A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Engenharia de Piracicaba Mecatrônica Informática Industrial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Engenharia de Piracicaba Mecatrônica Informática Industrial"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Engenharia de Piracicaba Mecatrônica Informática Industrial
Aula 2 – O COMPUTADOR Wladimir da Costa

2 2. A estrutura computacional
Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores, Tecnologia da Informação e Sistema de Informação Figura Adaptada de Philippe Dreysfus, 1962

3 APLICATIVOS E UTILITÁRIOS
2. A estrutura computacional COMPUTADOR O Computador + HARDWARE PERIFÉRICOS SISTEMA OPERACIONAL SOFTWARE + LINGUAGEM + Hardware: são todos componentes físicos (“peças”) que fazem parte do equipamento ou aqueles que estejam conectados ao mesmo. APLICATIVOS E UTILITÁRIOS Software: são os elementos virtuais (programas) que garantem a funcionalidade e a flexibilidade dos processos no computador. O software é responsável por criar a interface de comunicação entre o usuário e a máquina.

4 2. A estrutura computacional
O Computador – TIPOS São os mais rápidos e complexos que processam as informações em BIPS (bilhões de informações por segundo). São utilizados em investigações científicas Supercomputadores Grande Porte Também são computadores de grande porte, porém menores que os Supercomputadores, processam as informações em MIPS (milhões de informações por segundo). São utilizados em meios industriais, comerciais e bancários. Mainframe São computadores de médio porte com poder de processamento com 1 ou mais processadores,e estão próximos ao Mainframe. Sua utilização é para fins genéricos. Como exemplo podemos citar os tradicionais Servidores Corporativos. Minicomputadores Médio Porte São computadores com alto poder de processamento, que podem ou não ter mais de um processador. Geralmente são utilizados em ambientes gráficos - Apple. Workstation

5 2. A estrutura computacional
O Computador – TIPOS Correspondem aos computadores tradicionais (Computador Pessoal – PC). Esses computadores são identificados como sendo computadores de mesa, onde diversos periféricos são conectados pelos seus usuários. Microcomputadores Pequeno Porte São semelhantes aos Microcomputadores, porém é um computador portátil/móvel . Esse hardware é a tendência dos próximos anos, devido a Internet móvel. Notebook São “os livros de bolsos” digitais. Esses dispositivos são geralmente utilizados por funcionários externos corporativos, como por exemplos vendedores, estudantes entre outros. Tablet Celulares São os verdadeiros “computadores e televisores” de bolso.

6 2. A estrutura computacional
CPU - Unidade Central de Processamento Entrada Unidade de Controle (UC) Unidade Lógico-Aritmética (ULA) Saída Memória Principal Random Access Memory (RAM) Read Only Memory (ROM) Memória Secundária Mídias magnéticas, ópticas, ...

7 Cartões de Papel Perfurados
1. Histórico Tendências em Tecnologia de Entrada Reconhecimento de Voz e Biometria 5a. Geração Teclado, Código de Barras, Touch Screen 4a. Geração 3a. Geração Disco Cartões Perfurados e fitas magnéticas 2a. Geração 1a. Geração Cartões de Papel Perfurados

8 Disco Magnético, Núcleo Magnético
1. Histórico Tendências em Tecnologia de Saída Celular, TV Digital, Internet 5a. Geração Disco Magnético, Pen Drives 4a. Geração 3a. Geração Disco Magnético, Núcleo Magnético 2a. Geração Fita Magnética 1a. Geração Fita Papel Perfurado

9 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Processadores A CPU (Central Processing Unit) é o cérebro que comanda os processamentos e periféricos do computador, através de softwares que estão ativos na memória principal; A UAL (Arithmetic Logical Unit) é a parte do processador responsável por fazer todas as operações do tipo aritmética e lógica; A UC (Unit Control) tem por funções a busca, interpretação e controle de execução das instruções, e o controle dos demais componentes do computador ; O principal componente da CPU é o PROCESSADOR que é o “motor” que coloca tudo a trabalhar a partir do momento, que o computador é ligado.

