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4º Encontro Nacional Fóruns Regionais

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Apresentação em tema: "4º Encontro Nacional Fóruns Regionais"— Transcrição da apresentação:

1 4º Encontro Nacional Fóruns Regionais
11 de julho de 2012

2 Diretor DEPME – Sr. Sérgio Nunes
Abertura Diretor DEPME – Sr. Sérgio Nunes Apresentação do método de acompanhamento do Plano de Trabalho dos Comitês Temáticos do FP – Visão Sistêmica – Fábio Silva – Coordenador-Geral – DEPME/SCS/MDIC. Rodadas de Conhecimento entre os Coordenadores de cada Comitê Temático do FP e dos FR, com entrega final de questionário. Encerramento – Fábio Silva – Coordenador-Geral – DEPME/SCS/MDIC.

3 Agenda Estratégica

4 AGENDA ESTRATÉGICA

5 Plano Operacional Coordenação-Geral de Articulação Institucional, Crédito e Fomento às Micro, Pequenas e Médias Empresas Coordenação de Apoio ao Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

6 Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Plano Operacional
Fortalecer o Fórum Permanente das MPEs e FRs Implementar os ACTs/Convênio/GT Plano Operacional 1 Implantar a Identidade Visual. 2 Desenvolver o Vídeo Institucional. 3 Desenvolver e implantar o site do FP. 4 Desenvolver e implantar o Sistema de Gestão. 5 Realizar eventos do FP. 6 Implantar o Alinhamento Gerencial. 7 Implantar a Estratégia de Fortalecimento dos FRs. 1 Realizar ACT MDIC – ECT – MC 2 Realizar ACT MDIC – MJ 3 Realizar ACT MDIC – INPI 4 Realizar ACT MDIC – IPEA Realizar Aditivo 5 Realizar ACT MDIC – Sebrae – FNP – CNM 6 Realizar ACT MDIC – Sebrae - Fórum 7 Realizar ACT MDIC – CFA 8 Realizar convênio MDIC – APEX 9 Implementar GT para simplificação de normas de contabilidade para MPES. 10 Implementar GT para o PNCA 11 Implantar Plano Nacional de Empreendedorismo - PNE

7 Ferramentas de Gestão utilizadas no Fórum Permanente
Julho de 2012

8 RAC – Resumo de ações do Consultor
O Documento orientativo e descritivo que relaciona as principais tarefas do Consultor de cada Comitê Temático (CT), bem como em diversos momentos de suas atividades.

9 Resumo de ações do Coordenadores
ACOORdenadores Resumo de ações do Coordenadores O Documento orientativo e descritivo que relaciona as principais funções do Coordenador de Comitê Temático (CT), bem como suas inter-relações com os Consultores Em desenvolvimento: O “Papel das entidades e de seus representantes e da Secretaria Técnica” Documentos serão encaminhados aos integrantes do FP

10 Passos a serem executados
5W2H COMITÊ AÇÃO 1: O QUE POR QUÊ COMO QUANDO QUEM SITUAÇÃO  Atividades Objetivos Passos a serem executados Prazos Responsáveis

11 Segundo semestre - Julho
AGENDA DE TRABALHO Segundo semestre - Julho Data Horário COMITÊ EVENTO Local 04/07/12 14:00 às 15:00 Investimento e Financiamento PT.CONTROLE MDIC 15:00 às 16:00 Compras Governamentais 16:00 às 17:00 Comércio Exterior 05/07/12 09:00 às 10:00 Desoneração e Desburocratização 10:00 às 11:00 Rede de Disseminação, Informação e Capacitação 11:00 às 12:00 Tecnologia e Inovação 12/07/12 09:00 às 12:00 TODOS PLENÁRIA CNC  18/07/12 19/07/12

12 AVALIAÇÃO DAS REUNIÕES

13 SUMÁRIO EXECUTIVO (exemplo)
SUMÁRIO EXECUTIVO COMITÊ TEMÁTICO INVESTIMENTO E FINANCIAMENTO JULHO/2012 Agenda Estratégica 2010 – horizonte de 2 anos: Ampliar e fomentar a utilização dos Fundos Garantidores já existentes. Padronização dos Serviços Bancários para a Pessoa Jurídica, em especial às MPEs. Articulação junto aos Bancos para a criação de Linhas de Crédito com condições diferenciadas para as MPEs e estabelecimento de metas de aplicação. Padronização dos documentos e exigências da análise de crédito para as MPEs. Agenda Estratégica 2010 – horizonte de 5 anos: Criação do marco regulatório do Sistema Nacional de Garantia de Crédito pelo poder executivo, em cumprimento à Lei Geral. Agenda Estratégica 2010 – horizonte de 10 anos: ...

14 ESTRUTURA TÉCNICA DO FÓRUM
SCS/DEPME COORDENAÇÃO SECTEC GAT CT INVEST. CT INOVAÇÃO CT COMEX CT COMPRAS CT DESON. CT DISSEM.

15 Comitês Coordenador Or./Ent./Inst.
Comitê Temático "Comércio Exterior" GOVERNO Titular André Marcos Fávero MDIC/SECEX Suplente Rodrigo Toledo Cabral Cota INICIATIVA PRIVADA Valdemar Thomsen CONAMPE 1º Suplente Rui Lemes 2º Suplente Antonio Carlos Rodrigues Paim CONSULTOR Camilla Sara Gonçalves Cunha SEBRAE Comitê Temático "Compras Governamentais" Madeline Rocha Furtado MP Natal Jesus Assunção Ferreira Fabrício Arthur Galupo Magalhães Ênio Zampieri CNC Antônio Everton Chaves Júnior Luiz Carlos Rebelatto dos Santos SEBRAE Nacional Comitê Temático "Rede de Disseminação, Informação e Capacitação" Romilda Torres de Sousa Getúlio Vaz Luís Carlos Furtado Neves CACB Carlos Alberto de Rezende Renato Rossi CONSULTORES Titular 1 Marcelo Lima Costa Titular 2 Gustavo Grisa

16 Comitês Coordenador Or./Ent./Inst.
Comitê Temático "Investimento e Financiamento" GOVERNO Titular Guilherme Gandra BNDES 1º Suplente Valéria Costa Martins 2º Suplente Daniela Arantes INICIATIVA PRIVADA Antônio Fábio Ribeiro CNI 1° Suplente Pedro Alem Filho Flávio Luiz Vital CNI/FIESP CONSULTORA Maria Aparecida Rosa V. B. Bogado SEBRAE Nacional Comitê Temático "Desoneração e Desburocratização" Sérgio Nunes de Souza MDIC Suplente Fabio Santos Pereira Silva MDIC/SCS/DEPME Marcos Tavares Leite ASSIMPI George Doi Renato Lino Olonca CONSULTOR Rosangela Bastos Comitê Temático "Tecnologia e Inovação" Marcos Vinicius de Souza MDIC/SI Márcia de Souza Pontes Diogo Bezerra Borges MCT Ercílio Santinoni MONANPE Alberto Farias Gavini Filho Wagner Antonio Baraldi de Oliveira Renato Castelo Junior SEBRAE

17 Plano de Trabalho 2012 Apresentação dos resultados dos Comitês Temáticos do Fórum Permanente e das propostas de trabalho para o próximo semestre.

