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TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / 2006 ------ 183 milhões de habitantes -- 100 % _______________________________________________________________________________________________________________________________.

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2 TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / 2006 ------ 183 milhões de habitantes -- 100 % _______________________________________________________________________________________________________________________________ Brasil Urbano ---- 150 milhões de habitantes –- 82 % Brasil Rural ------- 33 milhões de habitantes –- 18 % Comparando: Mundo ( 2007 ) 50% Urbano / 50% Rural

3 Número de Viagens Urbanas Demanda Oferta Produção Total de Viagens -200 milhões -100% ______________________________________________________________________________ Não Motorizadas – 77 milhões – 38% Motorizadas ------ 123 milhões – 62% Viagens Urbanas - 200 milhões 100% ___________________________________________________________________________________ Municipais --------- 166 milhões - 83% Intermunicipais ----- 34 milhões -- 17% Passageiros / Dia

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5 Viagens Diárias por Modos de Transporte -- Brasil / 2006

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7 Número de Viagens Diárias e Índices de Mobilidade Urbanos, Rurais e Totais

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9 Sistemas Metro-Ferroviários – Brasil 2006

10 Frota Rodoviária Circulante – Brasil 2006

11 Infra-Estruturas Viárias Urbanas Valores Patrimoniais Estimados  Metro-Ferroviárias (15 sistemas)__ R$ 100 bilhões - 930 Km de linhas - 800 estações  Rodoviárias Urbanas ___________ R$ 480 bilhões - 800 mil logradouros públicos - 320 mil Km de vias ____________________________________________ Valor Total _____________R$ 580 bilhões

12 Meios de Transportes Urbanos Valores Patrimoniais Estimados  Material Rodante Metro-Ferroviário _ R$ 18 bilhões  Ônibus e Micros _________________ R$ 19 bilhões  Carros, Táxis, Vans e Kombis ______ R$ 450 bilhões  Motocicletas ____________________ R$ 15 bilhões ______________________________________________ Valor Total _________________ R$ 501 bilhões

13 Conclusão / Proposições 1 Há 37 milhões de brasileiros excluídos dos Transportes Públicos Urbanos (motorizados), correspondendo a 30,2 milhões (37 x 0,82) de viagens por dia; por carência de oferta de transportes ou por carência financeira dos cidadãos.  Propõem-se programas de pavimentação em áreas urbanas de baixa renda, da ordem de R$ 300 mil / km, para oferecer sistemas viários adequados aos transportes públicos.  Propõem-se subsídios, através de vales transportes para cidadãos carentes e desempregados durante o período necessário à busca para inserção no mercado de trabalho formal

14 Conclusão / Proposições 2 As questões mais relevantes dos Transportes Urbanos estão concentradas e agravadas em 25 Aglomerações Urbanas envolvendo cerca de 100 municípios,onde vivem 61,5 milhões (41% da população urbana do Brasil 2006). São elas :  2 metrópoles globais – SAO e RIO – 30 milhões hab.  7 Regiões Metropolitanas de metrópoles nacionais : BHZ,REC,POA,SSA,FOR, BSB e CWB  3 Aglomerados de metrópoles regionais : Campinas, Belém e Goiânia  13 Aglomerados de centros regionais : Santos,Vitória,S.J.Campos,S.Luís,Natal,Maceió, Londrina,Teresina,João Pessoa,Aracajú,Ribeirão Preto, Cuiabá e Florianópolis Propõem-se Gestões Metropolitanas e Técnicas para os Transportes Urbanos nestas 25 conurbações brasileiras / 2006.

