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Informações assistenciais na saúde suplementar

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Apresentação em tema: "Informações assistenciais na saúde suplementar"— Transcrição da apresentação:

1 Informações assistenciais na saúde suplementar
Gerência Geral Técnico-Assistencial dos Produtos Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos

2 INFORMAÇÕES EM SAÚDE DADO INFORMAÇÃO Descrição limitada de um fato.
Isoladamente difícil de ser usado, pois explica pouco Descrição mais elaborada que busca explicações de uma situação. Em geral associada ao foco do ator social que explica. Pode: Gerar ou alterar conhecimentos; Apoiar uma ação.

3 INFORMAÇÕES EM SAÚDE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Conjunto de partes, organizadas e interdependentes entre si que tem por objetivo: a coleta, registro, armazenamento, e processamento de dados; análise de dados, geração e fornecimento de informações.

4 INFORMAÇÕES EM SAÚDE INDICADOR
Aferições quantitativas e ou qualitativas que mostram pontos significativos de uma situação, auxiliando em sua análise e avaliação. Podem medir: recursos, processos e resultados.

5 INFORMAÇÕES EM SAÚDE INFORMAÇÕES EM SAÚDE Conjunto das informações:
demográficas, sociais, econômicas, ambientais, epidemiológicas, dos serviços de saúde, dentre outras; com potencial de conhecimento e ou apoio à ação em saúde.

6 INFORMAÇÕES EM SAÚDE INDICADORES DE SAÚDE
Medidas-sínteses que contêm informações relevantes sobre: determinados atributos e dimensões da saúde, individual e coletiva, a produção de bens e serviços relacionados à saúde

7 INFORMAÇÕES ASSISTENCIAIS NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Possibilidades de análises: Mortalidade : dados SIB X SIM Nascidos vivos: dados SIB X SINASC Morbidade hospitalar: dados das CIHs – comprometida pelo sub-registro Morbidade hospitalar: dados SIB X AIHs – ressarcimento Produção de Serviços e alguns eventos de morbidade hospitalar: dados SIP

8 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS
SIP Sistema de Informações da prestação de serviços aos beneficiários de planos privados de assistência à saúde Instituído para: Coleta de dados pelas operadoras Envio dos dados para ANS Geração de informações assistenciais

9 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS
Norma Objetivo Envio dos dados RDC nº 85, 21/09/2001 Institui o SIP 1º trim. 2002 RN nº 61, 22/12/2003 altera os anexos I, II, III, IV, V e revoga o anexo VI da RDC 85 1º trim. 2004 RN nº 86, 15/12/2004 novas normas para o envio de informações do SIP Substituída p/ RN 96 RN nº 96, 01/04/2005 altera os anexos I, II, II A, III e IV da RN 86 1º e 2º trim. 2005, prorrogados para agosto 2005

10 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS
COORDENADOR MÉDICO Médico, designado pela operadora, responsável pelo fluxo de informações relativas à assistência à saúde prestada aos beneficiários de planos privados. Instituído pela RDC Nº 64 de 10/04/2001; e RDC Nº 78, de 20/07/ prorroga prazo para indicação do Coordenador Médico.

11 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS
Anexo Campos de dados I Identificação da Operadora; Tipo de plano Despesas não assistenciais II Despesas assistenciais por plano: nº de expostos, nº de eventos, co-participação, recuperação Ev. Indeniz. II A Beneficiários (BE, BNE, ENB) por: quantidade, nº de eventos, co-participação, recuperação Ev. Indeniz. III Nº de eventos por especialidade ou tipos de: consultas médicas, exames complementares, terapias, internações e Saúde Mental IV Nº de eventos: Internações e óbitos por algumas causas, Partos, Nascidos, 3 Ex. Compl. e Nº de expostos para: PSOF, Citol.CU, Mamogr e Internações por CA Colon/reto, Mama, Colo e Prostata)

12 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS
Os dados e o aplicativo SIP permitem: Emissão de relatórios gerenciais (anexos II consolidado e por plano, IIA, III e IV) com: Freqüência de todos campos dos anexos 27 Indicadores de: Freqüência de utilização; Valor médio por evento; Valor médio por exposto; Taxa de co-participação; Taxa de recuperação Eventos Indenizáveis; Despesa assistencial líquida por exposto (anexo II) Indicadores de serviços – anexo II (10) e anexo IV (31) Indicadores do Programa de qualificação

