A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DO CADERNO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DO CADERNO"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DO CADERNO
LEM - INGLÊS

2 TEMA – The entertainment Section: Newspaper – Part II
Continuidade ao trabalho realizado no 2º volume. Atividades organizadas em torno de textos encontrados em jornais. Trabalhando com alguns gêneros do caderno de entretenimento – horóscopos, cruzadinhas e informes de lazer e cultura. Foco principal na formação de competência de leitura e de escrita. Estudo de estruturas gramaticais e de vocabulário. Leitor crítico – conhecimento de mundo / conhecimento de língua

3 Metologia e avaliação Língua como instrumento de interação social.
Aprender uma língua é aprender com o outro. Perspectiva interacionista- aproximação do aluno com o objeto do estudo – alunos corresponsáveis pela aprendizagem de seus pares. Avaliação processual – observação do desempenho Avaliação do ensino do conteúdo previsto para o volume – produção escrita Prova individual.

4 Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem
1. Os alunos precisam por em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar; 2. Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõe produzir; 3. A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível; 4. O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

5 Situação de aprendizagem 1 Entertainment - Horoscopes
Tempo previsto: 3 aulas Conteúdos e temas: gênero – horóscopos; futuro (will / won’t) Competências e habilidades: identificar o gênero, suas características e seu portador, deduzir uma regra gramatical com base na análise de exemplos e aplicá-la em situações de uso. Estratégia de ensino: trabalho em grupo; trabalho individual; apresentação pelo professor de forma dialogada com os alunos. Recursos: jornais e revistas que tenham uma seção de horóscopo ou laboratório de informática com acesso à Internet (se disponível); dicionários bilíngues (opcional) Avaliação: processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

6 Sensibilização (warm up) objetivo: introduzir o tema do volume Tempo previsto: 10 minutos
Conversa com os alunos sobre opções de lazer, eventos culturais e de entretenimento; Refletir sobre as diferenças entre as opções daqueles que moram em cidades de tamanhos diferentes; motivá-los através dessa discussão com perguntas em inglês, tais como: Do you think there are substantial differences in terms of entertainment options for people who live in small towns and big cities? How do you and your friends choose what to do in your free time? Do local newspapers have an entertainment section?

7 Atividade 1 Objetivos: identificar o gênero de um texto, bem como seu portador, pela compreensão geral; identificar leitores-alvos de um determinado texto. Tempo previsto: 10 minutos

8 Respostas a) Trata-se de horóscopos, geralmente encontrados em revistas ou jornais. No caso dos jornais, não é comum que contenham descrições do perfil dos signos, mas as previsões estão, em geral, no caderno de entretenimentos. b) Os leitores em potencial desses textos são pessoas que acreditam em previsões ou, ao menos, têm curiosidade pelo tema.

9 Atividade 2 Objetivo: identificar algumas características do gênero horóscopo. Tempo previsto: 20 minutos (sem a atividade opcional)

10 Respostas a) B / D b) A / C c) B / D d) A / C e) B / D f) A / C

11 Atividade opcional intuitive (intuitivo)
responsive (prestativo, receptivo) aware (consciente, atento) family-oriented (voltado para a familia) shy (tímido) understanding (compreensivo) conservative (conservador) sensitive (sensível) moody (temperamental, mal-humorado) touchy (irritadiço) self-disciplined (autodisciplinado) Ex. My cousin Beto is very imaginative.

12 Atividade 3 Objetivo: deduzir o uso da estrutura will / won’t
+ verb para indicar futuro. Tempo previsto: 15 minutos (sem a atividade opcional)

13 Respostas will (‘ll) have / will (‘ll) be / will (‘ll) need
won’t achieve / won’t represent / won’t come will (‘ll) give / won’t help To make predictions for the future in the affirmative form we use will + the verb. To make predictions for the future in the negative form we use won’t + the verb.

14 Opcional Diferença básica entre as duas principais estruturas de futuro em inglês: To be + going to + verb – (para falar de ações planejadas ou certas) O Jorge combinou de estudar com Sandra no sábado. Ele nos conta: “I am going to study with Sandra this Saturday”. Will + verb – (para falar sobre possibilidades ou ou previsões) A Paula está pensando em ir ao shopping com a Carla, mas nem sequer falou com ela sobre isso. Ela nos diz: “ Maybe I will go to the mall with Carla”.

15 Atividade 4 Objetivo: utilizar a estrutura de futuro will / won’t + verb para fazer previsões Tempo previsto: 20 minutos Dica: Esta atividade pode ser pedida como tarefa de casa.

16 Atividade 5 Objetivo: Produzir previsões para diferentes signos do zodíaco. Tempo previsto: 1 aula Dica: para esta atividade, você vai precisar de alguns exemplares de jornais e revistas (em português) que tenham seção de horóscopo.


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO SOBRE OS CONTEÚDOS DO CADERNO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google