15 Conclusão / Proposições 3 - Considerando os valores patrimoniais das infra-estruturas viárias urbanas – R$ 580 bilhões ; - Considerando os valores patrimoniais dos meios de transportes,públicos e privados,usuários das redes viárias urbanas -- R$ 501 bilhões ; - Considerando os custos anuais da sociedade em tarifas, de transportes públicos urbanos – R$ 47 bilhões ; - Considerando os dispêndios operacionais anuais efetivados pelas frotas particulares (carros e motos) e comerciais (ônibus, táxis, trens e metrôs ) – R$ 125 bilhões ; Exige-se um programa mínimo de investimentos em sistemas viários urbanos da ordem de R$ 14,9 bilhões a ser realizado com recursos da CIDE e de dotações orçamentárias dos entes federativos Federais, Estaduais e Municipais, propiciando segurança e fluidez viárias, eliminando deseconomias e gerando cerca de 1.800.000 empregos diretos e indiretos.

16 Redes Rodoviárias (Brasil / 2006) Locais Extensões Valores Valores/Km Km R$ bilhões R$ / Km ________________________________________________ Rurais 168.000 111,0 660.000,00 ________________________________________________  União 60.000 48,0 800.000,00  Estados 90.000 54,0 600.000,00  Municípios 18.000 9,0 500.000,00 ________________________________________________________________________________ ________________________________________________ Urbanas 320.000 480,0 1.500.000,00 ________________________________________________  >60 mil hab 240.000 380,0 1.580.000,00  <60 mil hab 80.000 100,0 1.250.000,00 ________________________________________________________________________________

17 Rede Rodoviária Federal Proposta de Investimentos Anuais e Empregos Gerados Conservação Restauração Construção Totais ___________ ________________________________________ Km 50.000 10.000 1.000 61.000 R$/km 15.000 300.000 800.000 --- R$ milhões 750 1.500 400 2.650 Empregos 140.000 140.000 26.000 306.000 permanente em 2 anos em 2 anos Unidades Serviços

18 Redes Rodoviárias Urbanas Proposta de Investimentos Anuais e Empregos Gerados Conservação Restauração Construção Totais ___________________________________________________________________ Km 160.000 25.600 6.400 192.000 R$/km 10.000 300.000 800.000 --- R$ milhões 1.600 3.840 2.560 8.000 Empregos 448.000 358.400 166.400 972.800 permanente em 2 anos em 2 anos Unidades Serviços 50% 8% 2%

19 Responsabilidades Jurisdicionais dos Entes Federativos e Redistribuição de Responsabilidades Financeiras Entes Federativos Serviços Redes(km) C RC/P TotaisEmpregos Gerados União 50.000 (60 – 10) 0,75 1,50 2,75 0,40 1,65 2,65 5,15 306.000 Estados 100.000 (90 + 10) 0,75 2,25 3,50 0,60 1,85 3,60 6,10 459.000 Metrôs (SP e RJ) SP: 58 km RJ: 36 km ---- ---- 0,90 - 0,90 - 50.000 Municípios 320.0001,60 3,84 1,34 2,56 0,96 8,00 3,90 972.800 Totais 470.094 3,10 7,59 4,46 15,15 1.787.800 R$ Bi R$ Bi C - Conservação ; R – Restauração ; C/P – Construção / Pavimentação

20 Recomenda-se, portanto, que os gestores dos orçamentos da União, dos Estados e dos Municípios tenham sempre em conta que investir em infra-estrutura viária urbana : a)é obrigação exclusiva dos Entes Federativos, para com a mobilidade dos brasileiros b)é atender à mais abrangente das funções sociais ( os transportes urbanos) c)é tarefa permanente e continuada, a exigir ações planejadas d)é oferecer emprego a trabalhadores,técnicos e empresas brasileiras e)é forma de eliminar ou reduzir deseconomias nas concentrações urbanas f)é reduzir a poluição causada por emissões em congestionamentos g)é garantir melhor qualidade de vida nas áreas urbanas h)é contribuir para o desenvolvimento nacional

21 Transporte Coletivo nas Grandes Cidades – Brasil 2006 1 / 2

22 Transporte Coletivo nas Grandes Cidades – Brasil 2006 2 / 2

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