10 2. A estrutura computacional
Hardware - Arquitetura O computador digital consiste de um sistema interligado de processador, memória e dispositivos de entrada/saída. Também existem barramentos internos (liga componentes da CPU) e externo (liga CPU com dispositivos de E/S)

11 O Barramento pode ser do tipo Interno ou Externo.
2. A estrutura computacional Hardware – Arquitetura - Barramentos O barramento é uma via de comunicação pelo qual o processador se comunica com a memórias, periféricos, e outros dispositivos, podendo ainda ser definido como um conjunto de sinais elétricos transmitidos através das trilhas ou vias da placa mãe. O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2: 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits O Barramento pode ser do tipo Interno ou Externo.

12 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Barramentos CPU Memória Principal Barramento Falar que tem barramentos locais (dados, endereço e controle) e de expansão (ISA, PCI, AGP, USB, etc) Periféricos Periféricos Periféricos

13 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura – Barramentos - TIPOS Barramento Interno: é aquele que realiza a comunicação dos disposisitivos essenciais da placa mãe (memória, processador, cachê, etc.) Barramento de dados Nas trilhas de circuito impresso, que compõem este barramento, só trafegam dados, isto é, neste barramento só há dados sendo transportados de um dispositivo para outro Barramento de endereço Indica qual é o endereço de memória que o processador deve acessar para retirar ou enviar dados. Barramento de controle Tem a função de controlar os barramentos anteriores,controlando as solicitações e confirmações.

14 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura – Barramentos - TIPOS Barramento Externo É o barramento I/O ou E/S, responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais conhecidos são: PCI, AGP e USB.

15 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura – Barramento Externo O USB (Universal Serial Bus) é um barramento para periféricos, onde através de um único plugue na placa-mãe, outros periféricos externos podem se conectar ao computador – conectar – ligar – usar - Revolução na Instalação das Placas; História das Versões USB 0.7: Lançado em novembro de 1994. USB 0.8: Lançada em dezembro de 1994. USB 0.9: Lançada em abril de 1995. USB 0.99: Lançado em agosto de 1995. USB 1.0: Lançado em janeiro de 1996. USB 2.0: Lançado em abril de 2000. USB 3.0: Lançado em setembro de 2009.

16 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura – Barramento Externo Barramento USB (Universal Serial Bus) É possível conectar até 127 dispositivos diferentes a cada porta USB; Os dispositivos podem ser conectados no computador, sem que o mesmo seja desligado É composto por 4 fios, dois para dados, um para alimentação (5v) e um para aterramento; Há três versões : USB 1.1 com taxa de transferência de até 12 MB USB 2.0 com taxa de transmissão de 480 MB. USB 3.0 com taxa de transmissão de 4,8 GB (600 MB por seg) - full duplex

17 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Barramento C U I D A D O O USB 3.0 é compatível com o 1.1 e 2.0, porém cuidado ao misturar periféricos USB 3.0 com USB 1.1 e 2.0 em um mesmo barramento . Se isso ocorrer a taxa de transmissão será na velocidade

18 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Barramento

19 2. A estrutura computacional 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Placa Mãe Hardware – Arquitetura - Placa Mãe Não é preciso descrever em muitos detalhes a importância da placa mãe em um PC, pois é nela que o processador, memória, placa de vídeo e demais periféricos são conectados. Desta forma podemos afirmar que a Placa Mãe influência diretamente no desempenho do PC. Além das Placas Mães dos fornecedores de 1ª linha (Intel, Foxconn, etc) uma placa mãe bastante utilizada no mercado é do fabricante ASUS. O que é CHIPSET Um chipset é um conjunto de cicuitos integrados. O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas. O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada. Principais fabricantes de chipset set são ATI Tecnology, Intel, Nvidia, Silicon Integrad System (SIS)

20 2. A estrutura computacional 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Placa Mãe Hardware – Arquitetura - Placa Mãe - Chipset O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade. A ponte sul, controla HDs, portas USB, paralela, PS/2, serial entre outras. Um chipset é um conjunto de cicuitos integrados. O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas. O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada. Principais fabricantes de chipset set são ATI Tecnology, Intel, Nvidia, Silicon Integrad System (SIS)

21 2. A estrutura computacional 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Placa Mãe Hardware – Arquitetura - Placa Mãe - Chipset Um chipset é um conjunto de cicuitos integrados. O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas. O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada. Principais fabricantes de chipset set são ATI Tecnology, Intel, Nvidia, Silicon Integrad System (SIS)

