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Metodologias para construção de SMA

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Apresentação em tema: "Metodologias para construção de SMA"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias para construção de SMA
Blitzkrieg Metodologias para construção de SMA

2 Equipe Augusto César Felipe Ribeiro Hugo Leonardo Luiz Thiago Brayner
Thiago Vinicius Yuri Pereira

3 Roteiro Introdução Metodologias Top-Down e Interativas
Gaia MaSE Metodologias de Projeto e Linguagens AUML

4 Introdução Organização de Sistemas Multiagentes
Projeto Implementação Metodologias e linguagens reaproveitadas na ES tradicional Lembrando de peculiaridades obrigatórias de um SMA

5 Engenharia de Software Orientada a Agentes
Metodologias Engenharia de Software Orientada a Agentes Engenharia de Software Orientada a Agentes Metodologias TOP-DOWN e Interativas GAIA MaSE AOR Metodologias de Projeto e Linguagens UML AIP AUML Padrões de Projeto Componentes Teoria dos Grafos Metodologias de desenvolvimento Orientadas a Agente

6 Metodologias Top-Down e Interativas
GAIA MaSE (Multiagent System Engineering)

7 GAIA Análise e Projeto orientado a agente
Permite a estruturação dos agentes e da sociedade dos agentes Propõe uma abordagem orientada a papéis para a análise e projeto de sistemas baseados em agentes. Após a identificação de papéis-chaves no sistema, um modelo de papéis detalhado é construído. Papéis então são mapeados em um modelo de classe de agentes.

8 GAIA Negocia com os níveis micro (intra-agente) e macro (inter-agente) da análise e projeto Entretanto não é uma metodologia generalista para todos os tipos de sistemas Multi-Agentes

9 GAIA Pretende suportar o desenvolvimento da resolução de problemas distribuídos nos quais os componentes que constituem o sistema são conhecidos em tempo de projeto (sistemas fechados) e nos quais todos os agentes são cooperadores em busca do objetivo global Não é apropriada para a análise e projeto de aplicações Internet, onde a abertura e auto-interação são fatores chaves

10 GAIA - Conceitos Entidades Abstratas: Usados para conceitualizar o sistema. Entidades Concretas: Usadas no processo de projeto do sistema Entidades Abstratas Entidades Concretas Papéis Permissões Responsabilidades Protocolos Atividades Responsabilidades de Sobrevivência Responsabilidades de Segurança Tipos de Agentes Serviços Conhecimentos

11 GAIA – Modelagem dos Papéis
A modelagem dos papéis auxilia a identificação dos papéis-chaves do sistema Um Papel pode ser visto como uma descrição abstrata da funcionalidade esperada de uma entidade

12 GAIA – Modelagem dos Papéis
É definido por quatro atributos: protocolos, permissões, responsabilidades e atividades Papel Permissões Responsabilidades De Sobrevivência De Segurança Protocolos

13 GAIA – Modelagem dos Papéis
Protocolos: define a maneira de interação com os outros papéis Permissões: são os direitos associados a um papel, indicando os recursos disponíveis para que o papel possa ser desempenhado Atividades: definem as tarefas por ele executadas sem a interação com outros agentes Atividades: Podem ser descritas como um conjunto de ações “privadas”.

14 GAIA – Modelagem dos Papéis
Responsabilidades: determinam a funcionalidade e são o atributo chave de um papel. Estão subdivididas em responsabilidades de sobrevivência e de segurança e são descritas na forma de expressões

15 GAIA – Modelagem dos Papéis
Modelo de modelagem de papel Modelo do Papel Nome do Papel Descrição Descrição curta do papel Protocolos Protocolos dos quais o papel toma parte Permissões “Direitos” associados ao papel Responsabilidades Sobrevivência Segurança Responsabilidades de Sobrevivência Responsabilidades de Segurança

16 GAIA – Modelagem dos Papéis
Modelagem das Interações (Definição do Protocolo) Consiste em um conjunto de definições de protocolos, um para cada tipo de interação entre papéis

17 GAIA – Modelagem dos Papéis
Requisitos descritos na modelagem de interações: Propósito: resumo da natureza da interação (ex: requisição de informação, Atividade de Agendamento, Definindo Tarefas) Inicializador: o(s) papel(is) responsáveis pelo início da interação. Interlocutor: o papel com o qual o inicializador interage. Entradas: informação usada pelo papel inicializador enquanto habilita o protocolo.

18 GAIA – Modelagem dos Papéis
Requisitos descritos na modelagem de interações: Saídas: Informação fornecida pelo/para a resposta do protocolo durante o curso da interação. Processamento: resumo do processamento efetuado pelo protocolo inicializado durante o curso da interação

19 MaSE MaSE (Multiagent Systems Engineering Methodology)
É similar a Gaia em sua generalidade e domínio da aplicação Suporta a criação automática de código para agentes através de suas ferramentas O objetivo principal é levar o projetista da especificação inicial do sistema de agentes até a implementação do mesmo

20 MaSE É composta por duas fases principais: Análise Projeto
Levantamento de Objetivos Caso de Uso (Use Cases) Refinamento de Papéis Projeto Criação das Classes de Agentes Construção dos Diálogos Montagem das Classes de Agentes Projeto do Sistema

21 MaSE

22 Metodologias de Projeto e Linguagens
Reaproveitamento de Linguagens de Modelagens UML??? Padrão para modelar Orientação a Objetos (e não de SMA) As propriedades, características, funções assumidas são diferentes para Objetos e Agentes UML + Agentes = AUML

23 AUML Debater algumas atividades de AUML Diferenciação para UML
Linhas de interação concorrentes Modelar protocolos de agentes Papel contra objetos Agente terá várias funções – papeis Debater algumas atividades de AUML Casos de uso Interação Diagrama de Classes (Classes em si)

24 Casos de Uso em AUML Representarão interações visando objetivos
Agentes e papel específico Descrição dos caminhos para objetivos

25 Diagrama de Interação Será destacada entre agentes
Troca de mensagens e ações Não comunicação via métodos Pode haver mais de uma comunicação com outro agente

26 Classes AUML Visões Agente  Organização  Ambiente  Interação 

27 Organização entre agentes

28 Diagrama de Classes

29 Diagrama de atividades

30 Referências Estudo de uma metodologia orientada a agentes – um protótipo para um ambiente virtual - Marcelo Antonio Perotto Engenharia de Software Orientada a Agentes - Jaelson Castro, Fernanda Alencar e Carla Silva


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