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PublicouJonatas Galaz Alterado mais de 9 anos atrás
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APAS ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS SUPERMERCADOS ANÁLISE ECONÔMICA PROF. JUAREZ RIZZIERI SP 13 / 2 / 2009
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SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO : 1.CRISE MUNDIAL (nào inferior a três anos) 2.TEORIA BÁSICA DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS PARACOMBATER AS CRISES 3.EFEITO CHINA (China responde por 1/3 do crescimento mundial e corresponde a 10% do PIB mundial) 4.EFEITO BRASIL
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CRISE MUNDIAL 1.SETOR FINANCEIRO 2.SETOR PRODUTIVO 3.CRISE DE CONFIANÇA 4.INTENSIFICAÇÃO DO DEBATE IDEOLÓGICO: MERCADO X GOVERNO (PRIVADO X PÚBLICO)
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CRISE PETRÓLEO CRISE BP EMERGENTES GUERRA GOLFO CRISE FINANC EMEREG TORRES GEMEAS PREÇO COMMOD CRISE FINANC
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USA E EURO vs. EMERGENTES (100) = PPI PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL (%) 1980 - 2007
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INDICES DE VENDAS VAREJO : DESENVOLVIDOS X EMERGENTES VARIAÇÃO DA MM12M (PPP)
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PRODUÇÃO (PIB) = DISPENDIO OU DEMANDA TOTAL DEMANDA INTERNA = C + I + G E DEMANDA EXTERNA = X – M PIB = DA = C + I + G + (X -M) C = Consumo privado depende [renda (salário e emprego), taxa de juros (crédito), impostos, confiança....]; I = Investimento privado depende (crescimento do PIB, taxa de juros, taxa de câmbio, impostos, confiança....); G = Gasto do Governo = Decisão política (foco no econômico ou social); X = Exportações depende (taxa real de câmbio e renda externa, juros....) M = Importações depende (renda interna, taxa real de câmbio, juros, impostos, alíquotas....)
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O AJUSTE DA CHINA 1.EXPANSÃO DO MERCADO INTERNO 2.MAIOR AGRESSIVIDADE NAS EXPORTAÇÕES COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE DAS MANUFATURAS (REDUÇÃO DA ESCALA DE PRODUÇÃO PODE SER COMPENSADA COM MENOR CUSTO DAS COMMODITIES E ISSO POE DÚVIDA NOS PREÇOS DOS MANUFATURADOS FACE A QUEDA DA DEMANDA GLOBAL)
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ABSORÇÃO DOMESTICA = C+I+G e ABSORÇ!AO EXTERNA = X+M
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EXPANSÃO ANUAL DOS CRÉDITOS - CHINA
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INDICE DE INFLAÇÃO ANUAL - CHINA
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O AJUSTE NO BRASIL 1.DESACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO 2.SETOR EXTERNO EM QUEDA LIVRE 3.PRESERVAÇÃO E/OU BAIXA EXPANSÃO DE MERCADO INTERNO
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INDICES DE VENDAS VAREJO : MUNDIAL X BRASIL VARIAÇÃO DA MM12M
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CONTA CORRENTE = EXPORTAÇÃO MENOS IMPORTAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
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VENDAS VAREJO TRIMESTRE CONTRA TRIMESTRE ANO ANTERIOR
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INDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR - FGV
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(*) diferença entre o produto potencial e o corrente. Mede o uso da capacidade instalada
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Despesa primária (social) do Governo Central (% PIB) Composição1991/941995/981999/022003/062007/08 Transferências E&M2,692,683,513,734,34 Pessoal4,354,704,664,404,58 Ativos2,662,432,402,352,48 Inativos1,422,022,051,991,89 Transferências0,270,250,210,060,21 INSS4,354,995,706,677,20 Outros3,694,324,765,015,97 Total15,0816,6918,6319,8122,09 Fonte: STN.
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MODELO DE PROJEÇÃO DE DEMANDA “APAS” VRS = a. M – b. PR + c. T + d. V12 + e. VRS(-1) VRS = Vendas reais Total dos Supermercados no Estado de São Paulo M = Massa Real de Remuneração PR = Relação de preços entre o IPS (Apas/Supermercados) e o Fipe (Geral) T = Comodidades para compras aumenta as vendas no tempo V12 = Vendas adicionais no mês de dezembro de cada ano (Natal) (30%) VRS(-1) =Venda do período anterior cria hábito (inércia das compras) (41%) a,;b;c;d;e = correspondem aos números abaixo estimados VRS = 0,2976 M – 0,6321 PR + 0,0020 T + 0,3080 V12 + 0,4106 VRS (-1) 1% de variação na massa de rendimentos = 0,3% de variação no volume vendas 1% de variação no preço real dos Supermercados = - 0,6% no volume vendas No Longo Prazo > 1% na massa real = 0,5% no volume vendas > 1% no preço real = 1% no volume vendas
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FIM GRATO PELA ATENÇÃO SP 13/2/2009 PROF. JUAREZ RIZZIERI
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