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O PDTI como ferramenta de Gestão da TI

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Apresentação em tema: "O PDTI como ferramenta de Gestão da TI"— Transcrição da apresentação:

1 O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
U F S M Apresentação VII Workshop de TI das IFES

2 Sobre o PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Planejamento da área de TI para órgãos públicos Com IN-04, virou pré-requisito para contratação Deve levar em consideração a EGTI

3 PDTI nas IFES

4 Equipe de TI nas IFES Gartner: Média Geral: 5,4%
 Setor Governo: 6,6%  Setor Educação: 4,8%

5 PDTI – Elaboração (janeiro a março)
PNE, PDI da UFSM e CT-INFRA EGTI – Estratégia Geral de TI (governo federal) Necessidades de Capacitação (relatório PRRH-2010) Pesquisa com gestores UFSM (22 Unidades/Subunidades) Demandas de TI já relatadas ao CPD Apontamentos da CGU PDTIs de outras Instituições

6 PDTI - Aprovação Março/12 (validação c/ dirigentes):
enviado aos dirigentes para avaliação e sugestões Abr/12 (aprovação no conselho) enviado com antecedência aos conselheiros p/ revisão aprovado sem ressalvas Mai/12 (publicação e formação do comitê) publicado e distribuído às unidades e subunidades designação do Comitê Estratégico de TI

7 Exemplo PDTI – UFLA 239 páginas
76 necessidades (ações, metas, recursos e riscos para cada uma)

8 Exemplo PDTI – UNB 58 páginas
13 necessidades (somente com ações e metas)

9 EGTI (governo federal)
42 páginas ( páginas) 18 metas (com indicadores e plano de ação separado)

10 PDTI da UFSM Estrutura semelhante à EGTI

11 Fontes de Informação p/ PDTI(1)
Item Descrição 1. Projetos identificados no PDI da UFSM 611 ações previstas, das quais 82 relacionadas à TI 2. Pesquisa com Gestores (Pró-Reitorias e Centros) 22 Unidades Pesquisadas: i) Visão dos gestores sobre a TI da UFSM ii) Principais necessidades de TI 3. Necessidades de capacitação Relatório da área de RH sobre capacitação: TI é a área com mais demanda de treinamento. 4. Demandas de Sistemas de Informação ao CPD Controle mantido desde Inclui projetos que não estavam previstos no PDI

12 Fontes de Informação p/ PDTI(2)
Item 5. Projetos aprovados no CT-INFRA 6. EGTI 7. Recomendações da CGU 8. COBIT 9. Sugestões da Comunidade

13 PDTI – Origem das Metas

14 PDTI – Objetivo 1

15 PDTI – Objetivo 2

16 PDTI – Objetivo 3

17 PDTI – Objetivo 4

18 PDTI – Objetivo 5

19 PDTI – Objetivo 6

20 PDTI da UFSM x Modelo do SISP(1)
Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM

21 PDTI da UFSM x Modelo do SISP(2)
Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM

22 PDTI da UFSM x Modelo do SISP(3)
Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM

23 PDTI da UFSM x Modelo do SISP(4)
Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM

24 Acompanhamento do PDTI

25 PDTI – Acompanhamento da execução (Sistema de Planejamento)

26 PDTI – Acompanhamento da execução (e-mail para Comitê Gestor de TI)

27 PDTI – Acompanhamento da execução (Página do PDTI - 1)

28 PDTI – Acompanhamento da execução (Página do PDTI - 2)

29 PDTI – Resultados da execução (12 meses)(1/3)
Visão da Execução das Metas

30 PDTI – Resultados da execução (12 meses)(2/3)
Visão do Envolvimento do Comitê nas Metas

31 PDTI – Resultados da execução (12 meses)(3/3)
Visão do Cumprimento das Metas nas Metas

32 PDTI – Caso Wireless(1)

33 PDTI – Caso Wireless(2) Reunião com o Comitê Gestor
Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Meta 2012: 2 prédios Meta 2013: 4 prédios Reunião com o Comitê Gestor

34 PDTI – Caso Wireless(3) Reunião com o Comitê Gestor
Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Meta 2012: 2 prédios Meta 2013: 4 prédios Reunião com o Comitê Gestor

35 PDTI – Caso Wireless(4) Reunião com o Comitê Gestor Comitê: R$500 mil
Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Comitê: R$500 mil todo o campus Reunião com o Comitê Gestor

36 PDTI – Caso Wireless(5) Reunião com Comitê Gestor + Administração
Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Comitê: R$500 mil todo o campus Administração: R$700 mil todos os campi Reunião com Comitê Gestor + Administração

37 Conclusões PDTIs muito diferentes
Envolvimento de outras áreas na elaboração do PDTI PDTI: boa ferramenta para: Definir e executar uma estratégia de TI Aproximar a alta administração da área de TI Comitê Gestor de TI é fundamental na aproximação da alta administração com a TI A estrutura em metas está se mostrando possível de ser executada e monitorada

38 O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
U F S M Apresentação VII Workshop de TI das IFES


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