22 2. A estrutura computacional 2. A estrutura computacional
Socket do processador Hardware – Arquitetura - Placa Mãe Hardware – Arquitetura - Placa Mãe Hardware – Arquitetura - Placa Mãe CMOS (BIOS) Socket de memória 168 vias (SDRAM) Socket de memórias 72 vias (DRAM) Slots 16 bits (ISA/EISA) Slots 32 bits (PCI) Chipset IDE (HDD, CDR/RW...) Bateria (alimentação do CMOS/BIOS) Um chipset é um conjunto de cicuitos integrados. O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas. O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada. Principais fabricantes de chipset set são ATI Tecnology, Intel, Nvidia, Silicon Integrad System (SIS) Alimentação AT Paralela Seriais (COM1 e COM2) Seriais USB

23 para processador de 64bits
Motherboard ASUS para processador de 64bits 2. A estrutura computacional Hardware – Arquitetura - Placa Mãe Um chipset é um conjunto de cicuitos integrados. O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas. O chipset é quem define, entre outras coisas, a quantidade máxima de memória RAM que uma placa-mãe pode ter, o tipo de memória que pode ser usada. Principais fabricantes de chipset set são ATI Tecnology, Intel, Nvidia, Silicon Integrad System (SIS) Serial ATA (SATA)

24 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória A memória serve para guardar as instruções que são fornecidas ao processador, e para armazenar informação de uma determinada operação. A memória do computador está dividida em duas partes: memória principal (volátil e não volátil) e auxiliar/secundária.

25 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória Memória Principal: é uma memória temporária que mantém informações durante um período de trabalho do computador. Memória Secundária: é um dispositivo para armazenamento de dados por tempo indeterminado, porém toda memória secundária possui uma capacidade para armazenar informações. Ex.: disquete, HD, pen drive, MP5, outros.

26 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória A Memória Principal pode ser do tipo ROM (Read Only Memory) ou RAM (Random Access Memory). ROM (Read Only Memory): é uma memória somente de leitura, onde os dados gravados nelas são estáticos, ou seja, não pode ser alterado (não volátil), mesmo que o computador seja desligado. Essas memórias estão nos computadores e dispositivos eletrônicos que possuem softwares básicos dos fabricantes para iniciar o funcionamento do produto. RAM (Random Access Memory) são memórias de acesso aleatórios, ou seja, onde se grava, altera ou deleta dados. Essa memória é do tipo volátil, ou seja, quando o computador for desligado o conteúdo é perdido. OBS.: Quando falamos da capacidade de memória de um computador, estamos falando de qual tipo de memória? Do ponto de vista da sua forma física, uma RAM pode ser constituída por um circuito integrado DIP ou por um módulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas são normalmente adquiridas em pentes de memória, que são placas de circuito impresso que já contém várias memórias já montadas e configuradas de acordo com a arquitetura usada na máquina. A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes). A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efetuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. Memórias atuas DDR2 com pente de até 4 GB e as mais recentes DDR3 que irá substituir a DDR2 como caracteristica podemos citar que irá reduzir em 40% o consumo de energia elétrica porém também irá trabalhar com pentes de até 4 Gb.

27 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória Voltagem Em comparação com outros itens de um computador, as memórias são os componentes que menos consomem energia. O interessante é que esse consumo diminuiu com a evolução da tecnologia. Módulos de memória antigos exigiam cerca de 5 V Módulos de memória DDR2 exigem entre 1,7 V e 2,5 V. Módulos de memória DDR3 consome 1,5 V. Do ponto de vista da sua forma física, uma RAM pode ser constituída por um circuito integrado DIP ou por um módulo SIMM, DIMM, SO-DIMM, etc. Para computadores pessoais elas são normalmente adquiridas em pentes de memória, que são placas de circuito impresso que já contém várias memórias já montadas e configuradas de acordo com a arquitetura usada na máquina. A capacidade de uma memória é medida em Bytes, kilobytes (1 KB = 1024 ou 210 Bytes), megabytes (1 MB = 1024 KB ou 220 Bytes) ou gigabytes (1 GB = 1024 MB ou 230 Bytes). A velocidade de funcionamento de uma memória é medida em Hz ou MHz. Este valor está relacionado com a quantidade de blocos de dados que podem ser transferidos durante um segundo. Existem no entanto algumas memórias RAM que podem efetuar duas transferências de dados no mesmo ciclo de clock, duplicando a taxa de transferência de informação. A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. Memórias atuas DDR2 com pente de até 4 GB e as mais recentes DDR3 que irá substituir a DDR2 como caracteristica podemos citar que irá reduzir em 40% o consumo de energia elétrica porém também irá trabalhar com pentes de até 4 Gb.

