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Escalas de medidas E. Maranhão
A escolha da escala + apropriada para o tipo de medida que se deseja realizar deve apoiar-se obrigatoriamente no conhecimento das características de cada tipo de escala e principalmente nas suas limitações Material elaborado para discussão no Curso de Avaliação de Programas e Serviços de Saúde- Pós graduação senso estrito- Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde -2006 E. Maranhão
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Medir é “escalonar” Tipos de escalas de medida
Medir é precisar o grau em que certas qualidades são carregadas, de modo a poder-se distinguir as unidades observadas( indivíduos, grupos sociais, etc.) em subgrupos internamente mais homogêneos Medir importa, assim em localizar as unidades observadas em escalas Tipos de escalas de medida Escalas de avaliação ou de posição Escalas de atitude E. Maranhão
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Tipos de escalas de medida
de avaliação ou posição de atitude Escalas de avaliação modo de escalonar medidas de posição - O avaliador coloca o objeto medido em determinado ponto de um continuo , ou em uma categoria, numa série ordenada; dá-se valor numérico ao ponto ou à categoria Avaliador pode ser: - o próprio indivíduo - um observador, entrevistador - o codificador Suposição: a resposta dada é suficiente para caracterizar a unidade de estudo no que diz respeito a uma variável específica E..Maranhão
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Tipos de escala de medida[2]
Modalidades de apresentação de escala de avaliação/de posição Gráficas o avaliador/respondente indica sua avaliação sinalizando um ponto numa linha que representa todo o âmbito de variação da característica [variável] Por itenso avaliador escolhe uma categoria num certo número de categorias ordenadas de acordo com a sua posição numa escala Escalas de atitude a posição da unidade de observação [ ou do indivíduo ]na escala resulta do conjunto de suas respostas a uma série de perguntas/itens considerados significativos. A indagação básica é: a que atitude corresponde uma dada resposta do entrevistado? Cada pergunta/item não importa por seu interesse intrínseco ; importa o resultado total ( ou sub-resultados) que cada individuo obtém pela combinação das respostas aos vários itens/perguntas = o índice Problemas chaves Como escolher e ordenar os itens ? Como dar pesos aos itens de modo a obter o resultado final a atribuir a cada individuo ? E. Maranhão
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Tipos de escalas de atitudes
Escalas somatórias[ de adição] EX: a escala de Likerto respondente indica o seu grau de concordância ou discordância para cada um dos itens em lugar de diferenciar os itens entre os quais concorda e aqueles com os quais discorda. A soma dos pontos de todos os itens dá o grau de concordância ou discordância do entrevistado. Escalas cumulativasEX: a escala de Guttman Os itens desta escala obedecem a uma relação acumulativa de modo que cada item é mais intenso em certa direção que o item anterior..O respondente deve concordar ou não com cada um dos itens e o número de “concordo” sem interrupça~na ordem dos itens , mede o grau de concordância. OBS: tem como vantagem:o resultado final pode permitir inferir as respostas parciais. E. Maranhão
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Tipo de escalas de atitude[2]
Escalas diferenciaisEX: a escala Thurstone Itens cuja a posição na escala foi verificada por algum tipo de ordenação ou avaliação realizada previamente por avaliadores/juízes, tendo em conta as medianas de atribuição de significado. O respondente concorda com alguns itens e discorda de outros a média de cada item da escala está associada a um valor numérico e consequentemente a média dos valores que o respondente concorda é a medida da concordância . OBS:É uma escala de intervalos que exige muito trabalho e envolve procedimentos matemáticos por isso ela tende a ser pouco adotada. E.Maranhão
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Classificação das escalas/medidas
Medidas/escalas nominais São mais um procedimento de classificação do que propriamente uma escala pois os números dela indicam que o objeto pertence a uma determinada classe mais não indicam nada sobre os outros objetos da classe. Os números nesta escala servem somente como identificação dos elementos a que foram atribuídos;só é permitido na escala nominal contagem e classificações OBS: Não é possível executar com esses números qualquer operação pois servem somente para classificações e contagens. a única estatística válida é a moda: o único teste de significância é o “Qui-Quadrado”. Nas medidas nominais,as categorias da variável diferem das outras somente quanto ao nome. Uma categoria da variável não é necessariamente maior nem menor que outra, a única diferença reside no nome EX: E.Maranhão
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EX:escalas nominais/medidas
A variável sexo tem categorias, masculina e feminina; o investigador pode dar o número 1 a categoria masculina e 2 a feminina O único propósito destes números é distinguir uma categoria da outra. O investigador bem que poderia dar o número 2 ao grupo masculino e 1 ao feminino, ou bem o número 1528 ao grupo masculino e 83 ao grupo feminino; não há diferença. EX: em planificação familiar Conferir números a diferentes métodos anticoncepcionais : 1= esterilização feminina 2= esterilização masculina 3= condon [camisinha] 4= DIU 5= orais 6= espermicida Nota: ao se dar um número grande a a uma categoria não significa que esta seja melhor ou pior que outra de número menor. Poderia-se utilizar qualquer seleção de números para classificar os diferentes métodos anticoncepcionais , o importante é ser consistente e empregar sempre o mesmo número para a mesma categoria E.Maranhão
