A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TEXTO INSTRUCIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TEXTO INSTRUCIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 O TEXTO INSTRUCIONAL

2 O texto instrucional destina-se a fornecer instruções, tendo por isso um caráter informativo e objetivo.

3 Este texto apresenta vários géneros, desde receitas gastronómicas, instruções de montagem ou uso de equipamentos, bulas de remédios, etc.

4 O texto instrucional serve para explicar quais os procedimentos a executar de forma a realizar determinada ação, ou a aplicar determinado produto.

5 A estrutura do texto instrucional deve ser simples e acessível, de modo a informar clara e sucintamente. A sua leitura deve proporcionar ao leitor uma série de instruções que lhe permitam concretizar corretamente uma ação, ainda que seja pela primeira vez.

6 Alguns textos instrucionais destinam-se a explicar procedimentos de segurança ou de uso em caso de emergência; daí que seja importante serem simples e claros.

7 Ao fornecer instruções, o texto instrucional caracteriza-se pelo recurso a formas verbais no Modo Infinitivo ou no Modo Imperativo, identificando claramente as ações, ou informando acerca destas em forma de conselho: “Apertar a cadeira de bebé ao cinto central do assento traseiro.” “Com uma chave de parafusos, junte as duas tábuas.”

8 A receita é um texto instrucional muito utilizado no nosso quotidiano.

9 A receita tem duas partes:
- Lista de ingredientes, com as respetivas quantidades. - Modo de preparação, com as sucessivas tarefas a cumprir, pela ordem determinada.

10 Como texto instrucional, a receita também se caracteriza pela simplicidade, a clareza e o uso de verbos no Modo Infinitivo ou Imperativo. Batido de manga com aveia Ingredientes: 100 ml leite 1 iogurte natural 1 manga 1 colher de sopa de aveia Preparação: Corte a manga em quatro pedaços. Junte o iogurte, o leite, a aveia e a manga, no copo misturador. Deixe misturar até estar bem líquido e sirva.

11 Saber ler e compreender um texto instrucional pode ajudar-nos no nosso dia a dia.
Podemos aprender a fazer tudo aquilo que ainda não experimentámos!


Carregar ppt "O TEXTO INSTRUCIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google