Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A Terra: as estações do ano
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-13 A Terra: as estações do ano
2
Estações do ano Durante o ano, o clima onde você mora se altera e, dependendo da sua localização, as estações podem ser marcadas por temperaturas extremas.
3
A Terra apresenta uma inclinação cerca de 23º, e isso resulta as estações do ano. Por causa da inclinação, certas áreas do planeta recebem menos raios solares do que outras, algumas estão quentes, e outras, frias.
4
Estações do ano O início de cada estação é definido por dois fenômenos astronômicos: O Solstício (para o verão e o inverno) e o Equinócio (para a primavera e o outono).
5
Equinócio Fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz, normalmente nos dias 21 de março e 23 de setembro.
6
Equinócio Os equinócios definem as mudanças de estações do ano: no dia 21 de março, tem início a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul; no dia 23 de setembro, ocorre o contrário – outono no Hemisfério Norte e primavera no Hemisfério Sul.
7
Solstício Solstício, consiste no instante em que o Sol atinge maior declinação, fato que provoca maior intensidade de radiação solar em um dos hemisférios, caracterizando o solstício de verão (dia maior que a noite). Nesse momento, o outro hemisfério estará em solstício de inverno (quando a noite é maior que o dia). Declinação do Sol é a distância angular do Equador ao paralelo do astro. Pode ser norte ou sul consoante o Sol esteja acima ou abaixo do Equador. Em navegação é usada para determinar a latitude, e com isso o ponto da embarcação. Desde o séc.XV que se fizeram tabelas de declinação, conhecidas pelo Regimento do Sol, onde estavam inscritos os valores desta para todos os dias do ano a que a tabela respeitava.
8
Solstício Normalmente, entre os dias 21 ou 22 de dezembro os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Capricórnio, desencadeando o solstício de verão no Hemisfério Sul e o solstício de inverno no Hemisfério Norte. No dia 21 ou 22 de junho, os raios solares incidem verticalmente sobre o Trópico de Câncer, promovendo o solstício de verão no Hemisfério Norte e o solstício de inverno no Hemisfério Sul. Vídeo: movimentos da Terra
9
Relações com o clima As variações no aquecimento determinadas pela forma da Terra e pela inclinação do eixo de rotação resultam em diferentes temperaturas na superfície terrestre e são responsáveis pelas correntes atmosféricas.
10
As correntes atmosféricas, transportam vapor d’água de um lugar para o outro, sendo determinantes para a distribuição das nuvens e da precipitação no planeta.
11
Distribuição desigual de luz nos hemisférios
Crédito das imagens: 11
12
02h00min 02h00min 12
13
03h00min 03h00min 13
14
04h00min
15
05h00min
16
06h00min
17
06h33min
18
08h00min
19
09h00min
20
10h00min
21
11h00min
22
12h00min
23
13h00min
24
14h00min
25
Vídeo sobre previsão do tempo Faça uma pesquisa sobre as catástrofes causadas pelas temperaturas extremas do verão e do inverno nos Hemisférios Norte e Sul.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.