18 4º Encontro Nacional Fóruns Regionais
Alinhamento Estratégico de Ações Coordenadores dos Comitês Temáticos Horário Auditório Comitê Temático Sala paralela 09:30 CT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação. 10:00 CT Desoneração e Desburocratização. 10:30 CT Compras Governamentais. 11:00 CT Investimento e Financiamento. 11:30 CT Comércio Exterior. 12:00 CT Tecnologia e Inovação. 12:30

19 Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação
Status em 07/07/2012

20 Plano de Trabalho 2012 Ação 1 – Estruturar Rede de Informação para as MPEs Atividade Porque Como Quando Quem Definir o significado da Rede e seus principais participantes Refletir preliminarmente sobre o alcance da Rede e possibilitar a elaboração e compartilhamento de uma Estratégia para construção da Rede Analisar as questões que envolvem o funcionamento de uma Rede com apoio de bibliografia especializada Até 15 de Março Consultores Prover informações sobre possibilidades de formação da Rede Preparar os membros do CT para o processo de debates sobre o assunto Pesquisar a existência de rede semelhante à pretendida Levantar possiveis integrantes da Rede Elaborar texto propondo estratégia para implementação da Rede Até 25 de Março

21 Plano de Trabalho 2012 Ação 1 – Estruturar Rede de Informação para as MPEs Atividade Porque Como Quando Quem Debater e encaminhar proposta de formação de rede para deliberação na reunião plenária do Fórum Garantir maior comprometimento dos participantes com a proposta a ser enviada à plenária Enviar texto e proposta de formação de rede para os membros do Comitê para leitura prévia Até 26 de Março Secretaria Técnica Promover o debate da proposta no CT 12 de Abril Coordenadores Promover no CT a discussão sobre encaminhamento durante a 15ª.RO 14 de Junho Encaminhar a proposta para deliberação na Plenária do Fórum-Formação de Comissão 12 de Julho Status: Aguardando decisão da Plenária e formação de Comissão para estudar a formação da Rede

22 Plano de Trabalho 2012 Ação 2 – Participar do Plano Nacional de Capacitação Atividade Porque Como Quando Quem Representantes do CT com participação efetiva no GT do PNCA Conhecer o que está sendo feito e levar contribuições do CT Participar regularmente do PNCA, com contribuições de conteúdo e estudos específicos, individuais ou em GT Até sua conclusão Coordenadores, representantes do CT e Consultores Avaliar o andamento do PNCA relatando suas realizações nas reuniões regulares do CT Mensalmente Coordenadores Propor alterações e contribuições ao PNCA Agosto /2012 Representantes do CT Status: Formulação do PNCA em pleno andamento, processo de planejamento em curso e dentro do prazo

23 Plano de Trabalho 2012 Ação 3 – Influenciar as instituições que operam com informação e capacitação para atuação em temas prioritários Atividade Porque Como Quando Quem Debater, no âmbito do CT, medidas e propostas que levem ao redirecionamento dos esforços das instituições que lidam com informação e capacitação, do interesse das MPE, para temas considerados prioritários Concentrar esforços e recursos em áreas onde se verificam maiores oportunidades para as MPE, tanto no que diz respeito ao curto, médio e longo prazos Levantar os temas de maior relevância para as MPE, considerando inclusive o material já inserido no Plano de Trabalho 20 de Abril Consultores Elaborar texto apresentando e justificando a importância e a necessidade de concentração de esforços no processo de informação e capacitação para determinados temas 20 de Maio Elaborar proposta de redirecionamento de esforços das instituições para debate no CT (versão revisada)

24 Plano de Trabalho 2012 Ação 3 – Influenciar as instituições que operam com informação e capacitação para atuação em temas prioritários Atividade Porque Como Quando Quem Debater, no âmbito do CT, medidas e propostas que levem ao redirecionamento dos esforços das instituições que lidam com informação e capacitação, do interesse das MPE, para temas considerados prioritários Concentrar esforços e recursos em áreas onde se verificam maiores oportunidades para as MPE, tanto no que diz respeito ao curto, médio e longo prazos Enviar texto e proposta para os membros do Comitê para leitura prévia. 05 de Junho Secretaria Técnica Promover o debate da proposta no CT; proposta aprovada 14 de Junho Coordenadores Proposta aprovada inserida como documento estratégico do PNCA 03 de Julho Secretaria Técnica, Coordenadores Status: Proposta aprovada pelo CT; documento a constar como orientador do Comitê Gestor do PNCA (Agenda Temática)

25 Em cada R.O., quando estiver pronto
Plano de Trabalho 2012 Ação 4 – Promover a geração de informações para orientar ações e políticas de apoio às MPE- IPEA Atividade Porque Como Quando Quem Discussão e acompanhamento de pesquisas sobre MPE Contribuir para a geração de informações sobre MPE Realizar reuniões preparatórias com o IPEA Já ocorrido DEMPE Estabelecimento de Termo de Cooperação MDIC e IPEA Relatar andamento do projeto na RO, com documento resumo 14 de junho de 2012 Consultores Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do IPEA 24 meses Coordenadores e Consultores Debater e criticar o documento final do IPEA Após conclusão Comitê Promover a disseminação do trabalho realizado pelo IPEA para todas as instituições integrantes do Fórum Em cada R.O., quando estiver pronto Secretaria Técnica Status: Parecer técnico e de direcionamento do IPEA sendo revisado, com recomendações

26 Após conclusão da capacitação
Plano de Trabalho 2012 Ação 5 – Promover a implementação de programa piloto de capacitação e formação de consultores para MPE-CFA Atividade Porque Como Quando Quem Discussão e acompanhamento de ação de capacitação do CFA Contribuir para a formação de consultores para MPEs Realizar reuniões preparatórias com o CFA Já ocorrido DEMPE Estabelecimento de Termo de Cooperação MDIC e CFA Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do CFA Até Julho 2013 Coordenadores e Consultores Formular análise com recomendações para direcionamento Julho 2012 Consultores Relatar no CT o andamento dos trabalhos do CFA A cada reunião Promover a disseminação do trabalho realizado pelo CFA às instituições do Fórum Após conclusão da capacitação Secretaria Técnica Status: Proposta do CFA está sendo revisada após recomendações e reunião de análise da equipe de consultores, coordenação e coordenação do Fórum

