Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Judô para deficientes visuais.
Fundamentos da Educação Física Especial Ramon Macedo
2
Indivíduos normais: maior parte das informações que chegam até nós são trazidas por estímulos captados pela visão. Deficientes visuais: a imagem do corpo, bem como, sua relação com o meio-ambiente, são conceitos abstratos para os deficientes visuais, porque eles não dispõem de referências visuais. Acabam por desenvolver outros sentidos.
3
Desta forma, a ausência de visão, aliada ao não conhecimento da organização dos objetos e pessoas no ambiente, dificultam o deslocamento, ocasionando por vezes, tombos, esbarros, entre outros acidentes que podem resultar em frustrações que retardam a a auto-confiança em conquistar o espaço. Freqüentemente: Medo de situações não conhecidas, insegurança em relação as suas possibilidades, dependência, isolamento social, apatia, desinteresse pelo movimento alteração de comportamento-diferente do grupo.
4
Deficiências na lateralidade – Equilíbrio falho
Locomoção dependente Postura defeituosa Falta de expressão corporal Falta de coordenação motora Sedentarismo – Devido a indisposição ao movimento Ausência de liberdade corporal
5
Objetivos: ORIENTAÇÃO MOBILIDADE SEGURANÇA
6
Deve-se entender orientação e mobilidade, como um conjunto que visa organizar as noções de espaço, tempo e movimento. Orientação com segurança “Orientação é a habilidade do indivíduo para reconhecer o ambiente que o cerca e o relacionamento temporal e espacial do ambiente em relação a ele próprio”.
7
O judô pode atuar como uma via determinante para a auto-descoberta, bem como, um meio de desenvolvimento da mobilidade independente e uma orientação segura. Independência funcional Ajudar nas necessidades globais do indivíduo Exploração de um universo novo - cultura Auto-realização
8
Além da capacidade cognitiva, e os ganhos no aspecto físico, os benefícios alcançados ultrapassam a funcionalidade promovendo melhoras mentais, afetivas e sociais. Valores associados a prática esportiva, como disciplina, respeito, concentração, controle emocional etc; também contribuem para a vida do deficiente visual.
9
Judô – criado a partir do Jiu-jitsu
Jigoro Kano – Estudante da Universidade Imperial de Tóquio (1882) JUDÔ Caminho Suave “Via da não-resistência” “Ceder para vencer”. Judô – princípio da ação e reação sob o aspecto do desequilíbrio gerado em função de uma força aplicada.
10
Ø Técnicas de amortecimento (Ukemis)
As técnicas desportivas utilizadas no Judô são estruturadas e subdivididas na concepção de KANO em: Ø Técnicas de amortecimento (Ukemis) · Ushiro-Ukemi - Rolamento com amortecimento para trás. · Yoko-Ukemi – Rolamento com amortecimento para os lados. · Mae-Ukemi – Rolamento com amortecimento para frente. · Zempo-Kaiten-Ukemi – Rolamento sobre todo o corpo, com amortecimento lateral.
11
Ø Técnicas de projeção (Nage-Waza) – Derrubar a partir de uma posição de pé.
· Te-Waza –Técnicas de projeção com o uso predominante dos braços. · Koshi-Waza – Técnicas de projeção com uso predominante do quadril. · Ashi-Waza – Técnicas de projeção com uso predominante das pernas. Ø Técnicas de projeção/Sacrifício da postura (Sutemi-Waza) – Técnicas de projeção mais complexas, utilização de todos os segmentos (braços, quadril e pernas). · Ma-Sutemi-Waza – Projeções a partir da posição de decúbito dorsal. · Yoko-Sutemi-Waza – Projeções a partir da posição de decúbito lateral.
12
Ø Técnicas de solo (Ne-Waza)
· Ossae-Komi-Waza – Imobilizações no solo. · Kansetsu-Waza - Chaves de braço. Shime-Waza – Estrangulamentos 1988(SEUL) – Judô nas para-olimpíadas. B1 , B2, B3 competem juntos.
13
Judô – atividade pedagógica desportiva complementa o processo de orientação e mobilidade e se consolida a partir do sucesso na diminuição das defasagens psicomotoras. Desta forma, estabelecer o esporte como fator de promoção e exploração das possibilidades sociais, afetivas, culturais e motoras é tarefa de todos que militam na educação especial.
14
“O praticante de Judô não se aperfeiçoa para lutar, ele luta para se aperfeiçoar.”
JIGORO KANO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.