A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Invasões Holandesas no Brasil:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Invasões Holandesas no Brasil:"— Transcrição da apresentação:

1 As Invasões Holandesas no Brasil:

2 Ideias Gerais: Os holandeses participaram ativamente na lavoura canavieira no Brasil por meio de: financiamentos, refinos e distribuição do açúcar. Portugal por sua vez se empobrecia cada vez mais com os gastos militares para defender suas colônias, também uma corte parasitária e dividas com banqueiros. Independência da Holanda em relação a Espanha em 1581.

3 O Bloqueio Continental:
Contra o bloqueio continental, os holandeses criaram a companhia das índias ocidentais com o objetivo de invadir a América e recuperar os lucros do comércio açucareiro. Para invadir as colônias da Ásia e da África, os holandeses criaram a Companhia das índias orientais.

4 O Brasil Holandês: Em 1624 os holandeses invadiram a Bahia, mas foram expulsos por tropas espanholas. Em 1630, invadiram e ocuparam Pernambuco, o maior centro produtor de açúcar. Durante o período de invasão dos holandeses, os senhores de engenho estavam em lutas contra os invasores e as fugas de escravos.

5 Governo de Maurício de Nassau – 1637 à 1644
Para o controle efetivo da região, os holandeses se aliaram aos senhores de engenho a fim de garantir a normalização da produção açucareira. A companhia das índias ocidentais enviou para cá o conde Maurício de Nassau.

6 Medidas tomadas por Nassau no Brasil:
Para restaurar as lavouras canavieiras e os engenhos destruídos pelas invasões, Nassau concedeu empréstimos aos senhores de engenho; normalizou o tráfico de escravos; pois os holandeses haviam tomado a Angola; urbanizou e modernizou Recife; negociou dívidas atrasadas e conquistou quase todo o litoral nordestino.

7 Nassau também estimulou a vida intelectual na região, trazendo arquitetos e construtores que modernizaram Recife e construíram teatros, sem contar pintores e cientistas que retrataram a fauna, a flora e os nativos brasileiros.

8 Problemas: Em 1644 Nassau foi destituído do cargo de governador do Brasil Holandês e a companhia das índias ocidentais, iniciou uma política mais rígida, exigindo pagamento das dívidas e negando novos financiamentos, o que causou o fim da dominação holandesa no Brasil.

9 Expulsão Holandesa – Insurreição Pernambucana (1645-1654)
As exigências das companhias das índias ocidentais, desagradou profundamente aos proprietários de terras, que passaram a organizar uma resistência contra os holandeses e iniciaram um movimento de expulsão, contando com o apoio de várias camadas sociais da colônia.

10 Grupos Unidos por uma Causa:
A insurreição pernambucana contou com o apoio dos: Proprietários= Donos de terras. Escravos e índios. Obs. Essa união deu origem a um sentimento nativista (amor pela pátria), contra os invasores.

11 Crise do Açúcar: Não conseguiram concorrer com os holandeses no mercado internacional. Falência dos senhores de engenho e retrocesso econômico. Resultado: Busca de novas riquezas: Tabaco e Metais Preciosos


Carregar ppt "As Invasões Holandesas no Brasil:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google