27 Plano de Trabalho 2012 Ação 6 – Promover a constituição de redes e formação de agentes de desenvolvimento-SEBRAE Atividade Porque Como Quando Quem Discussão e acompanhamento do trabalho do SEBRAE e parceiros Contribuir para a formação de consultores para MPEs conforme determina as Leis Complementares 123 e 128 Realizar reuniões preparatórias com o SEBRAE Já ocorrido DEMPE Estabelecimento de Termo de Cooperação com o SEBRAE Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do SEBRAE e parceiros 48 meses Coordenadores e Consultores Recomendar redirecionamento da ação na R.O. 14 de Junho Consultores Após R.O. deliberação para manter somente acompanhamento e informação nas R.Os. quando pertinente 2º. Semestre Status: Ação será descontinuada no 2º. Semestre; foco de acompanhamento e informação quando houver tema pertinente

28 4º Encontro Nacional Fóruns Regionais
Alinhamento Estratégico de Ações Coordenadores dos Comitês Temáticos Horário Auditório Comitê Temático Sala paralela 09:30 CT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação. 10:00 CT Desoneração e Desburocratização. 10:30 CT Compras Governamentais. 11:00 CT Investimento e Financiamento. 11:30 CT Comércio Exterior. 12:00 CT Tecnologia e Inovação. 12:30

29 Comitê Desoneração e Desburocratização
Status em 11/06/2012

30 Plano de Trabalho 2012 Ação 1 – DESBUROCRATIZAÇÃO DO ACESSO DAS MPEs À JUSTIÇA (Acordo de cooperação técnica (ACT), assinado entre MDIC e MJ), visando desburocratizar e facilitar o acesso das MPEs à justiça) Atividade Porque Como Quando Quem Elaboração de Pesquisa junto as entidades representativas das MPEs e Judiciário para identificar as dificuldades, entreves e gargalos, para acesso simplificado pelas MPEs e Justiça Ampliação do acesso simplificado as MPEs à justiça e serviços notariais Executar o Plano de Ação definido para os trabalhos de desburocratização do acesso a justiça, identificar os entraves e propor melhorias para o acesso a justiça bem como, reduzir e padronizar as cobranças das custas judiciais, e promover a capacitação dos membros dos orgãos públicos, cartórios, judiciário, entidades de classes das MPES e empresários. 1º Semestre 2012 SETEC, Fábio Silva e Consultor SEBRAE (Rosangela Bastos) a) Elaborar o questionário base para pesquisa junto as entidades representativas das MPEs e Judiciário para identificar as dificuldades, entraves e gargalos, para acesso simplificado pelas MPEs a Justiça. Situação atual: Questionário final aprovado pelo MJ, inserção do mesmo por meio de link a ser disponibilizado às entidades para aplicação, bem por parte do governo (Compras Net).

31 Plano de Trabalho 2012 Ação 2 – Fiscalização orientadora (contemplando aspectos Trabalhistas, Ambientais e Metrológicos). Atividade Porque Como Quando Quem a) Cartilha para Fiscalização Orientadora quanto aos aspectos Trabalhistas, Ambientais e Metrológicos, complementar os dois últimos aspectos Orientar as MPES quanto aos tramites e exigências para a Fiscalização Orientadora ao Invés de punitiva. Articular reunião para apresentar ao Ministério do Meio Ambiente, documento consolidado (Cartilha de Fiscalização Disseminar a cartilha, através de ações conjuntas com os atores estratégicos (MDIC, SEBRAE, CNI, CNC, Sindicatos). Estruturar e encaminhar nota técnica ao IBAMA para demonstrar desconformidade da IN 06/2011 (suspensão da fiscalização 1º Semestre 2012 Sérgio Nunes e Marcos Leite b) Propor nota técnica a ser encaminhada ao IBAMA para revogação da IN nº 06/2011 que revogou a IN 211/2008 Situação atual : Viabilizar novo contato com o IBAMA e INMETRO para alinhamento nas ações de fiscalização conforme disposto na LC 123/2006.

32 Plano de Trabalho 2012 Ação 3 – Contabilidade Simplificada para MPEs (Resolução CFC n⁰ 1.255/2009). Atividade Porque Como Quando Quem Melhorar a aplicação das regras de contabilidade para MPEs Melhorar a aplicação das regras contábeis, de acordo com a Resolução CFC nº 1.255/2009 aos conceitos de MPEs, previstos na Articular a primeira reunião dos integrantes nomeados para comporem o GT, conforme Portaria 193/2011. Apoiar e orientar a elaboração do plano de trabalho do referido comitê, para elaborar estudos, analisar mudanças e propor Abril / 2012 Fábio Medeiros Consultor SEBRAE (Rosangela Bastos) Criação de cartilha orientadora para aplicação das regras contábeis as MPES Estruturação e realização de capacitações para disseminar a importância da utilização da contabilidade simplificada Elaborar uma cartilha especifica contendo orientações para as MPEs, a análise da adaptação Resolução CFC nº 1.255/2009 aos conceitos de MPE, previstos na Lei Complementar 123 Primeira reunião realizada em 26 de Abril de 2012; Segunda reunião realizada em 23 de Maio de 2012, com proposição de apresentação de propostas de sugestão para criação de norma; 1º Semestre 2012 Sérgio Nunes, Fábio Silva e Consultor SEBRAE (Rosangela Bastos) Situação atual : Realizada a 3ª Reunião do GT em 11 de junho de 2012, com aprovação de envio de ofício ao CFC para apresentação de sugestões na criação de Nova Norma de Contabilidade Simplificada.

33 Plano de Trabalho 2012 Ação 4 – ADEQUAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA AO PREVISTO NA LEI GERAL (Portaria e Portaria 373 MTE – Ponto Eletrônico. Atividade Porque Como Quando Quem Propor artigo a ser incluído na Portaria 373, solicitando dispensa de Ponto Eletrônico para as MEs e EPPs. Obter dispensa desta obrigatoriedade para as MPEs Acompanhar o andamento do Oficio nº 50/2011, encaminhado dia 29/11/2011, ao Sr. Leonardo Soares, quanto a dispensa ao previsto na portaria 373/2011 do MTE. Revisar a Legislação trabalhista para adequação a Lei 123/2006. Março 2012 Sérgio Nunes Consultor SEBRAE (Rosangela Bastos) a) Estruturar GT para realizar estudos e propor ações de adequação da Legislação Trabalhista a Lei 123/2006. Fábio Silva e Rosangela Bastos Situação atual : ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO junto ao MTe , com o Sr. Leonardo Soares a respeito do ofício encaminhado.

34 Plano de Trabalho 2012 Ação 5 – Atualização da Lei de Licitações – Lei 8.666/93. Atividade Porque Como Quando Quem Encaminhamento de Proposta de Emenda a Lei das Licitações, para atualização Atualizar a Lei das Licitações com benefícios as MPEs conforme Lei 123/2006. Verificar o andamento da ação e cobrar as sugestões para apresentação do documento final (relativo a proposta de emenda ao PL 001/2011 que altera a Lei 8666), ao Comitê de Compras Governamentais e ao CGSIM para sugestões/ajustes e, na reunião ordinária deste comitê para validação e encaminhamento Março 2012 Marcos Leite Encaminhar, para Assessoria Parlamentar, para providências a Proposta de Emenda ao PL 001/2011 para atualização da Lei de Licitações Sérgio Nunes Rosangela Bastos Situação atual : MONITORAMENTO do PL 001/2011 com assessoria parlamentar.

