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O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
U F S M Apresentação VII Workshop de TI das IFES
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Sobre o PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Planejamento da área de TI para órgãos públicos Com IN-04, virou pré-requisito para contratação Deve levar em consideração a EGTI
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PDTI nas IFES
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Equipe de TI nas IFES Gartner: Média Geral: 5,4%
Setor Governo: 6,6% Setor Educação: 4,8%
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PDTI – Elaboração (janeiro a março)
PNE, PDI da UFSM e CT-INFRA EGTI – Estratégia Geral de TI (governo federal) Necessidades de Capacitação (relatório PRRH-2010) Pesquisa com gestores UFSM (22 Unidades/Subunidades) Demandas de TI já relatadas ao CPD Apontamentos da CGU PDTIs de outras Instituições
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PDTI - Aprovação Março/12 (validação c/ dirigentes):
enviado aos dirigentes para avaliação e sugestões Abr/12 (aprovação no conselho) enviado com antecedência aos conselheiros p/ revisão aprovado sem ressalvas Mai/12 (publicação e formação do comitê) publicado e distribuído às unidades e subunidades designação do Comitê Estratégico de TI
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Exemplo PDTI – UFLA 239 páginas
76 necessidades (ações, metas, recursos e riscos para cada uma)
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Exemplo PDTI – UNB 58 páginas
13 necessidades (somente com ações e metas)
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EGTI (governo federal)
42 páginas ( páginas) 18 metas (com indicadores e plano de ação separado)
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PDTI da UFSM Estrutura semelhante à EGTI
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Fontes de Informação p/ PDTI(1)
Item Descrição 1. Projetos identificados no PDI da UFSM 611 ações previstas, das quais 82 relacionadas à TI 2. Pesquisa com Gestores (Pró-Reitorias e Centros) 22 Unidades Pesquisadas: i) Visão dos gestores sobre a TI da UFSM ii) Principais necessidades de TI 3. Necessidades de capacitação Relatório da área de RH sobre capacitação: TI é a área com mais demanda de treinamento. 4. Demandas de Sistemas de Informação ao CPD Controle mantido desde Inclui projetos que não estavam previstos no PDI
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Fontes de Informação p/ PDTI(2)
Item 5. Projetos aprovados no CT-INFRA 6. EGTI 7. Recomendações da CGU 8. COBIT 9. Sugestões da Comunidade
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PDTI – Origem das Metas
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PDTI – Objetivo 1
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PDTI – Objetivo 2
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PDTI – Objetivo 3
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PDTI – Objetivo 4
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PDTI – Objetivo 5
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PDTI – Objetivo 6
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PDTI da UFSM x Modelo do SISP(1)
Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM
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PDTI da UFSM x Modelo do SISP(2)
Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM
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PDTI da UFSM x Modelo do SISP(3)
Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM
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PDTI da UFSM x Modelo do SISP(4)
Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM
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Acompanhamento do PDTI
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PDTI – Acompanhamento da execução (Sistema de Planejamento)
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PDTI – Acompanhamento da execução (e-mail para Comitê Gestor de TI)
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PDTI – Acompanhamento da execução (Página do PDTI - 1)
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PDTI – Acompanhamento da execução (Página do PDTI - 2)
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PDTI – Resultados da execução (12 meses)(1/3)
Visão da Execução das Metas
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PDTI – Resultados da execução (12 meses)(2/3)
Visão do Envolvimento do Comitê nas Metas
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PDTI – Resultados da execução (12 meses)(3/3)
Visão do Cumprimento das Metas nas Metas
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PDTI – Caso Wireless(1)
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PDTI – Caso Wireless(2) Reunião com o Comitê Gestor
Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Meta 2012: 2 prédios Meta 2013: 4 prédios Reunião com o Comitê Gestor
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PDTI – Caso Wireless(3) Reunião com o Comitê Gestor
Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Meta 2012: 2 prédios Meta 2013: 4 prédios Reunião com o Comitê Gestor
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PDTI – Caso Wireless(4) Reunião com o Comitê Gestor Comitê: R$500 mil
Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Comitê: R$500 mil todo o campus Reunião com o Comitê Gestor
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PDTI – Caso Wireless(5) Reunião com Comitê Gestor + Administração
Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Comitê: R$500 mil todo o campus Administração: R$700 mil todos os campi Reunião com Comitê Gestor + Administração
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Conclusões PDTIs muito diferentes
Envolvimento de outras áreas na elaboração do PDTI PDTI: boa ferramenta para: Definir e executar uma estratégia de TI Aproximar a alta administração da área de TI Comitê Gestor de TI é fundamental na aproximação da alta administração com a TI A estrutura em metas está se mostrando possível de ser executada e monitorada
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