A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização"— Transcrição da apresentação:

1 O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização
11 ENCOMEX João Pessoa O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização Márcio Augusto Scherma 17/11/2009 1

2 Evolução do Comércio Internacional
22 Evolução do Comércio Internacional De 1948 até 2008 as exportações mundiais cresceram mais de 28mil por cento De 1948 até 2008 as exportações mundiais cresceram mais de 28mil por cento US$ bilhões Dados: UNCTAD / International Trade Centre 2

3 Maiores exportadores Mundiais - 2008
33 Maiores exportadores Mundiais # Países US$ Bilhões 1 Alemanha 1.498 2 China 1.435 3 EUA 1.277 4 Japão 746 5 França 602 6 Itália 547 7 Holanda 532 8 Rússia 472 9 Reino Unido 466 10 Canadá 459 23 Brasil 198 Dados: The World Factbook 3

4 Maiores Importadores Mundiais - 2008
44 Maiores Importadores Mundiais # Países U$ bilhões 1 EUA 2.117 2 Alemanha 1.232 3 China 1.074 4 Japão 708 5 França 692 6 Reino Unido 639 7 Itália 547 8 Holanda 475 9 Coréia do Sul 427 10 Espanha 415 26 Brasil 173 Dados: The World Factbook e ITC 4

5 Brasil: participação nas exportações e importações mundiais
55 Brasil: participação nas exportações e importações mundiais Dados: MDIC 5

6 Maiores exportações mundiais (por produto)
66 Maiores exportações mundiais (por produto) Descrição SH 6 2007 2008 Part% Part. % Acum. Var% ÓLEOS BRUTOS DE PETRÓLEO 1.043,95 1.364,22 8,8 30,7 OUTRAS COMMODITIES 493,52 548,26 3,5 12,3 11,1 ÓLEOS REFINADOS DE PETRÓLEO 321,82 497,56 3,2 15,5 54,6 MEDICAMENTOS 222,14 244,73 1,6 17,0 10,2 AUTOMÓVEIS > 1500 CC ATÉ 3000 CC 219,51 220,69 1,4 18,5 0,5 COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO 217,27 203,40 1,3 19,8 -6,4 GÁS NATURAL 128,48 176,50 1,1 20,9 37,4 PARTES E ACESSÓRIOS DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 141,31 143,61 0,9 21,8 AUTOMÓVEIS > 3000 CC 137,29 132,92 22,7 -3,2 AUTOMÓVEIS MOVIDOS À DIESIL 1500 cc to 2500 cc 126,68 124,93 0,8 23,5 -1,4 OUTROS 10.771,81 11.917,23 76,5  100 10,6 TOTAL (TODOS OS PRODUTOS) 13.824,16 15.579,94 100  - 12,7 Dados: UNCTAD / International Trade Centre 6

7 Características do Comércio Internacional
77 Características do Comércio Internacional 7

8 Transformações do Comércio Internacional
88 Transformações do Comércio Internacional 8

9 Globalização e Comércio Internacional
99 Globalização e Comércio Internacional Globalização Novas tecnologias de informação e comunicação Supressão do espaço e do tempo Fenômeno iniciado na esfera econômica Aumento intenso nos fluxos comerciais e financeiros Interdependência 9

10 Globalização e Comércio Internacional
Globalização e Comércio Internacional Globalização Interdependência; Competitividade global; Estratégias para diminuição de custos; Inovação – tecnologia e automação; Baixa regulação e problemas morais no comércio internacional. 10

11 o Comércio Internacional
O Acesso à Informação e o Comércio Internacional 11

12 o Comércio Internacional
O Acesso à Informação e o Comércio Internacional 12

13 o Comércio Internacional
O Acesso à Informação e o Comércio Internacional 13

14 O Consumidor Consciente
O Consumidor Consciente - Valoriza e divulga empresas que procuram ser socialmente responsáveis. - Se preocupa com o impacto da produção e do consumo sobre o meio ambiente. - Busca a melhor relação entre preço, qualidade e atitude social em produtos e serviços oferecidos no mercado. - Atua de forma construtiva junto às empresas para que elas aprimorem seus processos e suas relações com a sociedade. - Mobiliza outros consumidores para a prática do consumo consciente. - Demanda por produtos de qualidade e que respeitem as relações de trabalho e a natureza 14