35 Plano de Trabalho 2012 Ação 6 – Integração dos dados Cadastrais dó DNRC pelo INPI e Juntas Comerciais . Atividade Porque Como Quando Quem Articular com o DNRC para que seja disponibilizados os dados cadastrais de uso comum pelo INPI e Juntas Comerciais. Integrar o Cadastro do DNRC para uso pelo INPI e Juntas Comerciais Acompanhar andamento das ações do Sr. Valdemar Thompsen, conforme registrado na memória da reunião realizada em 10/08/2011; 1º Semestre 2012 Valdemar Thompsen Acompanhar junto ao MDIC se os dados estão sendo integrados pelos estados. Rosangela Bastos Situação atual : Está sendo organizado mapa de MONITORAMENTO a ser alimentado com informações das Juntas Comerciais dos estados, informando da efetividade da integração.

36 Plano de Trabalho 2012 Ação 7 – Desconsideração da Personalidade Jurídica – Penhora online – Projeto de Lei nº 3401/08. Atividade Porque Como Quando Quem Monitoramento do PL nº 3401/08. Aprovação do PL nº 3401/08 Monitoramento político na Câmara dos deputados da tramitação do Projeto de Lei nº 3401/08, que fixa critérios objetivos para que seja desconsiderada a Personalidade Jurídica em casos tipificados e específicos, afastando a penhora on-line. 1º Semestre 2012 Assessoria Parlamentar do MDIC Consultor SEBRAE (Rosangela Bastos) Acompanhamento e Monitoramento Situação atual : ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO junto a Assessoria Parlamentar.

37 Plano de Trabalho 2012 Ação 8 – Revogação do Artigo 977 do Código Civil que "discrimina os cônjuges casados em comunhão universal de bens,impedindo-os de constituir sociedade empresária entre si". Atividade Porque Como Quando Quem Articular com parlamentare(es) com vistas à aprovação deste PL Revogação do Artigo 977 do Código Civil Realizar e acompanhar a articulação parlamentares com vistas à aprovação deste PL Fevereiro 2012 Sérgio Nunes e Marcos Leite Acompanhamento e monitoramento Maio Rosangela Bastos Situação atual : ACOMPANHAMENTO e MONITORAMENTO.

38 Novas Ações Propostas

39 Plano de Trabalho 2012 Ação 9 – SPED - Sistema Público de Escrituração Digital. Atividade Porque Como Quando Quem Melhorar o ambiente de implementação do SPED para as MPE´s Propor melhores condições de implementação do SPED para as MPES, proporcionando condições de adaptação e redução dos custos Articular reuniões e encontros com grupos da RFB que estão atuando na implementação do SPED; Avaliar as condições das MPE´s para estarem prontas para o SPED até 2012, quando será exigido para todas as empresas 2º Semestre 2012 Sérgio Nunes/Rosangela Bastos Criação de material orientador e de capacitação Atuar na capacitação das empresas e pessoal técnico que irá operar o SPED Propor a criação de um GT do SPED Situação atual :NOVA AÇÃO PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO.

40 Plano de Trabalho 2012 Ação 10 – Certificação Digital . Atividade
Porque Como Quando Quem Redução dos custos envolvendo a certificação digital para a MPE e seus reflexos nas obrigações acessórias exigidas Propor ao Governo Federal a redução da periodicidade das remessas ao fisco, escalonando as empresas por grupos em faixas de faturamento, quantidade de empregados e atividades; a) Elaborar propostas a serem encaminhadas à RFB – Receita Federal do Brasil, em especial ao grupo de implementação do SPED, informando as dificuldades que a MPE vem enfrentando e quais as sua sugestões e críticas; 2º Semestre 2012 Sérgio Nunes Rosangela Bastos Situação atual :NOVA AÇÃO PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO .

41 Plano de Trabalho 2012 Ação 11 – Desburocratização na exportação de serviços pela MPE. Atividade Porque Como Quando Quem Atuar conjuntamente com o CT COMEX na proposição de regras de desburocratização na exportação de serviços pela MPE Proporcionar à MPE formas mais simplificadas para exportação de serviços Realizar reunião com o Departamento Jurídico e Assessoria Parlamentar do MDIC e com o CT COMEX para identificação das medidas necessárias ao encaminhamento do pleito. 2º Semestre 2012 Marcos Leite Rosangela Bastos Situação atual : Situação atual :NOVA AÇÃO PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO.

42 4º Encontro Nacional Fóruns Regionais
Alinhamento Estratégico de Ações Coordenadores dos Comitês Temáticos Horário Auditório Comitê Temático Sala paralela 09:30 CT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação. 10:00 CT Desoneração e Desburocratização. 10:30 CT Compras Governamentais. 11:00 CT Investimento e Financiamento. 11:30 CT Comércio Exterior. 12:00 CT Tecnologia e Inovação. 12:30

43 Compras Governamentais
Comitê Temático Compras Governamentais Status em 11/07/12

44 Plano de Trabalho 2012 Macro-Ação 1 – Qualificação para implementação da LC 123 Atividade Porque Como Quando Status 11/07 Capacitação via curso de Compras Governamentais do Sebrae Conhecer o rito procedimental Mobilização de entidades, divulgação e recomendação de participação Março Curso será realizado com as entidades do Fórum de 01 a 03/08 em Brasília Criação de modelo de PL de Compras Governamentais para Estados e Municípios Auxiliar os Estados e Municípios na publicação e implementação dos benefícios Estudar as legislações vigentes e elaborar modelos de PL´s Junho As entidades do Fórum têm até 15/7 para opinar sobre conteúdo apresentado pelo GT formado no Comitê Realização de pesquisa sobre os gargalos que as MPEs enfrentam para vender ao governo. Qualificar a elaboração de políticas públicas para o segmento Elaboração de proposta e aplicação de pesquisa junto às instituições Dezembro Proposta validada na ordinária do Comitê. Em adequação para formato digital para envio às entidades Elaboração da Cartilha para Gestores Municipais Colocar os benefícios às MPE´s em prática Prospectar modelo adequado ao propósito de concessão dos benefícios Depende da finalização do modelo de PL Acordo de Cooperação Técnica entre MDIC, Atricon, IRB, FNP, CNM a ser assinado na Plenária Ampliação do limite de licitações exclusivas para MPEs nas compras governamentais de R$ ,00 para R$ ,00* Propiciar o aumento da participação das MPEs nas compras públicas. Encaminhar ao Congresso Nacional projeto de lei complementar para alterar o inciso i do artigo 48 da lei complementar nº 123/2006 GT propôs uma redação e os coordenadores estão elaborando as justificações para completar o texto do PLC

