A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Importantes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Importantes"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Importantes
Imagética: Conceitos Importantes

2 Definição de conceitos
Sujeito. Nível sensorial; Níveis inconsciente; Nível consciente. Imaginação Imagens Imagens e sensações decorrentes de um acontecimento

3 Imagética “… é a habilidade de nos vermos a nós próprios a desempenhar tarefas, evocando pensamentos e imagens com um fim. Esta habilidade consiste em recuperar a informação armazenada na memória e remodelando-a através dos processos cognitivos”. (Vasconcelos–Raposo, Costa & Carvalhal, 2001)

4 Exemplos práticos… Um estudo realizado com canoístas e ginastas de elite, concluíram que todos os participantes afirmavam usar a imagética como parte integrante da sua preparação psicológica.

5 Exemplos práticos… Numa conferência
Perante uma plateia de renome a terapeuta sentiu-se intimidada. Assim imaginou-se a fazer um discurso de excelência, e visualizou toda a audiência a aplaudir entusiasticamente, com admiração. Na hora de discursar a terapeuta sentiu-se confiante e falou com à vontade.

6 Exemplos práticos… Acidente de viação…
Como consequência de um acidente, a criança teve ferimentos que necessitavam de pontos, impossibilitada de receber anestesia geral, foi submetida a injecções de anestesia local. A criança devia permanecer quieta. Contudo esta nem chorou, pois imaginou-se um super-herói que ajuda outras pessoas. E assim afirmou não ter sentido nada.

7 Definição de conceitos
Imaginação Fantasia Representações internas que podem ser bizarras, surreais, ou de qualquer experiência anterior da realidade Representações internas das percepções do exterior

8 Imagens e memória Imagens Memória
Algo não presente, sejam lembranças do passado ou ideias futuras Imagem do passado. Estados emocionais Lembrança da creche aos 3 anos

9 Usos históricos da imaginação
Psicanálise; Imaginação guiada (Jung). A imagem envolve todos os sentidos. Visualização permite activar o tacto, a audição, o cheiro, o paladar e assim por diante.

10 Visualização de si mesmo
Imaginação guiada Paciente descreve imagens internas que surgem espontaneamente Questionamento por parte do terapeuta Processo constituído por duas partes Relaxamento Visualização de si mesmo

11 Simbólico versus concreto
Tipos de imagens Mentais Receptivas De memória activa Simbólico versus concreto De processo

12 Trabalho com imagens: Prós e contras
Só funciona quando relacionada com outros métodos; Os pacientes com alguns problemas (por exemplo, esquizofrenia, psicoses) exigem adaptações específicas de imagens que atendam às suas necessidades especiais; Alerta para não suscitar nos pacientes crises emocionais.

13 Utilização da imagética em psicoterapia: como, por que e para quê?

14 Tipos de terapia que fazem uso da imagética
Psicanálise Hipnoterapia Gestalt Psicodrama Atenção plena Psicologia positiva

15 Teoria cognitivo-comportamental: utilização de imagética
Tratamento comportamental Treinamento preliminar antes da prática real das habilidades, principalmente para reduzir medos e ansiedade.

16 Teoria cognitivo-comportamental: utilização de imagética
Tratamento cognitivo Imagens como forma de ligar os pensamentos às emoções e aos comportamentos. Imagem activa os processos racionais, principalmente nas pessoas com défices de pensamento racional ou dependência excessiva racional.

17 Finalidade da imagética
Ajuda os pacientes a: Superar uma patologia; Melhorar os sistema imunitário; Encontrar as metáforas certas para lidar com os stressores de vida. Alternativas possíveis para o problema. Exemplo: Batalha - pacientes com cancro.

18 Finalidade da imagética
Crianças: Aumentar a consciência e adquirir estratégias para lidar com a angústia; Ganhar controle sobre as experiências; Consciência da imagem e energia corporal; Facilitar a expressão. Lidar com os medos e desenvolver estratégias de cooping.

19 Resistência no trabalho com imagens
A imaginação é um território desconhecido Resistência; Medo; Ansiedade; Desafio para pacientes baseados na linguagem verbal e racionalização. . Terapeuta dedique tempo suficiente ao paciente para os ajudar a criar imagens e a superar a resistência inicial

20 Ensinar exercícios… Feche os olhos e relaxe. Lembre-se do último jantar que teve com sua família em casa. Você pode ver-se sentado na mesa de jantar? Você pode ver como você está sentado? Você pode ver quem está sentado ao seu lado? Olhe para a parede e observe os quadros. Veja que tipo de alimento que você está a ingerir. Gosta do sabor? Pode ver-se a comer? Quando você puder, por favor, abra os olhos e pode voltar.

21 Fase final…. “Agora feche os olhos e deixe que a imagem surja na sua mente. Não force; apenas deixe-a surgir e diga-me o que vê”.

22 Benefícios do uso da imagética
Permitir directo acesso a emoção; Provocar e trabalhar memórias; Descobrir soluções flexíveis para os problemas; Reduzir a ansiedade e o stresse; Encontrar conexões entre mente-corpo; Busca de sentido pela vida; Promover prazer e pensamento positivo.


Carregar ppt "Conceitos Importantes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google