A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA"— Transcrição da apresentação:

1 ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
RESUMO DO ARTIGO CIENTÍFICO A aprendizagem de seqüência geométrica a partir do conceito de função ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA

2 A aprendizagem de seqüência geométrica a partir do conceito de função
Wesyllis das Mercês Salvador

3 RESUMO O conteúdo deste trabalho foi desenvolvido pelo acadêmico Wesyllis das Mercês Salvador do curso de Licenciatura Plena em matemática da Universidade Federal da Paraíba.

4 1 INTRODUÇÃO O ensino das Seqüências Geométricas no Brasil vem enfrentando muitos problemas, que vão desde uma abordagem inadequada desse conteúdo até ser considerada um assunto isolado o que, às vezes, faz com que seja deixada de ser ensinada ao enquadrá-la de forma equivocada no plano de curso.

5 2 OBJETIVOS Construir o conceito de Seqüência Geométrica a partir do conceito de função. Verificar se os alunos compreendem o conceito de função, identificar que conhecimento os alunos adquiriram sobre Seqüência Geométrica e compreender Seqüência Geométricas como Função.

6 3 DESENVOLVIMENTO 1. A História da Seqüência Geométrica e O Conceito de Função Sabemos que a Matemática é a mais antiga das ciências e que a sua origem se esconde nas areias da antiga civilização egípcia. Como Aristóteles explica: “A matemática nasceu nas vizinhanças do Egito, porque aí era concedido tempo livre à classe sacerdotal.” (BURTON, 1985, p. 32).

7 Os historiadores atribuem a discriminação entre as variáveis dependente e independente a Descartes, mas parece que os papéis das coordenadas em sua “Geometrie” eram marcadamente simétricos. Já Descartes ( ) utilizou-se de equações em x e y para introduzir uma relação de dependência entre quantidades variáveis, de modo a permitir o cálculo de valores de uma delas, a partir dos valores da outra.

8 2. A Seqüência Geométrica na Sala de Aula
A Seqüência Geométrica, assim como todos os outros conteúdos de matemática existentes no Ensino Médio, assume um papel muito importante. E, devido a essa importância, que ela deveria ser tratada de uma maneira diferente.

9 3. Possibilidades Atuais de Ensino/Aprendizagem de Aprendizagem Seqüência Geométrica a partir do Conceito de Função Décadas atrás, o ensino de Matemática era muito mecânico, não deixava que os educandos pensassem, apenas obedecessem a comandos.

10 Mudanças mais claras já podem ser vistas no Ensino Fundamental e no Médio. Essas mudanças ainda são pouco notadas, mas já apresentam resultados significativos, pois grupos de professores há muito já fazem pesquisas na área para ajudar a melhorar, sobretudo, com a utilização dos PCNEM ( Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio ) que apresentam propostas que direcionam o educador a melhor conduzir o seu trabalho.

11 2. Desenvolvimento das aulas e
4 METODOLOGIA 4.1 RELATO DA PESQUISA Para operacionalizarmos os objetivos propostos, trabalhamos com 25 alunos, de uma turma de 2º Ano do Ensino Médio, de uma Escola Pública da Rede Estadual no município de Campina Grande, na Paraíba, na faixa etária de 16 a 20 anos, no período de junho a agosto de 2006. Utilizamos uma Seqüência Didática como metodologia de ensino e pesquisa. A Seqüência Didática foi planejada para ser desenvolvida em três momentos: 1. Pré-teste; 2. Desenvolvimento das aulas e 3. Pós-teste.

12 O Pré-teste foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Dr
O Pré-teste foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida (PRATA), numa turma de segundo ano no período da tarde no mês de Julho. O tempo dado aos alunos para a resolução foi de 45 minutos. Estavam presentes 27 alunos.

13 5 CONCLUSÃO Através deste Trabalho Acadêmico Orientado, pudemos perceber o quão pouco é vista e aprendida as Seqüências e, mais especificamente, as geométricas. E mais, como ela é ensinada de uma forma “convencional” restringido-a apenas ao uso de fórmulas e memorização e a tratá-la como uma simples P.G.

14 Por outro lado, vimos como uma nova maneira, diferente para os demais professores, pode ser tão eficaz. E sem falar, no fato que ao estudarmos acabamos por revisar ou mesmo até aprender mais sobre funções.

15 Foi um projeto que, até pelos próprios alunos foi considerado “estranho” e apenas ao fim, puderam perceber isto. Fato este, que pode ser comprovado com as análises do Pré/Pós teste, onde houve no pós-teste 73,6 % de acertos totais e parciais, totalizando numa melhora de 51% em seus resultados.


Carregar ppt "ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google