45 Plano de Trabalho 2012 Macro-Ação 2 – Disponibilização de informações e cases Atividade Porque Como Quando Status 11/07 Levantar em 9 Estados e 9 Capitais o volume de participação das MPE´s em compras governamentais Conhecer o % das MPE´s no total das Compras Governamentais Secretaria de Planejamento; Possibilidade de adesão ao Siasg; Por dedução das médias e grandes empresas Junho Ofício enviado às 27 UFs solicitando as informações sobre compras das MPEs, inclusive na respectiva capital Prospectar novos casos exitosos de Compras Governamentais que priorizem MPE´s Disseminar os cases Prefeito empreendedor; Secretarias de Planejamento; Selecionar os principais; Publicar no site Fórum Experiência do Fopemimpe de Uberlândia identificada e divulgada, Experiências vencedoras (nacional e regionais) do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor a serem divulgadas

46 Plano de Trabalho 2012 Macro-Ação 3 – Acesso a mercados e acordos de cooperação Atividade Porque Como Quando Status 11/07 ACT com os Correios Ser uma referência de CG para as demais estatais Dar sequência ao Plano de Ação; Publicar os resultados Junho ACT em andamento, Ao menos 5 funcionários da ECT participarão da capacitação em Compras Antecipação de recebíveis Condições das MPE´s financiarem seus insumos Ação conjunta Comitê Financiamento: mapeamento Bancos Ação em avaliação dentro do ACT Acordo de Cooperação Técnica com a Atricon; IRB; FNP; CNM* Ampliação da regulamentação e da implementação da Lei Complementar 123/2006 em todo o país, visando à garantia do tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte em especial nas compras e contratações públicas. Assinar ACT; Implementar Grupo de Trabalho; Elaborar Plano Operacional ACT até Julho de 2014 Acordo de Cooperação Técnica a ser assinado na Plenária Ampliação da participação das MPEs no fornecimento para as Estatais* a proposta visa inserir as MPEs na política de compras de outras estatais. Acreditamos que isso pode acontecer por meio da regulamentação deste capítulo na política interna de compras de cada estatal. Realizar reunião com o DEST; Determinar a regulamentação interna do capítulo V da lei geral nas estatais Dezembro A ser realizada

47 4º Encontro Nacional Fóruns Regionais
Alinhamento Estratégico de Ações Coordenadores dos Comitês Temáticos Horário Auditório Comitê Temático Sala paralela 09:30 CT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação. 10:00 CT Desoneração e Desburocratização. 10:30 CT Compras Governamentais. 11:00 CT Investimento e Financiamento. 11:30 CT Comércio Exterior. 12:00 CT Tecnologia e Inovação. 12:30

48 Investimento e Financiamento
Comitê Temático Investimento e Financiamento Status em 11/07/2012

49 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 1 - Articulação para o cumprimento do art. 58 da Lei Geral que trata de linha de crédito específica para o setor. Atividade Porque Como Quando Quem Articulação para o cumprimento do art. 58 da Lei Geral. Ampliar o acesso das MPEs ao crédito. Avaliar os aspectos fundamentais às MPEs para a criação de linha de crédito. ABR/12 - ok Coordenadores Consultor e GT Prod. Finan. Desenvolver atributos para criação de linhas de crédito; Proposição aos Bancos Oficiais, para a criação de Linhas de Crédito respeitando os atributos definidos pelo Grupo de Trabalho. JUN/12 – Em andamento. Reiterar ao BACEN a divulgação por faixa de faturamento de acordo com a Lei Geral das aplicações para MPEs. FEV/12 – ok OF 02/12 MDIC/SCS/DEPME/Fórum 12/02/12 Consultor e Secretaria Técnica.

50 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 2 - Proposição de destinação de recursos específicos para as MPEs. Atividade Porque Como Quando Quem Proposição de destinação de recursos específicos para as MPEs. Ampliar o acesso das MPEs ao crédito. Estruturar proposta FECOMÉRCIO/MG para encaminhamento ao Poder Executivo.  Agendamento de Reunião no BACEN para esclarecimento de dúvidas sobre recursos do compulsório. JUN/12 Recebido MDIC 22/05 para formatação. Elaborado decreto – chamada pública por 20 dias. Coordenadores, Consultor e GT Produtos Financeiros. Articular com Entidades Representativas e Frente Parlamentar Mista de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para agilizar a regulamentação pelo Poder Executivo. DEZ12 Coordenadores Consultor e GT Prod. Finan. Mobilização e Acompanhamento da solicitação. JUN/13 Coordenadores.

51 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 3 - Padronização dos documentos para análise de crédito para as MPEs. Atividade Porque Como Quando Quem Padronização doc análise de crédito para as MPEs. Ampliar o acesso das MPEs ao crédito. Instituir Grupo de Trabalho Inst. 2011 Coordenadores, Consultor e GT Padronização. Solicitar aos Bancos oficiais, ABDE, Itaú, Bradesco, Santander, SICRED e SICOOB (relação de documentos, formulários).  Constituir equipe técnica - análise e elaboração de mapa (Equipe constituída FIESP);  Avaliar o resultado da análise e dos mapas e propor melhorias;  Elaborar relação de documentos padronizada e produzir manual de orientação ao empresário. JUN/12 AGO/12 Coordenadores Consultor e GT Padronização.

52 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 4 – Fomentar a criação de um mercado de valores mobiliários para as MPEs. Atividade Porque Como Quando Quem Fomentar a criação de um mercado de valores mobiliários para as MPEs. Ampliar o acesso a outras fontes de recursos. Realizar estudo do ambiente existente. Identificar legislação. Sensibilizar a Comissão de Valores Mobiliários. DEZ/12  Apreentação ABVCAP Reunião Bovespa 13/06/12. Aguardando pauta para proposta criação de estratégia nacional para investimentos startups e emergentes. Coordenadores, Consultor. Divulgar os mecanismos existentes. Criar um ambiente favorável para inserir as MPEs no mercado de valores mobiliários. DEZ/12 DEZ/20 Coordenadores Consultor.

53 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 5 – Propor mecanismos para o crédito coletivo – Aval Solidário para as MPEs. Atividade Porque Como Quando Quem Desenvolver mecanismos para o crédito coletivo – Aval Solidário. Ampliar o acesso das MPEs ao crédito. Instituir Grupo de Trabalho para estudos. (instituído – SIMPI/AM). GT 2011 Recebida metodologia do Banco do Nordeste e Encaminhada aos integrantes do GT para análise. Coordenadores.  Realização de estudo e apresentação de proposta. DEZ/12 2015 Coordenadores Consultor e Grupo de Trabalho Aval Solidário.