13 Freqüência de Utilização – Consultas Médicas
Comparativo anual de 2002 ,2003, e 2004 por tipo de contratação Fonte: SIP/DIPRO/ANS, posição em 10/01/2006

14 Custo Médio por Evento – Consultas
Comparativo anual de 2002, 2003 e 2004 por tipo de contratação Fonte: SIP/DIPRO/ANS, posição em 10/01/2006

15 Freqüência de Utilização – Internação
Comparativo anual de 2002, 2003 e 2004 por tipo de contratação Fonte: SIP/DIPRO/ANS, posição em 10/01/2006

16 Custo Médio por Evento – Internação
Comparativo anual de 2002, 2003 e 2004 por tipo de contratação Fonte: SIP/DIPRO/ANS, posição em 10/01/2006

17 Situação de Envio do SIP – 2006
Sistema de Informações de Produtos SIP Fonte: Relatório de Acompanhamento da Entrega do SIP - 4º trimestre de Processado em 20/04/2006. 60,87% das operadoras ativas enviaram o SIP corresponde a 91,51% ( ) dos beneficiários. Fonte: Relatório de Acompanhamento da Entrega do SIP – 1º trimestre de Processado em 10/07/2006.

18 PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DIMENSÃO ATENÇÃO À SAÚDE
2ª FASE ANO BASE 2005 PROCESSAMENTO JULHO 2006

19 Linhas de cuidado Saúde materno-neonatal; Saúde bucal;
Transtornos cardiovasculares; Neoplasias.

20 Atenção à Saúde

21 Indicadores de Atenção à Saúde Linha do Cuidado Materno-neonatal

22 Indicadores de Atenção à Saúde Linha do Cuidado Saúde Bucal

23 Linha do Cuidado Transtornos Cardiovasculares
Indicadores de Atenção à Saúde Linha do Cuidado Transtornos Cardiovasculares

24 Indicadores de Atenção à Saúde Linha do Cuidado às Neoplasias

25 Pontuação por Desempenho
Índice de Desempenho (ID) é um valor calculado pela razão entre a pontuação obtida pela operadora (O) e pontuação esperada pela ANS (E). Índice de Desempenho (ID) = Pontuação Obtida (O) Pontuação Esperada (E) Pontuação esperada definida em função da % de alcance da meta estabelecida para cada indicador (Fichas Técnicas).

26 Situação de Desempenho
Índice de desempenho 1 Situação que atinge a pontuação esperada por atingir a meta estabelecida Situação em que não é possível a pontuação Sem informação ou com inconsistências

27 Dimensão Atenção à Saúde: Críticas
Objetivo das críticas: limpeza dos dados enviados pelas operadoras à ANS, permitindo a pontuação por qualidade da assistência apenas aos dados consistentes. Aprimoramento do processo – quantidade de críticas: Ano => 15 críticas Ano => 35 críticas Ano => 49 críticas

28 Dimensão Atenção à Saúde: Críticas
CRÍTICAS GERAIS e ESPECÍFICAS Identificação de casos aos quais não se aplica a análise Identificação de informações sem qualidade: inconsistentes Cruzamento de informações das bases de dados da ANS: SIP Enviou? Expostos, Eventos, Despesas e BE/BNE/ENB SIB: Sexo, Faixa Etária, nº do Plano RPS: Segmentação Assistencial do plano TSS: foi paga?

29 Atenção à Saúde - ID 2º Processamento 2004
Distribuição das Operadoras por nível de desempenho e motivo de inconsistência 13,84% 2,90% 22,90% 0,69% 16,56% 19,72% 3,73% 42,87% 56,69% 20,11% ID=1 0,75 > ID =< 1 não envio do SIP 0,5 > ID =< 0,75 0,25 > ID =< 0,5 Diferença partos nascidos 0 > ID =< 0,25 Diferença Sistemas Informação ID=0 Qualidade Ruim

30 Afonso Teixeira dos Reis
Gerência Geral Técnico-Assistencial dos Produtos Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos


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