A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3."— Transcrição da apresentação:

1 A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3 anos e é composta por 20 dentes. A 2º é a dos dentes permanentes, que é formada dos 6 aos 12 anos, nessa fase os dentes de leite começam a cair para dar espaço aos dentes permanentes. Quando a dentição permanente está completa com os 32 dentes, percebemos que cada dente possui uma função especifica: os dentes incisivos, são usados para cortar os alimentos, os caninos, rasgam e os molares e pré molares, trituram e controlam a quantidade que será ingerida.

2 AS PARTES QUE FORMAM O DENTE
O dente é uma estrutura dura, saliente e com um tom esbranquiçado. É composto basicamente de coroa e raiz. Para entender melhor, pense assim, quando abrimos a boca e sorrimos, a parte que fica pra fora da gengiva ou o que enxergamos é a coroa, já a raiz fica na parte interna, abaixo da gengiva e está envolvida pelo osso alveolar. A raiz tem cerca de 2/3 do tamanho total do dente, e sua função e sustentar e manter os dentes fixos.

3 Partes que formam a coroa e a raiz:
ESMALTE: É a camada mais externa. DENTINA: É o tecido que vem logo abaixo do esmalte. A dentina é sensível, mesmo quando não existe cárie. POLPA: Tecido mole que fica no centro do dente, é formado por vasos e nervos que emitem sinais diretos para o cérebro; quando a destruição chega nesta área, a dor é mais forte e intensa. CEMENTO: Fina camada que cobre a raiz do dente, protegendo-a na qual as fibras do ligamento periodontal se inserem para ligar o dente ao osso. É considerada a parte mais macia da estrutura dentária. LIGAMENTO PERIODONTAL: È formado pelas fibras do tecido conjuntivo. Sua função é amortecer a mordida e ligar o dente ao osso. OSSO ALVEOLAR: é o tecido ósseo que envolve o dente. GENGIVA: É a parte que enxergamos (vermelha ou rosa) quando olhamos para os dentes. Uma correta escovação prevenirá o aparecimento da gengivite.

4 DOENÇAS BUCAIS O QUE É CÁRIE?
A cárie é uma doença cujo aparecimento de desenvolvimento depende da presença de bactérias, mas, também do comportamento de saúde do indivíduo. Assim, os cuidados com a saúde geral, hábitos alimentares, aspectos culturais são fatores importantes quando se quer prevenir a cárie, ou tratá-la. Na cavidade bucal ocorre, sempre, a trica de minerais entre a saliva e o dente. Se essa troca favorece a saliva, mais minerais serão perdidos pelo dente, podendo levar ao aparecimento de manchas brancas ou de cavidades: esse é o processo de cárie. Quimicamente falando a cárie é a perda de cálcio e fosfato do dente para o meio bucal e alguns íons como o fluoreto, presente nos cremes e géis dentais, na água fluoretada e em produtos odontológicos, podendo contribuir para recuperar essa perda, promovendo um processo de remineralização . Os principais protagonistas para a ocorrência da cárie são: As bactérias, os carboidratos, e o hospedeiro.

5 FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CÁRIE
CÁRIE INCIPIENTE: O primeiro sinal visível da cárie são as manchas brancas . Nesta fase inicial ainda não existe formação de cavidades de cárie. Assim a mancha, ao ser remineralizada (uso de fluoreto), não necessitará de restauração.

6 CÁRIE DE ESMALTE: É caracterizada por uma pequena cavidade no esmalte
CÁRIE DE ESMALTE: É caracterizada por uma pequena cavidade no esmalte. Nesta fase a cárie ainda não causa dor, pois o esmalte não apresenta terminações nervosas.

7 CÁRIE DA DENTINA: A cárie ultrapassa o esmalte, ela chega a dentina e avança rapidamente. Nessa fase a cárie começa a causar dor.

8 INFECÇÃO PULPAR: Nesta fase, a cárie já atingiu a polpa, causando muita dor. Neste estágio é necessário o tratamento de canal. (Imagem mostrando processo até a endodontia).

9 CÁRIE DE MAMADEIRA Criança com dentição decídua saudável.
Lesões cariosas em dentição decídua. Criança com dentição decídua saudável.

10 O TERMO CÁRIE VEM DO LATIM E SIGINIFICA “APODRECIDO”
VOCÊ SABIA? O TERMO CÁRIE VEM DO LATIM E SIGINIFICA “APODRECIDO” A DOR DE DENTE CAUSADA PELA CÁRIE É UM MISTÉRIO QUE TENTAM DESVENDAR DESDE A IDADE DA PEDRA; É ISSO MESMO, OS DENTES APODRECIDOS VÊM ACOMPANHANDO A HISTÓRIA DO HOMEM. A CÁRIE PODE DSTRUIR UM DENTE DE UMA FORMA RELATIVAMENTE RÁPIDA EM UM INDIVIDUO VIVO, MAS NÃO HÁ DESTRUIÇÃO EM UM INDIVÍDUO MORTO. GRAÇAS A ISSO, FOI POSSÍVEL REGISTRAR A AÇÃO DA CÁRIE EM DIVERSAS CIVILIZAÇÕES E ENTENDER MELHOR AS CAUSAS DA CÁRIE DENTÁRIA.

11 DICAS DE COMO EVITAR A CÁRIE.
Use creme dental com fluoreto, escovando com cuidado todas as faces dos dentes. O fluoreto torna o esmalte dos dentes mais resistente ao ataque ácido, inclusive ajudando a reverter lesões iniciais antes que se tornem cavidades de cárie; Evite o consumo de doces e alimentos açucarados principalmente entre as refeições e durante o sono; Alimentos fibrosos e ricos em proteínas indicam baixas incidências de formação da cárie dental; Visite regularmente seu dentista e não deixe de seguir as orientações dele para uma boa saúde bucal.


Carregar ppt "A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google