54 Instituído Coordenador do GT Flávio Vital – FIESP em 25/05/12.
Ação 6 – Regulamentar a cédula de crédito microempresarial e fomentar a criação de instrumento de apoio financeiro Compras Governamentais. Atividade Porque Como Quando Quem  Articulação para regulamentar a cédula de crédito microempresarial e fomentar a criação de instrumento de apoio financeiro - Compras Governamentais. Ampliar o acesso ao crédito e fomentar as compras governamentais. Proposta de cronograma. Grupo de trabalho: Carlos Augusto Harger, Diretor de Apoio as MPEs do Gov./SC, Paulo Braga, do BNB, Jean, do Fórum Regional da Bahia, Danilo/CNI, Fabio/ MDIC, Secretaria de MG. ABR/12 Instituído Coordenador do GT Flávio Vital – FIESP em 25/05/12. Coordenadores, Consultor e Secretaria Técnica. Articular com Entidades Representativas e Frente Parlamentar Mista de Apoio às Micro e Pequenas Empresas p/ agilizar a regulamentação pelo Poder Executivo. DEZ/12 Articular com os Correios para implementação de instrumento antecipação de Compras Governamentais. Realizada reunião com os correios. Aguardando agenda para apresentação dos modelos. Coordenadores, Consultor e ST.

55 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 7 - Atualizar as cartilhas elaboradas no âmbito do Comitê Temático Investimento e Financiamento. Atividade Porque Como Quando Quem Atualizar as cartilhas elaboradas no âmbito do Comitê Temático Investimento e Financiamento. Ampliar o acesso ao crédito e aumentar a competitividade. Encaminhar as instituições financeiras e ABDE documento para atualização. Revisão e ajustes nos documentos. Publicação. JUL/12  OF MDIC/SCS 021/Maio/12 ao SEBRAE. Em fase de elaboração de conteúdo. Coordenadores Consultora e Secretaria Técnica.

56 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 8 - Fomentar e acompanhar a Implementação do Cadastro Positivo. Atividade Porque Como Quando Quem Fomentar e acompanhar a Implementação do Cadastro Positivo. Ampliar o acesso das MPEs ao crédito. Reiterar ofício encaminhado ao BACEN. MAI/12 Encaminhada minuta de ofício para MDIC. ACT com BACEN em andamento. Coordenadores Consultora e Secretaria Técnica. Fomentar as regulamentações pendentes que envolvem o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o poder executivo. DEZ/12

57 Aguardando agendamento pela Secretaria Técnica.
Ação 9 – Fomentar o ambiente de Garantias para as MPEs. Atividade Porque Como Quando Quem Fomentar a criação do Marco Regulatório do Sistema Nacional de Garantia de Crédito pelo poder executivo, em cumprimento do Art. 60-A da Lei Geral. Reduzir o custo do crédito e aumentar a concorrência. Agendamento de reunião na Casa Civil.  Propor ao legislativo a criação de marco regulatório do Sistema Nacional de Garantia de Crédito;  Articulação com o BACEN e mobilização das entidades públicas e privadas em prol da implementação do marco regulatório do Sistema Nacional de Garantia de Crédito. JUN/12 Aguardando agendamento pela Secretaria Técnica. DEZ/12 DEZ/15 Coordenadores Consultora e Secretaria Técnica. Fomentar o aporte de recursos para o FGO e aumentar a abrangência do FGI – Fundo Garantidor de Investimentos. -Realizar articulação sensibilização e mobilização para o aporte de recursos ao Fundo de Garantia de Operações – FGO. - Articulação para aumentar a abrangência do FGI. ABR/12 OF 08/12 MDIC

58 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 10 - Padronizar os serviços bancários para Pessoa Jurídica, em especial para as MPEs. Atividade Porque Como Quando Quem Padronizar os serviços bancários para Pessoa Jurídica, em especial para as MPEs. Melhorar o ambiente competitivo bancário para as MPEs. Realizar diagnóstico para identificar e priorizar os serviços bancários a serem padronizados. Definir em conjunto com o BACEN os serviços a serem padronizados. JUN/12 OF 023 MDIC/SCS ao SEBRAE. Coordenadores e Consultor. Acompanhar a regulamentação pelo BACEN. DEZ/12

59 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 11 – Fomentar a redução dos custos de estrutura de uso de cartões para as MPEs. Atividade Porque Como Quando Quem Fomentar a redução dos custos de estrutura de uso de cartões para as MPEs. Melhorar o ambiente de cartões para as MPEs. Realizar estudo sobre a indústria de cartões. Realização de Workshop: “A indústria de cartões de pagamento”. Identificação de demandas e apoio institucional por meio das entidades. Apresentação do trabalho no comitê para sugestões e considerações. Consolidação dos resultados. JUN/12 Apresentação BACEN 25/05/12 DEZ/12 Coordenadores e Consultor.  Coordenadores, Grupo de Trabalho – Cartões de Crédito e Consultor. Proposição aos atores envolvidos  Monitoramento e Acompanhamento.

60 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 12 – Analisar o Programa de capacitação para MPEs sobre o processo de crédito. Atividade Porque Como Quando Quem Analisar Programa de capacitação para MPEs sobre o processo de crédito. Elevar a qualificação das MPEs sobre produtos e serviços financeiros. Análise do Mapeamento efetuado pelo CT Informação e Capacitação dos cursos disponíveis, consolidar e disponibilizar o Programa de capacitação para MPEs no site do Fórum. DEZ/12 Aguardando o mapeamento. Coordenadores e Consultor. Comitê de Disseminação, Informação e Capacitação. Proposição aos atores envolvidos  Monitoramento e Acompanhamento.

61 4º Encontro Nacional Fóruns Regionais
Alinhamento Estratégico de Ações Coordenadores dos Comitês Temáticos Horário Auditório Comitê Temático Sala paralela 09:30 CT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação. 10:00 CT Desoneração e Desburocratização. 10:30 CT Compras Governamentais. 11:00 CT Investimento e Financiamento. 11:30 CT Comércio Exterior. 12:00 CT Tecnologia e Inovação. 12:30

62 Comitê Comércio Exterior Status em: 09/07/12

63 Coordenadores e Consultora
Plano de Trabalho 2012 Ação 1 - Ampliação do alcance do Drawback para as empresas que exportam por meio de DSE Atividade Porque Como Quando Quem Realização de reunião com a Secretaria de Comércio Exterior DENOC/MDIC Verificar em que estágio se encontra esta ação para prosseguir com os encaminhamentos Agendamento de reunião no DENOC/MDIC Mar Coordenadores e Consultora Elaboração de documento com as principais informações coletadas Consultora Acompanhar o andamento das solicitações de alterações junto a RFB Identificar possíveis gargalos no atendimento ao pleito das adequações da ferramenta Agendar reuniões junto a RFB, por meio da SECEX, para verificação do andamento dos ajustes solicitados Jun/Jul/Ago Coordenadores Status: Essa ação está em estágio avançado de negociação entre a Secex e Receita Federal do Brasil. Já foi enviada nota técnica pela Secex à RFB.

