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EPortfolios e novas prátic@s Os ePortfolios de aprendizagem e a mudança de prática profissional do professor milena@ua.pt zeloureiro@ua.pt luisfcarreiro@clix.pt.

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1 ePortfolios e novas prátic@s
Os ePortfolios de aprendizagem e a mudança de prática profissional do professor

2 sumário o que é um eP de apr. princípios orientadores
mudança de práticas repercussões

3 o que é um eP de apr. 1º Encontro sobre e-Portefólio Auditório B1, Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar, Braga, O e-Portefólio, na Europa, surge como um instrumento de facilitação da mobilidade, da transparência e do reconhecimento das aprendizagens formais e informais realizadas ao longo da vida. O ePortfolio como objecto de aprendizagem favorece a mobilidade do cidadão uma vez q o acompanha ao longo de todo o seu percurso escolar e profissional. Favorece a cidadania europeia uma vez que o plano tecnológico prevê os mms objectivos que a Europa estipulou Em 2003, o consórcio europeu EifEL (European Institute for E-Learning, lançou a campanha "ePortfolio para todos", cujo principal objectivo é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-Portefólio.

4 o que é um eP de apr. Espaço integrador de todas as aprendizagens, fusão do espaço onde se aprende, descobre, pensa, reflecte, executa, experimenta, testa, pratica, onde se faz, onde se interage. “um instrumento de avaliação de carácter reflexivo, contínuo no tempo, pessoal e personalizável, valorizador da autonomia e do sentido de responsabilidade” Gomes, Mª João, “Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas”, VII Colóquio sobre Questões Curriculares realizado na Universidade do Minho em Fevereiro de 2006 Embora o objectivo da apresentação n~ seja definir ePortfolio de aprendizagem, importa referir e reforçar a sua importância, como objecto de aprendizagem continuo, reflexivo e tb interactivo. O professor envolvido neste processo é levado à adopção de atitudes diferentes porque lhe são exigidas competências diferentes.

5 o que é um eP de apr. • Recolher • Seleccionar • Reflectir • Projectar
E-portefólio é mais do que uma nova expressão do portefólio de formato tradicional para o formato digital “usa tecnologias electrónicas como base, permitindo que estudantes e professores recolham e organizem materiais de diversos tipos de suporte (áudio, vídeo, gráficos, texto); e usando links de hipertexto para organizar o material, relacionando evidências para atingir resultados, objectivos ou critérios” (Barrett, 2005, p. 5) O processo de realização de um Portefólio tradicional inclui: Mais-valias proporcionadas pelas e-tecnologias: • Recolher • Seleccionar • Reflectir • Projectar • … • Arquivar • Relacionar/ Pensar • Contar uma história • Colaborar • Publicar A filosofia do portfolio mantém-se mas há progressos relevantes que assentam no facto de, à reflexão, ponderação, reformulação se associarem tecnologias que promovem este processo mas o enriquecem por o tornarem mais visível, publico, dinâmico e interactivo. O professor e o aluno não são os únicos responsáveis pelas aprendizagens. A partir de agora tb os pares, os EEs, os outros professores, têm uma palavra a dizer, um comentário a fazer, um caminho a sugerir (s. 8) E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém

6 princípios orientadores
“O que é que transforma um conjunto de artefactos num portefólio? Eixos orientadores Reflexividade (para conhecer, actuar, mudar, melhorar, decidir, resolver); Implicação pessoal (envolvimento, empenhamento, sentimento de posse em relação ao trabalho); Continuidade (trabalho flexível e dinâmico, construído e reconstruído ao longo do tempo; Partilha (pares, consultores, colegas, outros)”. João Maria Grilo, em blogfolios Um blogue sobre portefólios na educação e sobre educação - essa tarefa impossível! - com ou sem portefólios... O ePortfolio desenvolve-se em torno de 4 eixos fundamentais: Reflectir Personalizar Progredir Compartilhar

7 princípios orientadores
O ePortfolio potencia a aprendizagem… desenvolve-se gradualmente no decorrer da disciplina sem se centrar em momentos específicos e públicos determinados. documenta e demonstra as áreas de interesse do autor, salientando-as. motiva actividades de pesquisa e de reflexão pessoal ou seja de metacognição. encara a aprendizagem não só como um “produto”, mas fundamentalmente como um “processo”. é e deve ser desenvolvido colaborativamente, fazendo-se constantemente apelo ao confronto com os outros e à partilha. objectivos e conteúdos da disciplina articulam-se com competências, desempenhos do aprendente. Gomes, Mª João, “Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas”, VII Colóquio sobre Questões Curriculares realizado na Universidade do Minho em Fevereiro de 2006 Este diapositivo reforça a actuação dos agentes envolvidos no processo tendo em conta os eixos orientadores vistos anteriormente

8 princípios orientadores
Aprendizagem assume significados possui características traduz-se em acções Processo Produto Progresso Consciência Construção Competência Contexto Confronto … … Situada Significativa Pesquisada Planeada Partilhada Proficiente Plural Reflexiva Referenciada Reconstruída Arquitectar Apresentar Avaliar Experimentar Explorar Expor Sem comentários. É um slide que pode ser consultado posteriormente.

