio a alta administração, pois permite nortear as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo, com isso a possibilidade de tomada de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo sem margem para erro.

5 Definição 3 Planejar significa a formulação sistemática de objetivos e ações alternativas, que no final, a escolha se dará sobre a melhor ação. Também diz respeito a implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões recíprocas e independentes que visam alcançar objetivos anteriormente estabelecidos.

6 Três tipos de organizações:
As que fazem acontecer As que apenas observam acontecer As que se surpreendentemente se espantam com o que aconteceu

7 Vantagens do planejamento
Clareia o foco e estimula a flexibilidade; Facilita a coordenação; Facilita o controle; Administração do tempo; Aspecto processual; Busca a racionalidade da tomada da decisão; Visão sistêmica.

8 As cinco características segundo Matos (1999, p.30)
O planejamento estratégico ... ... está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. ... é orientado para o futuro. ... é compreensivo. ... é um processo de construção de consenso. ... é uma forma de aprendizagem organizacional.

9 Planejamento Corporativo
Seguem 4 linhas de ação: Desenvolver uma clara ideia da missão da empresa (objetivos, segmento de mercado, produção vertical e área geográfica) Definir as unidades de negócios (grupos de clientes e suas necessidades e tecnologias empregadas)

10 3. Alocar recursos as várias unidades de negócios com base na atratividade da indústria e na força competitiva da empresa. (o que deve ser mantido ou abandonado) 4. Expandir os negócios atuais e desenvolver outros negócios para preencher a lacuna do planejamento estratégico. A empresa pode identificar oportunidades de crescimento intenso, crescimento integrado e crescimento diversificado.

11 Roteiro básico para preparar um planejamento
O primeiro passo para a elaboração de planejamento estratégico é determinar com precisão questões básicas, porém primordiais como: Quem somos? O que queremos? Onde queremos chegar? O que somos capazes de fazer? Avaliamos os fatores externos?

12 O que podemos fazer e o que precisa ser feito?
Como atingiremos nossos objetivos? Mantemos o curso e precisamos de mudanças? Isso é o que faremos para obter o que queremos? Botar em prática a ação escolhida. Verificar frequentemente para ter certeza de que estamos no caminho certo. A partir daí, deve-se simular situações diversas, construir cenários, não objetivando prever o futuro, mas sim descrever possíveis acontecimentos plausíveis que poderão ocorrer. Para isso é necessário levar e consideração fatores como o histórico e resultados para ter condições de interagir


Carregar ppt "A importância do Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google