28 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória Módulos de Memória Entende-se como módulo ou pente uma pequena placa onde são instalados os encapsulamentos de memória. Essa placa é encaixada na placa-mãe por meio de encaixes (slots) específicos para isso. O número de vias de um módulo é a quantidade de conexões que ela possui para poder se comunicar com o processador. As vias são as extremidades, geralmente banhadas a ouro. A DDR3 possui 240 vias.

29 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória Técnologia de Memória – destaque - DDR3 SDRAM PC Notebook

30 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória Nome Velocidade interna Tempo de acesso Velocidade do barramento Transferência de dados por segundo (MTS) Nome comercial do módulo Taxa de transferência máxima teórica DDR3-800 100 MHz 10 ns 400 MHz 800 milhões PC3-6400 6400 MB/s DDR3-1066 133 MHz 7,5 ns 533 MHz 1066 milhões PC3-8500 8533 MB/s DDR3-1333 166 MHz 6 ns 667 MHz 1333 milhões PC 10667 MB/s DDR3-1600 200 MHz 5 ns 800 MHz 1600 milhões PC 12800 MB/s

31 2. A estrutura computacional
Hardware – Arquitetura - Memória Tecnologia de Memória – Secundária - As memórias secundárias armazenam grande quantidades de dados. Atualmente as que se destacam são os HDs portáteis, pen drive, celulares entre outros. 64 GB 1.5 TB

32 2. A estrutura computacional
Hardware–Arquitetura-Dispostivos de Entrada e Saída Os periféricos são os “acessórios” que fazem parte do computador, tanto a nível interno como externo, ou seja, são os dispositivos para intercambiar (entrada e saída) de dados no Computador. Os periféricos podem ser de entrada, de saída, e misto entrada/saída. Entrada e Saída HD Pen drive Celular CD rw DVD RW Placas de rede Modem Monitor, etc Entrada Teclado Mouse Drive CD R Drive DVD R Scaner Leitores Ópticos Saída Impressora Plotter Canhão multimídia

33 2. A estrutura computacional
Hardware–Arquitetura-Dispostivos de Entrada e Saída O que há de errado no desenho abaixo? Periféricos de Entrada e Saída Periféricos de Saída Periféricos de Entrada

34 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura Software realizam as operações executadas pelo hardware, também chamadas de programas. É a parte lógica do Computador. .

35 Software Livre x Software Proprietário.
2. A estrutura computacional Software – Arquitetura Software Livre x Software Proprietário. . Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponíve

36 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura - TIPOS Aplicativo Usuário Linguagem . Software SO Hardware

37 2. A estrutura computacional - Prática
Software – Arquitetura – TIPOS – SISTEMA OPERACIONAL O Sistema Operacional é o software básico de um computador, ou seja, o primeiro software a ser carregado (executado). Ele é responsável pelo gerenciamento de recursos físicos (hardware: memória, disco e outros) e dos demais softwares (aplicativos, utilitários, banco de dados, etc), voltados a uma mesma plataforma operacional. Um Sistema Operacional pode ter as seguintes características: Quanto ao processamento: Monotarefa ou Multitarefa Quanto a utilização: Monousuário ou Multiusuário Principais SO Comando de linha: MS-DOS, UNIX e Linux Interface Gráfico: Windows, Mac OS e Linux

38 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura - TIPOS Aplicativo Usuário Linguagem . Software SO Hardware

39 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM Há dois tipos de línguagem: Líguagem de Alto Nível Línguagem de Montagem - Assembler

40 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM

41 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM Exemplo: Pascal, C, C++

42 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM

43 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM

44 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM - O código fonte é convertida em linguagem intermediária (específica de cada línguagem) e será interpretada pela máquina virtual. Exemplo: Java, C#, Phyton, etc.

