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PublicouValentina Cordeiro Alterado mais de 9 anos atrás
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Direcção Regional de Organização e Administração Pública
Da certificação à melhoria contínua Direcção Regional de Organização e Administração Pública
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Índice Quem somos A nossa estratégia da qualidade
Os desafios da administração pública O príncipio dos príncipios Factores críticos de sucesso Vantagens da ISO 9001:2008 Conclusões
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A ORGANIZAÇÃO. QUEM SOMOS?
Recursos Humanos (O capital) Competências Visão Missão Objectivos Estratégicos Os nossos clientes
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A NOSSA ESTRATÉGIA DA QUALIDADE
Auto avaliação CAF ISO 9001: 2008 EFQM Notas sobre a ferramenta CAF Notas sobre o nível Committed to Excellence (Medidas implementadas) Reconhecimento Certificação
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DA CAF À ISO 9001:2008. O DIAGNÓSTICO
Meios Resultados Liderança Planeamento e estratégia Gestão dos Processos e da Mudança Resultados das Pessoas Resultados de Desempenho Chave Gestão das pessoas Resultados Orientados para os Cidadãos/Clientes O que nos faltava fazer: Inventariação dos PROCESSOS. Identificação e descrição dos mesmos, responsáveis, indicadores, inputs, outputs. Monitorar e Medir. Eficácia do Processo. Eficiência do Processo Resultados atingidos vs Recursos utilizados. Aptidão para atingir os resultados desejados (ISO9001:2008). Oportunidades de Melhoria. Parcerias e Recursos Impacte na Sociedade Aprendizagem e Inovação
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OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Redução do desperdício; Produtividade; Mérito e qualificação; Processos céleres; Satisfação dos utentes/clientes/cidadãos. Não há dicotomia entre Gestão Pública e Gestão Privada. Há objectivos e finalidades diferentes e Boa Gestão e Má Gestão – Peter Drucker, 1993; Estes desafios são comuns a uma boa gestão seja ela privada ou pública.
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O PRINCÍPIO DOS PRINCÍPIOS. A MELHORIA CONTÍNUA.
Empreender acções para melhoria… Monitorizar, medir… Estabelecer objectivos… Implementar os processos… DO PLAN ACT CHECK Ciclo de Deming. PDCA. Não existe nada que não possa ser melhorado? A Norma obriga-nos a definir metodologias que nos disciplinam.
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MELHORIA CONTÍNUA. ATRAVÉS DE:
Revisão da política da qualidade; Objectivos estratégicos e operacionais; Indicadores de desempenho e metas; Resultados das auditorias; Acções correctivas e preventivas; Análise de dados; Revisão do Sistema.
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FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Patrocínio da Gestão de Topo; Meios atribuídos à equipa de projecto; Plano de Comunicação; Workshop´s Reuniões Newsletter´s Envolvimento dos colaboradores; Os exercícios de auditoria. Está nas mãos da gestão de topo decidir que resultados quer obter com a implementação do SGQ. Outros instrumentos: Painel
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PRINCIPAIS VANTAGENS DA ISO 9001:2008
Uniformização de práticas de trabalho; Maior facilidade na detecção e correcção das não conformidades; Monitorização regular da actividade; Correcção atempada dos desvios; Planeamento adequado da actividade; Estabelecimento de objectivos e metas; As acções preventivas em destaque para além das restantes.
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PRINCIPAIS VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO
Reconhecimento externo (APCER) de que honramos os nossos compromissos perante a lei, a tutela e os nossos clientes; Garantia de que adoptamos boas práticas e bons instrumentos de gestão; Melhoria da nossa imagem e do reconhecimento público. Mapa estratégico e BSC Painel de 50 indicadores
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Como a DROAP contribui para o acréscimo de valor?
CONCLUSÃO Como a DROAP contribui para o acréscimo de valor? 1 Critério 12 da Matriz de Excelência dos Serviços Públicos Regionais - SIADAPRA 2 Proposta de resolução do Governo Regional - relativa à criação do Livro de Reclamações e Sugestões – que prevê a realização de auditorias de gestão nos serviços públicos regionais
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Obrigado pela vossa atenção
Obrigado pela vossa atenção! Délio Ormonde Borges Mais informações em ou através do
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