A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS"— Transcrição da apresentação:

1 ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS
ZEE-MS ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS PARA UM FUTURO POSSÍVEL

2 Nossa herança, nossa responsabilidade.

3 Um Grande Cruzamento: A hidrovia continental e os corredores bioceânicos

4 Mato Grosso do Sul: Nosso Lugar

5 HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DO MS
I – SEC XVI – CATEQUIZACAO DOS INDIOS PELOS JESUITAS I I – SEC XVI – ROTAS MONÇOEIRAS I I I – PLANICIE PANTANEIRA DOMINADA PELAS TRIBOS KADIWEU E PAIAGUAS I V – CICLO DA ERVA MATE V – RUSGA NO MT – CHEGADA DE FAMILIAS TRADICIONAIS VI – APOGEU DO PORTO DE CORUMBÁ VII – FORTIFICACOES PORTUGUESAS 1775 VIII – IMIGRACAO GAUCHA – GUERRA FEDERALISTA 1895 IX – INAUGURACAO DA NOB X – CHEGADA PRODUTORES PAULISTAS

6 O Mato Grosso do Sul Espontâneo

7 Será um importante exportador de biocombustíveis.
CENÁRIO ECONÔMICO INTERNACIONAL O Brasil é o único país capaz de atender a demanda mundial futura por alimentos. Será um importante exportador de biocombustíveis.

8 O Mato Grosso do Sul Competitivo

9

10

11 Componentes do ZEE-MS planejamento estratégico
Dez Zonas Cinco Arcos de Expansão Cinco Eixos de Desenvolvimento Quatro Potenciais Corredores de Biodiversidade Oito Polos de Ligação

12 Dez Zonas

13 Cinco Arcos de Expansão

14 Cinco Eixos de Desenvolvimento

15 11 METAS: Reorientação do desenvolvimento do Estado em bases sustentáveis, com ampliada integração ao mercado internacional, inclusão das comunidades nos processos econômicos e conservação ambiental. Fornecimento de subsídios para a implementação e monitoramento de políticas públicas sociais, de responsabilidade do governo estadual. Reequilíbrio estrutural da ocupação do território do Estado, promovendo a acessibilidade às suas localidades, a distribuição adequada da infra-estrutura básica e a integração intermodal de transporte do Estado.

16 Criação de marcos regulatórios gerais, referentes ao uso e ocupação do território do Estado, propiciando condições para o crescimento sustentável da economia, considerando as condições sociais das comunidades e as peculiaridades e os valores culturais locais e regionais. Orientação de investimentos estruturadores do Estado e do setor privado, em modais de transporte e logística e desenvolvimento urbano visando criar condições para diversificação da economia, em escala estadual, regionais e locais. Atração de investimentos privados, nacionais e internacionais, que estimulem a diversificação e verticalização da economia estadual, com ênfase no agro-negócio e agregação de valores às cadeias produtivas e na implantação de empreendimentos baseados em mecanismos de desenvolvimento limpo.

17 Inserção do Estado, nos mercados nacionais e internacionais diferenciados, mediante estímulo aos processos de certificação social, ambiental e empresarial e de adoção de sistemas de produção orgânica, mecanismos de desenvolvimento limpo e assemelhados. Preservação do patrimônio cultural, histórico, artístico e arqueológico, mediante proteção de bens e valores representativos. Melhoria da qualidade de vida das comunidades, com priorização daquelas apontadas pelo Índice de Responsabilidade Social, como as de maior vulnerabilidade social.

18 Valorização e inserção das iniciativas produtivas locais, tais como APL e DRS nas cadeias produtivas gerais do estado visando apoiar a criação de dinâmicas econômicas sustentáveis e inovadoras, principalmente nos municípios de pequeno e médio porte. Associação dos programas e conteúdos do setor da Educação às iniciativas decorrentes do ZEE-MS visando elevar a qualificação técnica à força de trabalho e imprimir capacidade de inovação aos processos sócio-econômicos e às atividades empresariais.

19 Uma pergunta. Qual o futuro mais provável para uma criança nascida e moradora em Nunca Te Vi (ou Taboco, ou Cipolândia, ou Caracol, ou Patagônia, ou Taunay, ou...) ?

20 ( ) IR EMBORA ( ) RENUNCIAR

21 É preciso criar outras respostas.
Porque a responsabilidade final de cada sociedade é a criação de condições reais para que cada um de seus membros possam buscar a plena realização de seus desejos e possibilidades.

22 Capacitar Desenvolver Competencias Valorizar o Capital Humano ETC

23 O que importa é dotar cada pessoa de condições e vontade de transformar sua realidade.

24 “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”...


Carregar ppt "ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google