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Financiamento e Gasto do SUS na região metropolitana de

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Apresentação em tema: "Financiamento e Gasto do SUS na região metropolitana de"— Transcrição da apresentação:

1 Financiamento e Gasto do SUS na região metropolitana de
São Paulo Observa Saúde SP Áquilas Mendes Doutor em Economia pela Unicamp; professor de Economia da PUC-SP, da FSP/USP e da FAAP/SP; presidente da Associação de Economia da Saúde (Abres).

2 POTENCIALIDADES 1 - Possibilidade de estudo e acompanhamento: Parte-se do reconhecimento da importância do SIOPS como instrumento de gestão, de suporte para a tomada de decisão, que incorpora metodologias de monitoramento e avaliação do SUS.

3 POTENCIALIDADES 2 - Permite o acompanhamento da Capacidade de Gasto dos municípios Estudos desenvolvidos e em desenvolvimento: Financiamento da saúde: análise dos gastos estaduais e municipais do Estado de São Paulo (MENDES, et al., 1999);

4 Estudo dos municípios paulistas. enquadrados em gestão semiplena e
Estudo dos municípios paulistas enquadrados em gestão semiplena e plena do sistema (MENDES, 2005); Apuração do Gasto SUS Regionalizado no Estado de São Paulo (MENDES, et al., 2008); Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (Portal Observa Saúde. SP – Eixo Financiamento e Gasto) – em desenvolvimento.

5 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS
Objetivo: evidenciar o padrão de financiamento e gasto do SUS realizado pelos municípios, por meio de uma verificação do comportamento das...

6 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS
finanças municipais, em geral, e da identificação de um padrão de gasto em saúde e das transferências federais do SUS.

7 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS
Desenvolvimento: (Uso dos indicadores SIOPS – 2002 a 2008) – valores corrigidos pelo IGP-DI/DI.

8 RECEITA Capacidade da Receita disponível; Comportamento das Transferências SUS do governo federal;

9 GASTO Dimensão do Gasto do SUS realizado pelos municípios: a magnitude do gasto total, por fonte de recursos e com recursos municipais; a direção do gasto em saúde (finalidade).

10 Proposta Metodológica:
1 – Capacidade da Receita Disponível: Estabelecer um diagnóstico da capacidade da receita disponível, incluindo a arrecadação tributária e as transferências constitucionais para os municípios,

11 Proposta Metodológica:
de forma a contribuir para o esclarecimento sobre o reforço das finanças próprias municipais e os graus de autonomia e disponibilidade de recursos desses municípios para assegurarem sustentação ao gasto do SUS.

12 1 - Capacidade da Receita Disponível Fonte: SIOPS
O volume de receita disponível municipal pode afetar o padrão de gasto com saúde. É possível que haja uma relação positiva entre gasto com...

13 1 - Capacidade da Receita Disponível Fonte: SIOPS
saúde e receita disponível. Isto é, quanto maior for a receita disponível, maior será o gasto per capita com este setor.

14 Conceito: refere-se à receita de impostos, compreendidas as transferências constitucionais. Indica a disponibilidade de recursos que o gestor municipal dispõe para realizar políticas públicas.

15 Desenvolvimento do trabalho: (uso dos indicadores SIOPS)
Receita Impostos e Transf. Constitucionais e Legais; Receita de Impostos; Receita FPM; Receita ICMS.

16 Desenvolvimento do trabalho: (uso dos indicadores SIOPS)
1.1. Evolução da Receita Disponível (RD) (Receita Impostos e Transf. Constitucionais e Legais – total e per capita);

17 1. 2. Evolução do Grau de. Dependência da Receita
1.2.Evolução do Grau de Dependência da Receita Disponível em relação às Transferências e aos Recursos Próprios – permite identificar grau de autonomia financeira: % do ICMS/ RD % do FPM/ RD % dos Impostos/ RD

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24 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS
2 – Comportamento das Transferências SUS do governo federal; Ainda que as transferências federais do SUS não façam parte do cálculo da receita disponível,

25 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS
elas representam uma destacada fonte de recursos à disposição dos municípios, destinadas ao gasto com saúde.

26 1 – Comportamento das Transferências SUS Fonte: SIOPS
Trata-se de uma fonte de receita fundamental para a execução da política de saúde local, constituindo, portanto, uma dimensão importante das receitas do município.

27 Desenvolvimento do trabalho: (uso dos indicadores SIOPS)
Transferências SUS por habitante; % Transferências SUS / Total Transferências Municípios; % Transferências União para SUS/ Transferências SUS – saúde/munic.

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32 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS
3 – Dimensão do Gasto do SUS realizado pelos Municípios: 3.1. Magnitude do gasto total, por fonte de recursos, em geral, e por recursos municipais, com destaque ao comportamento do indicador previsto na EC 29;

33 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS
3.2. Direção do Gasto em Saúde, identificando a destinação em termos de despesas.

34 3 – Dimensão do Gasto do SUS Fonte: SIOPS
Magnitude do Gasto 1.1. Evolução do Gasto Total per capita do SUS realizado pelo município; Despesa Total com saúde por habitante.

35 1. 2. Evolução do Gasto per capita do. SUS realizado com Recursos
1.2. Evolução do Gasto per capita do SUS realizado com Recursos Municipais; Despesa com Recursos Próprios por habitante. Magnitude do Gasto 1.3. Evolução do Indicador EC 29: % de Rec. Própr. Aplic. em Saúde (EC 29).

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43 3 – Dimensão do Gasto do SUS Fonte: SIOPS
Direção do Gasto 1.4. Comportamento do Gasto do SUS realizado segundo despesas correntes e de investimentos.

44 3 – Dimensão do Gasto do SUS Fonte: SIOPS
% Desp. Pessoal / Desp. Total; % Desp. Serv. Terc. Juríd. / Desp. Total; % Desp. Investimento / Desp. Total.

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48 Análise Sintética

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51 OBRIGADO! Prof. Dr. Áquilas Mendes


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