45 2. A estrutura computacional 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM Software – Arquitetura – TIPOS – LINGUAGEM Software de Desenvolvimento: são as linguagens de programação utilizadas pelos profissionais de informática para produzir um Sistema de Informação: Ex.: Java, PHP, ASP, Delphi, C, etc Sistema de Informação: São os “programas” utilizados pelos diversos usuários dos departamentos de uma empresa, ou seja, é a ferramenta utilizada para resgatar ou gravar uma informação corporativa. Ex.: SI de Estoque, SI de Vendas, etc.

46 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura - TIPOS Aplicativo Usuário Linguagem . Software SO Hardware

47 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – APLICATIVO Software Aplicativo é um programa de computador que tem por objetivo realizar as tarefas específicas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritório ou empresarial. A sua natureza é, portanto, diferente da de outros tipos de software, como sistemas operacionais e sistema de informação corporativo - “Programa”. São utilizados em: automação industrial; automação comercial; automação de escritórios; apoio educacional; segurança, etc. MS-Office AutoCad Anti vírus

48 2. A estrutura computacional
Software – Arquitetura – TIPOS – APLICATIVO Para atender a necessidade básica de um usuário, quais são os softwares que devem estar em seu computador?

49 Objetivo: é realizar uma instrução específica em uma máquina.
3. Linguagem de Montagem Software – Montagem Baixo Nível- Assembler Objetivo: é realizar uma instrução específica em uma máquina. Características: É uma linguagem na qual cada declaração produz exatamente uma instrução na máquina – um para um; É utilizada para melhorar o desempenho e acesso da máquina com baixo custo (ex. pequenos dispositivos eletrônicos – BIOS – celulares – drives,etc.) – máquina muito mais rápida – 90% mais rápida que a línguagem de alto nível; Acessa diretamente o hardware; Cada fabricante difine “propriedades” particulares na sua construção.

50 3. Linguagem de Montagem Software – Montagem - Assembler
Formato da declaração da línguagem de montagem É constituída de 4 partes: Etiqueta, Operadores (opcode), Operandos e Comentários; Etiqueta: determina nomes simbólicos para endereços de memória –são necessárias em declarações executáveis (acionamentos) e variávies de dados – sempre inicia na coluna 1; Opcode: contém uma abreviatura da instrução a ser realizada; Operandos: especifica os endereços e registradores utilizados na instrução da máquina; Comentários: comentários de como funciona o programa. Obs.: Os processadores só conseguem manipular os dados que estão vinculados a um registrador – Definidos nos OPERADORES

51 3. Linguagem de Montagem Software – Montagem - Assembler
Formato da declaração da línguagem de montagem Instruções Aritméticas: Adição: ADD, ADC, INC, XADD, AAA e DAA; Subtração: SUB, SBB, DEC, AAS e DAS; Multiplicação: MUL, IMUL e AAM; Divisão: DIV, IDIV e AAD.

52 3. Linguagem de Montagem Software – Montagem - Assembler
Formato da declaração da línguagem de montagem Exemplo: Assembler da Intel Etiqueta Opcode Operadores Comentários FORMULA: MOV EAX, I ; registrador EAX = I ADD EAX, J ; registrador EAX = I + J MOV N, EAX ; N = I + J I DD ; reserva 4 bytes com valor inicial 3 J DD ; reserva 4 bytes com valor inicial 4 N DD ; reserva 4 bytes com valor inicial 0

53 3. Linguagem de Montagem Software – Montagem - Assembler
Formato da declaração da línguagem de montagem Exemplo: Assembler da Motorola Etiqueta Opcode Operadores Comentários FORMULA MOVE.L I, DO ; registrador DO = I ADD.L J, DO ; registrador DO = I + J MOVE.L DO, N ; N = I + J I DC.L ; reserva 4 bytes com valor inicial 3 J DC.L ; reserva 4 bytes com valor inicial 4 N DC.L ; reserva 4 bytes com valor inicial 0


Carregar ppt "Escola de Engenharia de Piracicaba Mecatrônica Informática Industrial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google