9 mudança de práticas “Os portfolios podem influenciar positivamente as formas como se ensina, se aprende e se avalia. Podem dar origem a uma outra ideia de sala de aula: um local em que as aprendizagens se vão construindo em conjunto e individualmente ao ritmo de cada um, em que se reflecte e pensa, em que se valorizam as experiências, intuições e saberes de cada aluno, em que se acredita que as dificuldades podem ser superadas e em que, essencialmente, se aprende. Com mais ou menos esforço, mas sempre com gosto. Muitos professores têm debatido a utilização de portfolios nas suas aulas. Um deles comentou: «Mas será que poderemos trabalhar doutra maneira?»” Portfolios:para uma avaliação mais autêntica,mais participada e mais reflexiva In: .Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem./IIE Lisboa: IIE, 1994 As novas competências do professor, prendem-se com atitudes diferentes em relação à aprendizagem O aprendente não alguém em relação a quem (eu prof) pretendo saber o q sabe, o q não sabe, para no final lhe atribuir uma nota. Neste contexto aquilo que o aluno sabe é valorizado e pode até servir de motivação para lhe fazer ver que ele consegue, e assim orientá-lo nas aprendizagens que se lhe afiguram mais custosas e difíceis

10 mudança de práticas O portfolio constitui uma narrativa de cariz reflexivo, que dá voz à pessoa do aprendente, na medida da sua auto-implicação no processo e na complexa e múltipla interacção, que a relação entre aprender e ensinar pressupõem. De um modo sempre inacabado e intencional o aprendente vai dando conta não apenas dos conteúdos que medeiam essa interacção, como também dos significados e dos sentidos que ele mesmo atribui à informação com a qual interage. A aprendizagem pressupões realidades muito diferentes. É um processo continuado, a relação entre transmitir e adquirir conhecimentos, dantes tão diferenciadas e com papéis tão bem definidos, tende cada vez mais a democratizar-se e até a confundir-se. Aqui todos são continuadamente “ensinantes”. Todos são continuadamente aprendentes. A relação do aprendente com a escola do saber instituído e inquestionável, desmistifica-se por completo. Discutindo sobre portfólios nos processos de formação Entrevista com Idália Sá-Chaves Olhar de professor, 7(2): 09-17, 2004

11 mudança de práticas o formador toma conhecimento da evolução do aluno e dá, em tempo útil, informação apropriada, que reencaminha os processos de desenvolvimento de cada aluno. Este diálogo (co-operado) em que, são tornadas evidentes as zonas de não saber permite aos intervenientes (formador e formando) (re)desenhar e agilizar procedimentos que, caso a caso, possam colmatar as lacunas, corrigir erros, clarificar ambiguidades e reorientar percursos. Os feedbacks são dados atempadamente e”as zonas do não saber” como lhes chama Sá Chaves, sobressaem sem contudo assumirem o estigma da coisa negativa e do “não aprender” reprimido, e julgado negativamente pela escola tradicional. Discutindo sobre portfólios nos processos de formação Entrevista com Idália Sá-Chaves Olhar de professor, 7(2): 09-17, 2004

12 mudança de práticas No final do período de formação previsto observa-se, numa lógica de continuidade do processo de aprendizagem, a evidenciação de um saber reconfigurado, de uma perspectiva corrigida, aprofundada ou ampliada de um processo de desenvolvimento gradual, progressivo, intencional e suportado, quer do ponto de vista científico, quer na gestão da relação pessoal e afectiva. Este processo de supervisão e de regulação reflexivas pressupõe que os conteúdos científicos, através dos quais o desenvolvimento de competências se instaura, sejam actualizados, pertinentes e oportunos face aos novos desafios A atitude diferente do professor tem reflexos na aprendizagem. Nesta relação que assume caracteres múltiplos porque é tida com o professor mas também com os outros e com a própria aprendizagem, faz do aluno um interveniente activo no seu processo de E/A porque é capaz de atitudes decisórias e metacognitivas à cerca da sua aprendizagem. Nunca tanto como agora teve tanto significado falar do professor facilitador, aconselhador, tutor, medidor…. Discutindo sobre portfólios nos processos de formação Entrevista com Idália Sá-Chaves Olhar de professor, 7(2): 09-17, 2004

13 exemplos Exemplos Cinza - eportfolio de aluno
Branco eportfolio de professor Preto – eportfolio profissional

14 repercussões O ePortfolio tende a reforçar a aprendizagem centrada na cooperação crítica, na personalização de trajectos e na virtualização da relação com o conhecimento, segundo um “paradigma de navegação” Machado, Eusébio André* “O uso de e-Portefólios na formação profissional – um contributo reflexivo” *Escola Secundária de Tomaz Pelayo É isso mesmo Já não temos mais parlapié

15 repercussões “Um portfolio leva uma pessoa dentro”
“Numa entrevista recente, José Saramago diz que todos os livros deviam levar uma cinta com estas palavras: “atenção, este livro leva uma pessoa dentro”. Este aviso, pelo que implica de entrega e exposição do autor e pelo apelo que faz à cumplicidade do leitor, poderia ser facilmente transposto para o portefólio reflexivo. E então diríamos: “atenção, este portefólio leva um profissional/professor/aluno dentro”. E que o aviso fosse entendido como um convite à descoberta”. Metáfora feliz dos autores Há uma pessoa, inteira, completa, única dentro de cada ePortfolio construído tb com outros João Maria Grilo, em blogfolios Um blogue sobre portefólios na educação e sobre educação - essa tarefa impossível! - com ou sem portefólios...

16 ePortfolios e novas prátic@s


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