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Prof.Dr.Áquilas Mendes Áquilas Mendes Doutor em Economia pela Unicamp; professor de Economia da PUC-SP, da FSP/USP e da FAAP/SP; presidente da Associação.

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1 Prof.Dr.Áquilas Mendes Áquilas Mendes Doutor em Economia pela Unicamp; professor de Economia da PUC-SP, da FSP/USP e da FAAP/SP; presidente da Associação de Economia da Saúde (Abres); CICLO DE DIÁLOGOS 1º Semestre – 2010 Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo Financiamento e Gasto do SUS na região metropolitana de São Paulo Observa Saúde SP

2 Prof.Dr.Áquilas Mendes POTENCIALIDADES 1 - Possibilidade de estudo e acompanhamento: Parte-se do reconhecimento da importância do SIOPS como instrumento de gestão, de suporte para a tomada de decisão, que incorpora metodologias de monitoramento e avaliação do SUS.

3 Prof.Dr.Áquilas Mendes POTENCIALIDADES 2 – Permite o acompanhamento da Capacidade de Gasto dos municípios Estudos desenvolvidos e em desenvolvimento: Financiamento da saúde: análise dos gastos estaduais e municipais do Estado de São Paulo (MENDES, et al., 1999); Estudo dos municípios paulistas enquadrados em gestão semiplena e plena do sistema (MENDES, 2005); Apuração do Gasto SUS Regionalizado no Estado de São Paulo (MENDES, et al.,2008). Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (Portal Observa Saúde. SP – Eixo Financiamento e Gasto) – em desenvolvimento

4 Prof.Dr.Áquilas Mendes Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS Objetivo: evidenciar o padrão de financiamento e gasto do SUS realizado pelos municípios, por meio de uma verificação do comportamento das finanças municipais, em geral, e da identificação de um padrão de gasto em saúde e das transferências federais do SUS.

5 Prof.Dr.Áquilas Mendes Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS Desenvolvimento: (Uso dos indicadores SIOPS – 2002 a 2008) – valores corrigidos pelo IGP-DI/DI RECEITA 1)Capacidade da Receita Disponível; 2)Comportamento das Transferências SUS do governo federal; GASTO 3) Dimensão do Gasto do SUS realizado pelos municípios: a magnitude do gasto total, por fonte de recursos e com recursos municipais; a direção do gasto em saúde (finalidade).

6 Prof.Dr.Áquilas Mendes Proposta Metodológica: Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS 1 – Capacidade da Receita Disponível: Estabelecer um diagnóstico da capacidade da receita disponível, incluindo a arrecadação tributária e as transferências constitucionais para os municípios, de forma a contribuir ao esclarecimento sobre o reforço das finanças próprias municipais e os graus de autonomia e disponibilidade de recursos desses municípios para assegurarem sustentação ao gasto do SUS.

7 Prof.Dr.Áquilas Mendes 1 - Capacidade da Receita Disponível Fonte: SIOPS O volume de receita disponível municipal pode afetar o padrão de gasto com saúde. É possível que haja uma relação positiva entre gasto com saúde e receita disponível. Isto é, quanto maior for a receita disponível, maior será o gasto per capita com este setor. Conceito: refere-se a receita de impostos, compreendidas as transferências constitucionais. Indica a disponibilidade de recursos que o gestor municipal dispõe para realizar políticas públicas. Desenvolvimento do trabalho: (uso dos indicadores SIOPS) 1)Receita Impostos e Transf.Constitucionais e Legais; 2)Receita de Impostos 3)Receita FPM; 4)Receita ICMS

8 Prof.Dr.Áquilas Mendes 1 - Capacidade da Receita Disponível Fonte: SIOPS Desenvolvimento do trabalho: (uso dos indicadores SIOPS) 1.1. Evolução da Receita Disponível (RD) (Receita Impostos e Transf.Constitucionais e Legais - total e per capita); 1.2.Evolução do Grau de Dependência da Receita Disponível em relação às Transferências e aos Recursos Próprios – permite identificar grau de autonomia financeira: % do ICMS/ RD % do FPM/ RD % dos Impostos/ RD

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15 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS 2 – Comportamento das Transferências SUS do governo federal Ainda que as transferências federais do SUS não façam parte do cálculo da receita disponível, elas representam uma destacada fonte de recursos à disposição dos municípios, destinadas ao gasto com saúde.

16 Prof.Dr.Áquilas Mendes 1 – Comportamento das Transferências SUS Fonte: SIOPS Trata-se de uma fonte de receita fundamental para a execução da política de saúde local, constituindo, portanto, uma dimensão importante das receitas do município. Desenvolvimento do trabalho: (uso dos indicadores SIOPS) 1)Transferências SUS por habit. 2)% Transferências SUS / Total Transferências Municípios; 3)% Transferências União para SUS/ Transferências SUS – saúde/munic.;

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21 Capacidade de Gasto dos Municípios no SUS Fonte: SIOPS 3 – Dimensão do Gasto do SUS realizado pelos Municípios: 3.1 Magnitude do gasto total, por fonte de recursos, em geral, e por recursos municipais, com destaque ao comportamento do indicador previsto na EC 29; 3.2 Direção do Gasto em Saúde, identificando a destinação em termos de despesas

22 Prof.Dr.Áquilas Mendes 3 – Dimensão do Gasto do SUS Fonte: SIOPS Magnitude do Gasto 1.1. Evolução do Gasto Total per capita do SUS realizado pelo município Despesa Total com saúde por habitante 1.2. Evolução do Gasto per capita do SUS realizado com Recursos Municipais Despesa com Recursos Próprios por habitante

23 Prof.Dr.Áquilas Mendes 3 – Dimensão do Gasto do SUS Fonte: SIOPS – Magnitude do Gasto 1.3.Evolução do Indicador EC 29: % de Rec. Própr. Aplic em Saúde (EC 29);

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31 3 – Dimensão do Gasto do SUS Fonte: SIOPS – Direção do Gasto 1.4. Comportamento do Gasto do SUS realizado, segundo despesas correntes e de investimentos % Desp Pessoal / Desp Total; % Desp Serv. Terc. Jurid. / Desp Total; % Desp Investimento / Desp Total;

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