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EX: Escalas nominais/medidas
As medidas/escalas nominais são as + limitadas. Os números conferidos as diferentes categorias permitem simplesmente agrupar os elementos comuns na mesma categoria [ se tem os mesmo número], Ou em diferentes categorias [se tem números diferentes]. As manipulações estatísticas possíveis com variáveis nominais são bastante limitadas. Pode-se calcular a moda [a categoria + freqüente], Também se pode calcular uma distribuição percentual , Mas não se pode calcular médias, já que não tem sentido falar de por EX: “sexo médio” ou do método anticoncepcional médio” ou da “ religião média”. Cada uma destas variáveis é nominal E.Maranhão
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EX: Escalas ordinais/medidas
Medidas/escalas ordinais Fala-se de variáveis ordinais quando existe uma hierarquia entre as diferentes categorias Assim, a categoria que tem o número 1 pode ser considerada mais elevada que a que tem o número 2, e por sua vez esta é maior que o número 3. EX: planejamento familiar numa avaliação/investigação operacional sobre planejamento familiar em que se quer conhecer a opinião a respeito do uso de anticoncepcionais , poderia se utilizar a seguinte classificação: 1=aprovação total 2=aprovação moderada 3=aprovação escassa 4= desaprovação total Os números conferidos as diferentes categorias permitem distinguir se os elementos estão na mesma categoria ou em diferentes e também indicam a ordem hierárquica que vai de 1 que é igual a alto[aprovação total], até 4 , que é igual a baixo[desaprovação total] E. Maranhão
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Escalas ordinais/medidas
As variáveis ordinais servem para as mesmas operações estatísticas como a mediana [medir centralidade], o percentil, quartil[medir dispersão], correlação por postos, teste de Spearmen, teste de Kendal-Tau[ medir associação ou correlação] e várias provas não paramétricas [ medir significância: teste de Mann- Whitney ] . Entretanto, não e´ possível calcular uma média, um desvio padrão ou o coeficiente de correlação de Pearson EX: não se pode falar da atitude média relacionada a anticoncepção , já que se desconhece a distância ou intervalo entre cada categoria. No Exemplo anterior se desconhece a distância entre 1 [aprovação total e 2 [aprovação moderada] o mesmo para 3 [aprovação/escassa/ limitada] e 4 [ desaprovação total] OBS: pode dar-se o caso de que as respostas classificadas nas categorias 1, 2 e 3 sejam bastante semelhantes umas das outras, enquanto que as que caem na categoria 4 sejam muito diferentes. E.Maranhão
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EX: Medida ordinal da atitude para com o uso de anticoncepcionais
________4____________________________________________3____________2________1__ V V V V Desaprovação total aprovação escassa aprovação aprovação moderada total E.Maranhão
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Escalas de intervalo/medidas
medida de intervalo É aquela em que se conhece a distância (o intervalo) entre as diferentes categorias. Os números conferidos as diferentes categorias das variáveis quantitativas possuem todas as características das variáveis nominais ou ordinais, com a característica adicional de possuir uma unidade constante de medição entre as diferentes categorias que estão igualmente espaçadas. EX:A idade e o número de partos [paridade] são variáveis com intervalos constantes de mesmo modo que a duração do uso de anticoncepcionais e a data de aceitação de um método anticoncepcional . Para cada uma destas variáveis a distância entre duas categorias seguem conhecida e constante Uma pessoa de 34 anos é 4 anos maior que uma de 30. Uma pessoa com paridade de seis tem 2 filhos A mais que uma com paridade de 4 . O peso, o tempo, a temperatura , o dinheiro são variáveis de intervalo porque os intervalos entre as categorias são conhecidos e constantes E. Maranhão
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EX: Escalas de intervalo/medidas
EX: Uma criança classificado na categoria 5 não é diferente somente[nominal] de uma criança situada na categoria 6 , é sim mais jovem [ ordinal] e é um ano menor [ de intervalo]. Todas as operações estatísticas que é possível realizar com variáveis nominais e ordinais também são aplicáveis as variáveis de intervalo , sem ser necessariamente adequadas as estas últimas . Com as variáveis de intervalo é possível calcular e usar medidas como média, desvio padrão, coeficientes de correlação de Pearson e muitos outros índices estatísticos. Medida de intervalo [EX: Idade] 1__2__3__4__5__6__7__8__9__10__11__12__13__14__15__16__17__18__19__20 Anos E. Maranhão
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Escalas de razão/medidas
Medidas/escalas de razão tem essa designação porque a razão dos números da escala é igual a razão que descreve o grau em que duas pessoas ou objetos possuem um atributo. EX: uma pessoa com peso de100 Kg e uma outra com 50 Kg a razão é 2 : 1 OBS:EX: de escalas de razão: larguras,peso, altura Se um pesquisador tiver chance de escolha entre as diferentes escalas ele preferirá sempre a escala de razão porque ela contém + informação que as outras 2 anteriores. Mas essa decisão não é sempre inteiramente dependente do pesquisador mas é largamente determinada pela natureza das pessoas ou objetos que está sendo medido. E.Maranhão
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