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PublicouCaroline Crespo Alterado mais de 9 anos atrás
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Non-Experimental Methods
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Objetivo: Isolar o efeito das nossas intervenções sobre os resultados de interesse Utilizar métodos de avaliação rigorosos para responder às nossas questões inicialmente propostas Randomização (seleção aleatória) dos participantes no tratamento é o método “padrão de ouro” (simples, preciso, barato) E se não pudermos mesmo utilizar este método? ➤ Quando faça sentido, utilizar métodos não- experimentais
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Conseguimos encontrar um contrafatual plausível? Experiência natural? Métodos não-experimentais estão associados a um conjunto de premissas Quanto maior o número de premissas, menos válida será a medida do efeito de causalidade É importante questionar as nossas premissas ▪ Utilize o senso-comum!
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Objetivo Principal ▪ Aumentar a produtividade e vendas da empresa Intervenção ▪ Distribuição de subsídios ▪ Seleção de participantes não-aleatória Grupo alvo ▪ PMEs entre 1 e 10 empregados Principal indicador ▪ Vendas 4
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5 (+) Impacto do programa (+) Impacto de fatores externos
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6 (+) Medida ENVIESADA do impacto do programa “Antes-e-Depois” não gera resultados em que possamos acreditar!
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7 Diferença final (« depois ») entre participantes e não participantes Diferença inicial (« antes ») entre participantes e não participantes >> Qual é o impacto da nossa intervenção?
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Contrafatual: 2 opções que significam o mesmo 1. Vendas de não participantes depois da intervenção, expurgando as diferenças “anteriores” entre participantes e não participantes (a diferença inicial entre os dois grupos) 2. Vendas dos participantes antes da intervenção, expurgando a variação entre “antes/depois”para os não participantes (os fatores externos) 1 e 2 são equivalentes 8
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Premissa subjacente: Sem o programa, as vendas dos participantes e dos não participantes evoluíriam da mesma forma (com a mesma tendência) >> Gráfico intuitivo a caminho....
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12 NP 2008 -NP 2007 =0.8 Impacto = (P 2008 -P 2007 ) -(NP 2008 -NP 2007 ) = 0.6 – 0.8 = -0.2 Impacto = (P 2008 -P 2007 ) -(NP 2008 -NP 2007 ) = 0.6 – 0.8 = -0.2 P 2008 -P 2007 =0.6
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13 P-NP 2008 =0.5 Impacto = (P-NP) 2008 -(P-NP) 2007 = 0.5 - 0.7 = -0.2 Impacto = (P-NP) 2008 -(P-NP) 2007 = 0.5 - 0.7 = -0.2 P-NP 2007 =0.7
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Impacto=-0.2
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Impacto negativo: Muito contra-intuitivo: O aumento do financiamento não devería reduzir as vendas, a partir do momento em que os fatores externos sejam tidos em conta! Presumir a mesma tendência é muito forte Os 2 grupos estavam em 2007 a produzir a níveis muito diferentes Questione a presunção de mesma tendência! Sempre que possível, teste a presunção de mesma tendência com dados de anos anteriores
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Rejeitamos a presunção contrafatual de mesma tendência!
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18 NP 08 -NP 07 =0.2 Impact0 = (P 2008 -P 2007 ) -(NP 2008 -NP 2007 ) = 0.6 – 0.2 = + 0.4 Impact0 = (P 2008 -P 2007 ) -(NP 2008 -NP 2007 ) = 0.6 – 0.2 = + 0.4
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Impacto = +0.4
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Impacto Positivo: Mais intuitivo Sera que presumir a mesma tendência é razoável? ➤ Ainda precisamos de questionar a presunção contrafatual de mesma tendência! ➤ Utilizemos dados de anos anteriores
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Parece razoável aceitar a presunção contrafatual de mesma tendência!
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Assumir a mesma tendência é normalmente problemático Quando não existem dados para testar a mesma tendência histórica E mesmo se as tendências forem semelhantes no ano anterior… ▪ Foram as tendências sempre semelhantes (ou tivemos sorte)? ▪ Mais importante, serão essas tendências sempre semelhantes? ▪ Exemplo: Outro projeto intervem nas nossas empresas não participantes…
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Que fazemos então? >> Temos de ser descritivos! Verificar as semelhanças em características observáveis ▪ Se não são semelhantes ao nível das características observáveis, é provavel que as tendências sejam diferentes de uma forma imprevisível >> No entanto, não conseguimos verificar o que não conseguimos ver…E as características não observáveis podem ser mais importantes que as observáveis (capacidade, motivação, paciência, etc)
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Agrupe participantes e não participantes com base em características observáveis Contrafatual: Grupo de comparação com semelhanças em características observáveis: Procura-se para cada participante do programa um ou mais pares de não participante(s) com base nas características observáveis >>Em média, participantes e não participantes partilham as mesmas características observáveis (por construção) Estimar o efeito da nossa intervenção utilizando diferença das diferenças 24
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Premissas subjacentes Não há diferenças entre os participantes e não participantes em termos de características não observáveis E/OU Características não observáveis não afetam a selecção para o tratamento nem o resultado de interesse
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Criar um grupo de controle através da identificação de sub-grupos (de um ou mais) com características observáveis semelhantes aos participantes Temos de escolher com cuidado as variáveis para agrupar os participantes com o grupo de controle De forma a que fiquemos apenas com ▪ Grupo de tratamento: Participantes que conseguiram obter um par ▪ Grupo de controle: não-participantes parecidos com os participantes >> Em resultado deste processo, eliminamos uma parte do nosso grupo de tratamento!
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Na maior parte dos casos, não conseguimos encontrar pares para todos os participantes Precisamos de perceber quem fica de fora Exemplo Pontuação não-participantes Participantes Parte combinada Riqueza Parte do grupo de tratamento excluída
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Vantagens do metodo de combinação: Não precisa de randomização 28
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Desvantagens: A premissa subjacente ao contrafatual não é plausível em todos os contextos, dificil de testar ▪ Utilize o senso comum Necessita dados de muita qualidade ▪ Necessário controlar todos os fatores que influenciam o a alocação ao programa / resultado em análise Necessita amostras de tamanho suficientemente grande para gerar o grupo de comparação não se consegue sempre encontrar pares para todos... 29
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A randomização requer premissas mínimas e gera estimativas intuitivas (médias das amostras!) Métodos não experimentais requerem premissas que devem ser cuidadosamente avaliadas Mais intensivo em termos de dados Nem sempre testavel Seja criativo: Misture-e-combine os métodos! Responda as perguntas relevantes com os métodos apropriados 30
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