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Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.

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2 Tiago Costa Nº20 8ºC

3  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração

4 Isolamento térmico Para evitar grandes variações da temperatura ambiente das salas e situações de desconforto, pode-se: Calafetar portas e as janelas, isto é, tapar as portas e janelas com fita adesiva de espuma, própria para o efeito, e que pode reduzir em 5% o consumo de energia; Reparar as frinchas das janelas e das portas; Verificar se as portas necessitam de molas para fecho automático; Instalar vidros duplos nas janelas (pode poupar-se até 10% de consumo de energia, para além de minimizar o ruído exterior);

5 Organização dos espaços Para usar o espaço de forma eficiente e contribuir para um uso racional da energia pode-se: Privilegiar as salas viradas a Sul como locais de trabalho (estão mais expostas à luz solar); Dispor os lugares de trabalho junto das janelas para aproveitar ao máximo a luz solar; Nos espaços sem entrada de luz solar, dispor os lugares de trabalho junto da iluminação geral.

6 Iluminação De forma a aproveitar ao máximo a luz solar e a usar a iluminação artificial de maneira eficiente, podem tomar-se as seguintes medidas : Instalar lâmpadas de baixo consumo em toda a escola (fluorescentes tubulares e compactas); Adequar as características das lâmpadas à utilização dos espaços; Instalar temporizadores de iluminação nos locais de passagem (para as luzes ligarem e desligarem automaticamente);

7 Equipamentos eléctricos Seguir as recomendações do fabricante na instalação de equipamentos e aparelhos não é suficiente. Podem ainda tomar-se as seguintes medidas : Instalar equipamentos de baixo consumo energético, deve-se optar pelos equipamentos que têm etiquetas energéticas das Classes A++ e A+; Seleccionar eficazmente a localização dos equipamentos. Por exemplo: um frigorifico nunca deve ser colocado junto a uma fonte de calor, etc.; Seleccionar os programas de baixo consumo. Por exemplo: as máquinas de roupa e de loiça só devem ser utilizados quando estão completamente cheias; Estabelecer regras de uso para os equipamentos. Por exemplo: a porta de um frigorífico não deve ser aberta desnecessariamente e deve reduzir-se o tempo da abertura;

8 Aquecimento\ Refrigeração Tanto no Verão como no Inverno sabe bem trabalhar num ambiente confortável, mas sempre de forma energeticamente eficiente. Para isso, é preciso: Estabelecer um plano de uso e/ou gestão da climatização (Ar condicionado, ventoinha); Desligar os equipamentos desnecessários nos espaços menos utilizados; Ligar os equipamentos apenas quando são estritamente necessários; Desligar os equipamentos momentos antes de abandonar os espaços;

9  Gastos de Papel  Produção de Resíduos  Gastos de Água  Pilhas  Tranportes

10 Gastos de Papel O papel é um produto que consome muitos recursos durante o processo de produção, assim deve-se gerir eficazmente o seu consumo. Para isso pode-se : Sempre que possível, preferir as versões electrónicas dos documentos; Fazer a impressão de documentos em frente e verso; Instalar um sistema de separação e recolha de papel para incluir no circuito normal de reciclagem.

11 Produção de Resíduos A produção individual de resíduos é um dos problemas mais graves de poluição ambiental, gastando-se muita energia no tratamento e eliminação dos mesmos. Medidas mais importantes: Sensibilizar para a redução da produção individual de resíduos. Por exemplo: opta por embalagens de tamanho familiar, reduzindo assim o número de embalagens individuais; Diminuir a produção de resíduos nos vários serviços escolares. Por exemplo: modera a utilização de papel de alumínio e de plástico para envolver alimentos; Verificar se existe separação de resíduos nos vários sectores escolares.

12 Gastos de Água Fazer um consumo de água equilibrado e adaptado às necessidades individuais é outra forma de reduzir o consumo de recursos. Para isso, é preciso: Não deixar a torneira aberta enquanto se lava os dentes ou se esfrega as mãos; Regular o fluxo de água nas torneiras do balneário; Instalar torneiras com temporizador nos lavatórios;

13 Pilhas As pilhas são um resíduo demasiado importante (e perigoso) para ser esquecido, pelo que é necessário: Usar pilhas recarregáveis sempre que possível; Separar as pilhas do restante lixo; Instalar um sistema de recolha de pilhas na escola.

14 Transportes Privilegiar o uso de meios de transporte colectivos e/ou não poluentes, contribui decisivamente para usar os recursos energéticos de forma eficiente, sugere-se: Privilegiar o uso de meios de transporte amigos do ambiente (bicicleta, por exemplo); Sensibilizar as pessoas da tua escola para uso de transportes colectivos; Desaconselhar o uso de meios de transporte individuais;


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