64 Coordenadores e Consultora Parceiros – Secex, BB, APEX e Sebrae
Plano de Trabalho 2012 Ação 2 - PROEX – ampliação da divulgação da ferramenta Atividade Porque Como Quando Quem Realização de reuniões com parceiros Identificar a melhor forma para divulgação do PROEX e seus benefícios Agendar reunião junto ao Sebrae, APEX e Banco do Brasil para identificação de instrumentos de divulgação que podem ser disponibilizados Mar Coordenadores e Consultora Preparar documento com as informações coletadas durante a reunião Consultora Criar materiais de divulgação do PROEX Ampliar o conhecimento da ferramenta por parte das MPEs Elaborar e produzir materiais de divulgação sobre o PROEX, em linguagem adequada e acessível ao público alvo – MPEs Mar – Abr SECEX Elaborar estratégia de distribuição dos materiais a serem produzidos sobre o PROEX Jun – Jul Parceiros – Secex, BB, APEX e Sebrae Verificar a eficácia da distribuição dos materiais Garantir o correto endereçamento dos materiais produzidos Acompanhar junto aos parceiros a forma e o resultado da distribuição dos materiais produzidos Segundo semestre A Cartilha PROEX será lançada na plenária de 12/07.

65 Coordenadores e Consultora
Plano de Trabalho 2012 Ação 3 - Exportação Simplificada via Marítima Atividade Porque Como Quando Quem Realização de reunião com a Secretaria de Comércio Exterior DENOC/MDIC Verificar em que estágio se encontra esta ação para prosseguir com os encaminhamentos. A RFB lidera essa ação que passou a ser chamada de Simples Aduaneiro que será implementada até o final de 2012 Agendamento de reunião no DENOC/MDIC Mar Coordenadores e Consultora Elaboração de documento com as principais informações coletadas Consultora Acompanhar o andamento das solicitações de alterações junto a RFB Identificar possíveis gargalos no atendimento ao pleito Agendar reuniões junto a RFB, por meio da SECEX, para verificação do andamento dos ajustes solicitados Abr/Mai/Jun Coordenadores Status: Essa ação está em estágio avançado de negociação entre a Secex e Receita Federal do Brasil. A RFB lidera essa ação que passou a ser Simples Aduaneiro que será implementada até o final de 2012.

66 Coordenadores e Consultora
Plano de Trabalho 2012 Ação 4 - Extensão do benefício do aumento do limite de enquadramento no SIMPLES concedido às empresas exportadoras de bens e mercadorias para as empresas exportadoras de serviços – revisão da Lei Complementar Atividade Porque Como Quando Quem Extensão da ampliação do limite do SIMPLEs para empresas exportadoras de serviços Estender o benefício do aumento do limite de enquadramento para as empresas de serviços Realização de reunião com o Departamento Jurídico e Assessoria Parlamentar do MDIC para identificação das medidas necessárias ao encaminhamento do pleito -- Coordenadores e Consultora Elaborar sugestão de alteração da Lei Complementar para envio ao Congresso Nacional Assunto já tratado com o Secretário Executivo do Simples Nacional e com o Secretário Barreto da RFB. O sinal dado por ambos foi positivo, sobretudo em razão da implantação do SISCOSERV. SCS aguarda o momento político mais adequado para propor alteração na LC.

67 Plano de Trabalho 2012 Atividade Porque Como Quando Quem
Ação 5 - Ampliação das ZPEs para Serviços – continuação das articulações para atendimento do pleito Atividade Porque Como Quando Quem Revisão do marco regulatório de ZPE Em razão de lacunas verificadas na Lei nº /2007, que dispõe sobre o regime tributário, cambial e administrativo das ZPE Posicionamento sobre a revisão da legislação de ZPE será levado à apreciação do CZPE. Tramitação no Congresso Nacional dois projetos de lei que visam permitir a instalação, nas ZPE, de empresas do setor de serviços. Em andamento SE/CZPE Criação de ZPE para Exportação de Serviços. Importância do setor de serviços para o Brasil assim como os resultados esperados para as ZPE (redução dos desequilíbrios regionais, fortalecimento do balanço de pagamentos, promoção da difusão tecnológica, geração de empregos e desenvolvimento econômico e social do País) Será constituído Grupo de Trabalho que tratará do tema sob a coordenação SE/CZPE. SE/CZPE e SCS/MDIC

68 Coordenadores/ Consultora
Plano de Trabalho 2012 Ação 6 - Alteração da Instrução Normativa 650/2006 na Habilitação Simplificada Atividade Porque Como Quando Quem Alteração da Instrução Normativa 650/2006 na Habilitação Simplificada (A LC 139/2011 estabeleceu novo limite anual de R$ ,00 para operação em exportação, às empresas optantes do Simples Nacional) Permitir aumento das exportações das MPE via DSE e Regular sem alterar a opção tributária das empresas e permanecer na Habilidade Simplificada no SISCOMEX Enviar NT contendo a proposta para a RFB e iniciar entendimentos Jun Coordenadores/ Consultora Nota técnica enviada a Receita Federal.

69 4º Encontro Nacional Fóruns Regionais
Alinhamento Estratégico de Ações Coordenadores dos Comitês Temáticos Horário Auditório Comitê Temático Sala paralela 09:30 CT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação. 10:00 CT Desoneração e Desburocratização. 10:30 CT Compras Governamentais. 11:00 CT Investimento e Financiamento. 11:30 CT Comércio Exterior. 12:00 CT Tecnologia e Inovação. 12:30

70 Comitê Inovação e Tecnologia Status em 11/06/12

71 Plano de Trabalho 2012 Ação 1 – Propor melhores práticas de políticas setoriais para incentivo e apoio coletivo a Tecnologia e Inovação para ME e EPP Atividade Porque Como Quando Quem Identificar ações exitosas e casos de sucesso dentre APLs existentes Buscar iniciativas que já deram certo, modelos de sucesso e boas práticas. Fazer consulta em Universidades, Sebrae, Agencias de Fomento CNPQ, Embrapa Instituições representativas, Ministérios, Projetos MCTI, FAPs, Câmara Federal, legislação vigente de incentivo. Julho / Agosto Participantes do Forum + Coordenadores. Sob a responsabilidade do Comnsultor Consultar Foruns Regionais sobre necessidades de inovação e casos de sucesso Secretarias Tecnicas Alinhamento com os demais CTs para identificação de temas comuns Consultores Elaborar documento de referencia com etapas de realização, setores, atores envolvidos, valores e resultados alcançados. Consultor

72 Plano de Trabalho 2012 Ação 1 – Propor melhores práticas de políticas setoriais para incentivo e apoio coletivo a Tecnologia e Inovação para ME e EPP Atividade Porque Como Quando Quem Identificar as demandas dos setores prioritários do PBM Manter o alinhamento das iniciativas com o PBM. Acompanhar as deliberações do Programa e verificar o que pode ser benéfico para a MPE. Julho a outubro Coordenadores e Consultor Elaborar documento de acompanhamento dos setores. Mensal até outubro Criar um modelo de atuação com políticas governamentais Identificar os atores responsáveis por executar as ações (publico, privado e terceiro setor) e âmbito de atuação local, estadual ou federal. Elaborar matriz de responsabilidades X atores. Outubro Coordenadores, Consultor e DEPME Apresentar Proposta Reunir as informações coletadas . Modelo de proposta será de acordo com a instituição responsável para garantir que o pedido seja efetivo. (Proposta de projeto, Projeto de Lei, Normativa, etc...) Novembro - Plenária Coordenadores e Consultor e DEPME

