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Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)

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Apresentação em tema: "Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)"— Transcrição da apresentação:

1 Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Forum dos Economistas Marca de São Tomé e Príncipe( Branding) Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges São Tomé,26-28 de Maio de 2014 1 1

2 Objetivos gerais e específicos
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding) Introdução Objetivos gerais e específicos Conceito de marca Função da marca Agregação de valor Conceito de Branding Conclusão Recomendações 2

3 Introdução Os activos corporais (Bens tangíveis)
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding) Introdução Os activos corporais (Bens tangíveis) -Terra -Mão de obra -Capital Os activos incorporais (Bens intangíveis) -Saber -Informação -Criatividade e espírito inventivo 3

4 Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Introdução Comercio e Emprego O modelo ideal de comparação O modelo da vantagem comparativa estática “O Estimulo exógeno derivado do aumento da demanda por produtos exportados pelo País provoca aumento de Produção, renda e emprego” Cita:Heebscher Ohlin 4

5 Objetivos gerais e específicos
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding) Objetivos gerais e específicos Desenvolver acções: que promovam competitividade das empresas de S.T.P através da imagem e reputação de produtos locais que trazem algum valor acrescentado à nossa economia. Definir alguns conceitos como: Marcas e funções de marca Agregação de valor Branding 5

6 Sinal distintivo visível e ou audível
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding) Conceito de marca Sinal distintivo visível e ou audível susceptível de representação gráfica 6

7 Distinguir os produtos e serviços de uma empresa, dos produtos ou
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding) Funções da marca Distinguir os produtos e serviços de uma empresa, dos produtos ou serviços de outra empresa 7

8 O consumidor compra uma promessa Preserva a qualidade do produto
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding) Agregação de valor O consumidor compra uma promessa Preserva a qualidade do produto Assegura a autenticidade do produto Confere segurança ao Consumidor O consumidor está disposto a pagar mais carro por alguns atributos que são peculiares 8

9 Desenvolver bens e serviços de qualidade através
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding) Conceito de Branding Desenvolver bens e serviços de qualidade através de uma imagem de marca( País, Região,localidade ) Marcas colectivas Marcas de certificação Indicação geográfica / DO Turismo(rotas do cacau e café de STP),incluindo a criação e promoção do museu do cacau e café. 9

10 Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Conceito de Branding 10

11 Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Conceito de Branding 11

12 Marca de São Tomé e Príncipe(Branding)
Conceito de Branding 12

13 E1 – EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CIDADANIA.
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding) ESTRUTURA DO PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA (PI) DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ( ) ESTRATÉGIA DECLARAÇÃO POLÍTICA DE ALTO NÍVEL EIXOS E1 – EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CIDADANIA. E2 – SEGURANÇA ALIMENTAR. E3 – ÁGUA, ENERGIA, TICS, TELECOMUNICAÇÕES, SAÚDE, INFRAESTRUTURAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. E4 – TURISMO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, BANCA, INVESTIMENTOS E AMBIENTE MACROECONÓMICO. DESENVOLVIMEN-TO SOCIO-ECONÓMICO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE DO, Direito de Autor, CATI, MC,Branding PROPRIEDADE INTELECTUAL (PI) CATALIZADOR GOVERNO; PPP; SECTOR PRIVADO 13

14 Conclusões Assim sendo, necessário se torna reforçar o quadro
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding) Conclusões Assim sendo, necessário se torna reforçar o quadro jurídico-legal dos ofícios nacionais da propriedade intelectual; Reforçar as capacidades dos quadros da PI; Introduzir melhorias no actual código da PI; Adoptar uma estratégia e política nacional de IP como catalisador do desenvolvimento socioeconómico do País ; 14

15 Identificar as ferramentas IP adequadas para proteger a marca
na exportação de principais destinos bem como negócio ( arquitectura de marca, desenvolvimento e comunicação) e estratégias de exportação (inteligência de mercado) que iria enfrentar restrições do cravo fornecimento e valor da cadeia (produção, transformação, comercialização e gestão de Marca). Marca de São Tomé e Príncipe(Branding) Conclusões 15

16 Institucionalizar um sistema nacional de qualidade.
Marca de São Tomé e Príncipe(Branding) Recomendações Institucionalizar um sistema nacional de qualidade. Criar um concelho nacional de normalização/Certificação,condição fundamental para adesão de STP ao ISO. Criar um Plano de acção sobre a normalização,certificação e análise de conformidade. 16

17 Projetar e criar um SQA com sustentabilidade: -Entidade de Acreditação
Proposta de criação de uma marca de certificação “Cacau de São Tomé e Príncipe” Recomendações Projetar e criar um SQA com sustentabilidade: -Entidade de Acreditação -Entidade Certificadora -Laboratório de refência -Entidade fiscalizadora E por último inserir o PNDPI nas políticas de desenvolvimento de STP. 17

18 Marca de São Tomé e Príncipe (Branding) Muito obrigado pela atenção
FORUM dos ECONOMISTAS, S.Tomé de Maio de 2014 Marca de São Tomé e Príncipe (Branding) Adérito de Oliveira Bonfim dos Ramos Borges Muito obrigado pela atenção 18 18


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