Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAnasofia Renta Alterado mais de 9 anos atrás
1
IMS-LD e Padrões Pedagógicos
2
2 Plataformas de EAD atuais Paquette: “Aplicações para web atuais consistem basicamente em ferramentas para distribuição de informação. Koper & Olivier: “Pedagogia pode ser resumida em: para aprender, um aprendiz isolado tem de percorrer uma seqüência objetos de aprendizagem” “A hipótese fundamental é que o aprendizado é um processo de consumo de conteúdo.” “O ensino é encarado como a arte de selecionar e oferecer conteúdo de uma forma estruturada e seqüenciada e de rastrear o progresso do aluno e avaliar o conhecimento adquirido.”
3
3 Porém… (1/2) Boa parte do aprendizado não decorre do acesso a recursos educativos, mas das atividades dos alunos resolvendo problemas, manuseando dispositivos, interagindo em situações sociais e de trabalho …” Rob Koper Plataformas existentes não facilitam os “planos de aula”,isto é, não permitem descrever e gerenciar seqüências de atividades pedagógicas colaborativas.
4
4 Porém… (2/2) “Cada vez mais educadores estão cientes da necessidade de ir além dessas tecnologias simples de informação e comunicação” (Djikstra)
5
5 Cenário Pedagógico Método Ator LOs, serviços Objetivos Atividade Ambiente(s) de Ensino Virtual
6
6 Algumas soluções Interfaces de autoria em LD RELOAD (Bolton Institute, UK) http://www.reload.ac.uk/ http://www.reload.ac.uk/ LAMS (Macquarie University) www.lamsinternational.com www.lamsinternational.com MISA (LORNET) www.licef.teluq.uquebec.ca www.licef.teluq.uquebec.ca IMS-Learning Design (OUNL) www.imsglobal.org www.imsglobal.org Padrões pedagógicos www.pedagogicalpatterns.org www.pedagogicalpatterns.org
7
7 LAMS
8
8 Learning Design Oriundo do EML (OUNL) Único que é padrão industrial Permite a modelagem de modelos pedagógicos Centrado na atividade (construção do conhecimento) Metáfora de uma peça de teatro
9
9 O que é Learning Design? (concepção/estratégia pedagógica) Koper: “uma aplicação concreta de um modelo pedagógico para um público alvo com objetivos de aprendizagem, domínio de conhecimentos e instalações bem definidas.” De maneira geral, learning design especifica fluxo e conteúdo do processo pedagógico: “Que ator [aluno, professor, equipe, etc] tem de executar que atividades usando quais recursos e em que ordem, para alcançar os objetivos pedagógicos determinados”
10
10 O que é um modelo pedagógico? Método que prescreve como uma categoria de alunos pode completar um conjunto de objetivos educacionais em um dado contexto e domínio do conhecimento. Formal e informal: Ex: PBL, Jigsaw, aprendizado ativo, etc.
11
11 IMS-LD: Fases de Desenvolvimento IMS-LD <method> <role><activity>…. Diagrama de atividade (UML) Diagrama de atividade (UML) Narrativa « Em seguida, os alunos reunem-se em grupos de dois para discutir… »
12
12 IMS-LD por dentro: uma linguagem semântica Linguagem de apresentação (ex. HTML): Study Task Leia o problema e analise-o juntamente com seu colega Linguagem semântica: Tarefa Leia o problema e analise-o juntamente com seus colegas.
13
13 IMS-LD por dentro: Elementos Learning Design Metadado ComponentesPré-requisitos Método Objetivos
14
14 IMS-LD por dentro: Elementos(completo)
15
15 IMS-LD por dentro: uma peça de teatro Method RoleActivity Activity description Environment Learning objects Learning service Components Play Act 1Act 2Act 3Act 4 Act 5 Role-part 1 Role-part 2 Role-part 3 …
16
16 LD por dentro: Outros elementos Condições: São os « se » de um método: « Se » aluno A tem conhecimento prévio do tópico B, saltar atividade C… « Se » aluno X acertou menos de 50% das respostas… Propriedades: Armazena informações sobre papéis (roles) e o UoL: Perfil do usuário Dados sobre progressão (das atividades) Resultado de testes LO’s adicionados (relatórios, ensaios, links, etc) Notificações: Mecanismos que disponibilizam novas atividades de acordo com resultados (modificação de propriedades, término de atividades, etc)
17
17 Links interessantes sobre o IMS-LD UNFOLD - Plone http://www.unfold-project.net http://www.unfold-project.net Learning Networks - LN4LD - Moodle http://moodle.learningnetworks.org/ http://moodle.learningnetworks.org/ CopperCore http://www.coppercore.org http://www.coppercore.org RELOAD http://www.reload.ac.uk http://www.reload.ac.uk CETIS Web Site http://www.cetis.ac.ukhttp://www.cetis.ac.uk
18
18 Vantagens do IMS-LD É Padrão Reusabilidade Pode ser implementado progressivamente Resolve problemas organizacionais complexos Casa bem com outras especificações: Content packaging (IMS-CP) Question and Test (IMS-QTI) Metadata (LOM, etc) Competência e objetivos educacionais (IMS- RCDEO)
19
19 Desvantagens do IMS-LD Complexidade: Envolve novos conceitos Ainda recente Em desenvolvimento Bem documentado, porém de difícil interpretação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.