73 Plano de Trabalho 2012 Ação 2 – Ajustar linhas de financiamento para Tecnologia e Inovação para ME e EPP Atividade Porque Como Quando Quem Identificar gargalos para acesso a financiamento de inovações Garantir que as propostas possuam impacto positivo no acesso a linhas para inovação para as MPEs Alinhamento de ações com o CT de Investimento e financiamento Agosto Consultores e Coordenadores Consultar Fóruns Regionais sobre necessidades, gargalos, casos de sucesso e formas de melhorias Secretarias Técnicas Avaliar as ações que possuem relação com fomento/incentivo a inovação Consultor Mapear atores envolvidos Reunião CNPQ Pintec / FINEP / CONFAPs / ANPEI Setembro Coordenadores Elaborar documento de referencia contendo dificuldades e possibilidades de melhorias Coordenadores e Consultores

74 Plano de Trabalho 2012 Ação 2 – Ajustar linhas de financiamento para Tecnologia e Inovação para ME e EPP Atividade Porque Como Quando Quem Articular com os participantes para ampliar o acesso a linha de financiamento com as FAPs e outras instituições de financiamento ao fomento Garantir que as propostas possuam impacto positivo no acesso a linhas para inovação para as MPEs Marcar reuniões estratégicas para apresentação de documento de referencia e validar modelos propositivos de melhoria aos órgãos competentes, identificando os tramites necessários, tempo previsto e o tipo de proposta mais adequada a ser feita Outubro Coordenadores, Consultores e DEPME Propor modelo de funcionamento elaborar documento propositivo Apresentar Minutas de propostas para serem encaminhadas aos órgãos responsáveis Novembro - Plenária

75 Plano de Trabalho 2012 Ação 3 – Propor alterações no Marco Legal de inovação contemplando ME e EPP Atividade Porque Como Quando Quem Identificar formas de apoio a inovação e seus gargalos Garantir que a legislação vigente esteja de acordo com as necessidades de MPE e propor novos modelos de incentivo a inovação Alinhamento de ações com os demais CTs para identificar as tematicas comuns e definir (acompanhamento/realização) Julho Consultores Identificar atores participantes Agosto Consultor Consultar Foruns Regionais sobre necessidades, propostas e modelos exitosos Julho / Agosto Secretarias técnicas Fazer consulta em Universidades, Sebrae, Agencias de Fomento CNPQ, Embrapa Instituições representativas, Ministérios, Projetos MCTI, FAPs, Câmara Federal, sobre analises e propostas de melhoria na legislação vigente de incentivo. Coordenadores e Consultor articular com participantes do processo o aprimoramento das Leis Setembro Coordenadores e DEPME

76 Plano de Trabalho 2012 Ação 3 – Propor alterações no Marco Legal de inovação contemplando ME e EPP Atividade Porque Como Quando Quem Propor documento Garantir que a analise e a proposta elaborada seja encaminhada na forma legal, pelo órgão competente e que efetivamente seja colocado em prática Modelo de proposta será de acordo com a instituição responsável para garantir que o pedido seja efetivo. (Proposta de projeto, Projeto de Lei, Normativa, etc...) Outubro Coordenadores e DEPME, Consultor

77 Plano de Trabalho 2012 Ação 4 – Melhorar ambiente para o investimento de capital de Risco para as ME e EPP Atividade Porque Como Quando Quem Identificar gargalos legais para provimento desta modalidade junto a MPE Subsidiar a elaboração de um ambiente legal para que seja possível operar de forma facilitada Alinhamento de ações com os demais CTs para identificar as tematicas comuns e definir (acompanhamento/realização) Agosto Consultores e Coordenadores Identificar atores participantes coordenadores e Consultor Consultar Fóruns Regionais, Fazer consulta em Instituições e agencias de Fomento, sobre necessidades, propostas e modelos exitosos Setembro/ Outubro Secretarias Técnicas, Coordenadores e Consultor Elaborar proposta de ação coletiva para implnatação de ações Reunir informações para composição de documento de refencia para melhorias no acesso a esta modalidade de financiamento Consultor e Coordenadores Propor Modelo de Funcionamento Propor documento com grupo de ações e responsaveis para relaização de melhorias no ambiente legal. modelo de proposta será de acordo com a instituição responsavel para garantir que o pedido seja efetivo. (Proposta de projeto, Projeto de Lei, Normativa, etc...) Novembro Coordenadores, Consultor e DEPME

78 Plano de Trabalho 2012 Ação 5 – Sensibilizar a ME e EPP sobre a Propriedade Industrial - INPI Atividade Porque Como Quando Quem Realizar atividades de sensibilização Sensibilizar a MPE quando a Importância da Propriedade Industrial Reunião com INPI para definir Atividades do Plano de Trabalho Julho DEPME, INPI, Coordenadores, Consultor Organizar e realizar Seminário sobre fortalecimento e desenvolvimento das MPEs e Propriedade Industrial agosto DEPME, Consultor Consultar Fóruns Regionais sobre necessidades, propostas e modelos exitosos Secretarias Técnicas Identificar locais/ atores/ eventos locais /nacionais para a realização de 1 Palestra sobre Apoio e fomento as MPEs Coordenadores, Consultor Realização de 1 Palestra sobre Apoio e fomento as MPEs setembro DEPME Aplicar questionario com participantes sobre perfil e dificuldades da MPE sobre o assunto e elaborar documento INPI, Consultor, DPME

79 Plano de Trabalho 2012 Ação 5 – Sensibilizar a ME e EPP sobre a Propriedade Industrial - INPI Atividade Porque Como Quando Quem Realizar atividades de Capacitação Capacitar a MPE quando a Importancia da Propriedade Industrial Reunião com INPI para definir Atividades do Plano de Trabalho Julho DEPME, INPI, Coordenadores, Consultor Preparar atividades para realização do mini curso. Agosto DEPME, Consultor realizar mini curso sobre Inovação e Propriedade Industrial Setembro DEPME Aplicar questionario com participantes sobre perfil e dificuldades da MPE sobre o assunto e elaborar documento setembro INPI, Consultor, DEPME Atividades Academicas Apoiar por meio de estudos e pesquisa e por meio de Grupos de trabalho todas atividades entre INPI e MDIC Propor formato de atuação no ambiente do Fórum Permanente e Fóruns regionais agosto

80 ENCERRAMENTO FÁBIO S. P. SILVA
Coordenador-Geral de Articulação Institucional, Crédito e Fomento às Micro, Pequenas e Médias Empresas

81 Desenvolvimento, Indústria
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas Ministério do Desenvolvimento, Indústria E Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços


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