15 O NOVO Consumidor 15

16 O Comércio Justo (Fair Trade)
O Comércio Justo (Fair Trade) Conceito: O Comércio Justo é uma abordagem alternativa ao comércio convencional e é baseada numa parceria entre produtores e consumidores. O Comércio Justo oferece aos produtores melhores negócios e melhores condições de venda. Iddo lhes dá a oportunidade de melhorar suas vidas e planejar seu futuro. O Comércio Justo dá aos consumidores uma oportunidade poderosa de reduzir a pobreza pelas suas compras diárias (FLO) Comércio Justo é uma parceria comercial baseada em diálogo, transparência e respeito, que procura maior equidade no comércio internacional. Contribui para o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições de venda e assegurando os direitos de produtores e trabalhadores tradicionalmente marginalidados – especialmente do sul. (WFTO) 16

17 Princípios do Fair Trade
Princípios do Fair Trade Preocupação e o respeito pelas pessoas e pelo ambiente, colocando as pessoas acima do comerciante; A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo (um preço que cubra os custos de um rendimento aceitável, da proteção ambiental e de segurança econômica); Abertura e transparência quanto à estrutura das organizações e todos os aspectos da sua atividade, e informação mútua, entre todos os intervenientes na cadeia comercial, sobre os seus produtos e métodos de comercialização; 17

18 Princípios do Fair Trade (cont.)
Princípios do Fair Trade (cont.) Envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que os afetam; A proteção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, das crianças e dos povos indígenas; A promoção da sustentabilidade através do estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo; A educação e a participação em campanhas de sensibilização; A produção tão completa quanto possível dos produtos comercializados no país de origem. 18

19 O Surgimento do Fair Trade
O Surgimento do Fair Trade 19

20 Do conceito para o Mercado
Do conceito para o Mercado 20

21 Países Consumidores e Países Produtores
Comércio Justo: Países Consumidores e Países Produtores 21

22 Comércio Justo: Evolução da Produção
Comércio Justo: Evolução da Produção Dados: FairTrade Labelling Organization (FLO) 22

23 Número de Licenças no mundo
Comércio Justo: Número de Licenças no mundo 2005 2006 2008 1.164 1.509 1.954 Dados: FairTrade Labelling Organization (FLO) 23

24 Valor do varejo (em bilhões de Euros)
Comércio Justo: Valor do varejo (em bilhões de Euros) 2005 2006 Var. % 1.132,4 1.609,0 42% Dados: FairTrade Labelling Organization (FLO) 24

25 Comércio Justo: Produtos
Comércio Justo: Produtos 25

26 Comércio Justo: Produtos
Comércio Justo: Produtos 26

27 Comércio Justo: Lojas 27

28 Comércio Justo: principais mercados e produtos
Produtos mais vendidos em 2008: Flores e plantas; Banana; Açúcar; Café Maiores Compradores (em euros): Reino Unido – 880 milhões EUA – 757 milhões França – 255 milhões Alemanha – 212 milhões Dados: FLO

29 Crescimento do mercado
Comércio Justo: Crescimento do mercado 29

30 Comércio Justo: Benefícios
Comércio Justo: Benefícios 30

31 Comércio Justo: Perspectivas
Comércio Justo: Perspectivas Crescimento do volume produzido e comercializado; Inclusão de novos produtos no portfolio do Comércio Justo; Aumento do Comércio Justo Sul-Sul (criação de novos sistemas nacionais adequados às realidades locais); Questionamento sobre protocolo (certificação) único 31

32 Comércio Justo: Instituições de apoio e
Comércio Justo: Instituições de apoio e Links importantes FairTrade Labelling Organization (FLO): World Fair Trade Organization (WFTO): European Fair Trade Association (EFTA): FACES do Brasil: SEBRAE: 32

33 Muito obrigado! 33333333 Márcio Augusto Scherma
33


Carregar ppt "O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google