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Comunicação Institucional A Imagem da Instituição perante a Sociedade

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Apresentação em tema: "Comunicação Institucional A Imagem da Instituição perante a Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Institucional A Imagem da Instituição perante a Sociedade
Joyce Russi

2 A imagem de uma organização é o reflexo da forma de se comunicar dessa organização

3 As assessorias de imprensa surgem da necessidade das organizações públicas e privadas de prestarem contas à sociedade e à opinião pública .

4 As assessorias de imprensa servem de ponte para facilitar a prestação de contas da instituição por meio da mídia

5 As assessorias de imprensa são instrumentos para formação e gestão da imagem corporativa

6 DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia
Assessoria de imprensa é a atividade que administra o relacionamento e o fluxo de comunicação entre a organização e seus dirigentes e os veículos de comunicação e seus jornalistas. DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia

7 Funções da AI Relacionamento com imprensa
Divulgação no formato jornalístico de idéias, ações e produtos Atendimento a demandas da sociedade, via imprensa Análise de ameaças ou oportunidades no ambiente externo e concorrência Produção e supervisão de publicações jornalísticas institucionais Produção estratégica de fatos e organização de eventos com características jornalísticas

8 A Notícia e seus valores
“Os jornalistas têm os seus óculos particulares através dos quais vêem certas coisas e não outras, e vêem de uma certa maneira as coisas que vêem. Operam uma seleção e uma construção daquilo que é selecionado”. (Bourdieu).

9 A notícia e seus valores
Valores-notícia referem-se aos critérios que os jornalistas utilizam na seleção do acontecimento, ou na decisão de escolher um acontecimento como candidato à sua transformação em notícia, em detrimento de outro.

10 Critérios Interesse público Novidade
Disponibilidade – informações complementares/fontes Exclusividade Adequação – veículos de comunicação têm temas de interesse e critérios de seleção de notícias diferentes

11 Importância da AI As assessorias de imprensa têm, entre outras, a tarefa de identificar oportunidades que podem virar notícia para reforçar a imagem da instituição junto à opinião pública Pautando a mídia as assessorias de imprensa também atuam no processo de formação da opinião pública

12

13 Interesse público X assuntos de interesse
Como atividade jornalística, o trabalho de assessoria de imprensa deve ter por foco o interesse público Ao mesmo tempo, por ser uma atividade inserida no contexto organizacional, a assessoria de imprensa não pode se abster de atender aos assuntos de interesse da instituição

14 O começo A assessoria de imprensa surge como atividade profissional nos Estados Unidos, em 1906, com o plano de comunicação elaborado pelo jornalista Ivy Lee para o empresário John Rockefeller

15 “Este não é um serviço de imprensa secreto
“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”

16 Assessoria de imprensa no Brasil
A prática de assessoria de imprensa no Brasil começou a desenvolver-se após a eleição de JK, em 1955, em razão da convergência de empresas multinacionais (indústria automobilística) Foi desacreditada durante o regime militar (1964/1985), principalmente no setor público

17 A revolução das fontes A partir dos anos 80 cresce a atividade de assessoria de imprensa no Brasil As fontes passaram a ser agentes geradoras de notícias, reportagens, entrevistas e até artigos

18 Compromisso com a verdade
Embora produza uma informação assumidamente posicionada a favor do cliente ou do patrão, o assessor de imprensa, como jornalista, deve manter necessariamente o compromisso de divulgar a verdade Cabe aos veículos de comunicação a decisão de publicar ou não as informações oferecidas pelas assessorias, utilizando os textos dos releases como pauta ou matéria acabada A filtragem por parte dos veículos tende a eliminar o produto não jornalístico ou que contenha informações de má qualidade

19 A Estrutura de Comunicação do STF
Coordenada pela Secretaria de Comunicação, a estrutura do STF é composta pela Coordenadoria Geral de Comunicação, Coordenadoria Adjunta de Comunicação e Coordenadoria Administrativa de Comunicação

20 Comunicação STF A Secretaria de Comunicação do STF conta com 250 colaboradores, entre servidores nomeados, concursados e terceirizados, divididos entre as áreas de: Imprensa, TV Justiça e Rádio Justiça

21 TV Justiça A TV Justiça é responsável pela exibição de programas jornalísticos, didáticos e pela transmissão ao vivo das sessões plenárias Com transmissão a cabo e em UHS tem potencial para chegar a 10 milhões de casas Também pode ser acessada pela internet (

22 Rádio Justiça A Rádio Justiça é transmitida em FM na freqüência 104,7 MHz, a emissora também é sintonizada via satélite e pela internet ( ) A Rádio Justiça também é responsável pela produção da parte reservada ao Poder Judiciário no programa Voz do Brasil transmitido em cadeia nacional de rádio pela EBC

23 Portal STF O conteúdo do Portal fica a cargo da Coordenadoria Adjunta de Comunicação

24 Portal STF O Portal do STF tem as notícias atualizadas várias vezes ao dia, quase no mesmo ritmo das agências comerciais de notícias online Além das notícias (releases) com as principais decisões da Corte, o site dispõe também de um glossário para ajudar a tradução de algum termo jurídico mais complexo Em média são publicadas 350 matérias ao mês O acesso mensal à página de notícias é superior a 900 mil

25 Mídias Sociais Em outubro 2009 o STF firmou acordo com o Google e passou a ter um canal oficial no YouTube. Exibe programas da TV Justiça e compactos das sessões plenárias. Em dezembro de 2009 o STF também passou a disponibilizar informações no Twiter. Hoje tem a página do STF, a TV Justiça e a da Rádio Justiça.

26 Comitê de Imprensa Além da estrutura para os profissionais da Casa, a comunicação do STF conta também com um comitê de imprensa; Existem hoje 14 veículos credenciados com setoristas voltados para a cobertura do Supremo Tribunal.

27 Sugestões bibliográficas
Bueno, Wilson da Costa – Comunicação empresarial: teoria e pesquisa – Barueri, SP: Manole, 2003 Duarte, Jorge (organizador) – Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica – São Paulo: Atlas, 2003 Lara, Maurício – As sete portas da comunicação pública – como enfrentar os desafios de uma assessoria – Belo Horizonte: Gutemberg, 2003 Lopes, Boanerges – O que é assessoria de imprensa – São Paulo: Brasiliense, 2003 Sant’Anna, Francisco – Mídia das Fontes: o difusor do jornalismo corporativo – Brasília: Casa das Musas, 2008


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