A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARTE 2: AUTOCONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARTE 2: AUTOCONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PARTE 2: AUTOCONHECIMENTO
Objetivo em mente Propósitos Prioridades

2 Comece com objetivos em mente

3 Comece com objetivo em mente
Exercício: Quatro oradores: familiar, amigo(a), colega de trabalho, morador do bairro Descreva: que tipo de caráter gostaria que cada um descrevesse? Comece com o objetivo em mente É preciso focar no que realmente importa É preciso saber para onde está seguindo

4 Comece com objetivo em mente
Todas as coisas são criadas duas vezes Traçar objetivos é uma criação mental Somos a segunda criação de nosso planejamento proativo Proatividade: “Você é o criador” Objetivo em mente: “É a primeira criação”

5 Dando sentido aos objetivos
Por que deseja melhorar a administração de suas finanças pessoais? Ganhar dinheiro, por si só, não inspira ninguém, de forma duradoura Vazio existencial Importância de um sentido/propósito

6 Dando sentido aos objetivos
Propósitos como mola propulsora Conviver com a restrição O dinheiro não tem o poder de lhe fazer feliz “Quem tem por que viver, aceita qualquer como” Entenda por que deseja guardar dinheiro

7 Dando sentido aos objetivos
Técnica do “Por que” Exemplo da faculdade Exercício: utilize a técnica do “Por que” para achar o verdadeiro sentido de se guardar dinheiro

8 PRIORIDADES

9 TESTE INICIAL RESPONDA ÀS SEGUINTES PERGUNTAS:
O que você poderia fazer (e não está fazendo no momento) que, se fosse feito de maneira constante, causaria um grande impacto em sua vida pessoal? O que, em sua vida profissional, teria o mesmo efeito?

10 Gerenciamento pessoal
A proatividade diz que você é quem cria Objetivo em mente é a primeira criação (liderança) Agora partiremos para a criação física (gerenciamento) Gerenciamento eficaz = fazer primeiro o mais importante

11 Organize e execute conforme a prioridade
Prioridades Organize e execute conforme a prioridade Não se administra o tempo e sim a pessoa

12 Matriz do gerenciamento do tempo
Atividades podem ser: URGENTES: são aquelas que devem ser realizadas imediatamente IMPORTANTES: são aquelas que contribuem para nossa missão Às questões urgentes apenas reagimos, enquanto as importantes nos exigem maior iniciativa

13 Matriz do gerenciamento do tempo
Urgente Não urgente Importante QUADRANTE I QUADRANTE II Não importante QUADRANTE III QUADRANTE IV

14 Quadrante I Gerenciamento de crises
Urgente Importante QUADRANTE I Gerenciamento de crises Foco no quadrante I: estresse faz esgotar toda energia diária

15 Quadrante III Urgente Não importante QUADRANTE III
Gasta-se grande energia, reagindo a coisas urgentes, pensando que são importantes Prioridades dos outros Foco no quadrante III: não consegue planejar, pouco controle da vida e relacionamentos superficiais

16 Quadrante IV Significa “ver a vida passar”
Não urgente Não importante QUADRANTE IV Significa “ver a vida passar” Gastar energia com coisas irrelevantes Foco no quadrante IV: não assume suas responsabilidades perante a vida

17 Quadrante II Não urgente Importante QUADRANTE II Prevenção, desenvolvimento de relacionamentos, planejamento Foco no quadrante II: vive-se em função das oportunidades e não dos problemas

18 Voltando ao teste inicial
Veja sua resposta às perguntas do início da aula: em qual quadrante essas atividades se encaixam? Provavelmente todas elas se encaixaram no quadrante II, não é? Prioridades Erro: focar nos quadrantes errados

19 Não se pode priorizar a agenda, mas agendar as prioridades
IMPORTANTE Não se pode priorizar a agenda, mas agendar as prioridades

20 Exercício Tente se lembrar ao máximo, de tudo o que fez no dia de ontem. Escreva cada atividade em TÓPICOS Depois classifique essa atividade, conforme os quadrantes da matriz ao lado Urgente Não urgente Importante QUADRANTE I QUADRANTE II Não importante QUADRANTE III QUADRANTE IV


Carregar ppt "PARTE 2: AUTOCONHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google