A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Rafaela Ferreira dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Rafaela Ferreira dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Ligações Químicas Professora Rafaela Ferreira dos Santos

2 Valência Camada de Valência
Número de ligações que o átomo deve fazer para alcançar a estabilidade. Camada de Valência Ultima camada que contem elétrons. Irá determinar se o átomo ganha ou perde e-

3 TEORIA DO OCTETO: A maioria dos átomos adquire estabilidade eletrônica quando apresenta oito elétrons na sua camada mais externa.

4 Notação de Lewis - Colocar o símbolo do elemento
Representar os elétrons de valência de pontos ou cruzes; Verificou-se que os átomos tendem a ganhar, perder ou partilhar elétrons de modo a ter na camada de valência 8 elétrons ficando com a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo na Tabela Periódica. Regra do Octeto.

5 Ligação Química São as forças de atração que ligam os átomos de modo a formar substâncias mais complexas. Podem-se classificar em 3 grandes grupos: Ligação iônica: refere-se às forças eletrostáticas que existem entre íons de carga oposta. As substâncias iônicas geralmente resultam da interação de metais do lado esquerdo da Tabela Periódica com elementos não metálicos do lado direito da Tabela (excluindo os gases nobre, grupo 18).

6 Ligação covalente: resultam da partilha de elétrons
Ligação covalente: resultam da partilha de elétrons. Os exemplos mais comuns é a ligação entre elementos não metálicos. Ligação metálica: encontra-se em metais sólidos como o cobre, o ferro e o alumínio. Nos metais, cada átomo liga-se a vários outros átomos vizinhos.

7 Ligação Iônica

8

9 Propriedades de compostos Iônicos
Possuem elevados pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE); São solúveis em solventes polares; Conduzem a corrente elétrica quando fundidos (fase líquida) ou em solução Sólidos em temperatura ambiente; Formam cristais quebradiços. Apresenta, estrutura cristalina definida

10 Ligação Covalente ou Molecular
É a ligação química que se forma por partilha de elétrons - H:H; Cl:Cl. Existem: as ligações simples (1 par de elétrons garante a ligação) duplas (2 pares de elétrons garantem a ligação) triplas (3 pares de elétrons estabelecem a ligação).

11

12 Propriedades dos compostos moleculares:
São sólidos, líquidos ou gasosos nas condições ambiente Apresentam baixos pontos de fusão e ebulição (comparados aos iônicos) São maus condutores de eletricidade, alguns podem conduzir quando em meio aquoso (ionização). A maioria dos compostos são solúveis em solventes orgânicos.

13 Ligação Metálica O metal seria um aglomerado de átomos nêutrons e cátions, mergulhados numa “nuvem” ou “mar” de elétrons livres. A “nuvem” estaria então funcionando como LIGAÇÃO METÁLICA, mantendo os átomos colados entre si.

14 Ligação Metálica São uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos. Ligas metálicas: Aço- Fe-C Aço inoxidável- Fe-C, contém também Ni e Cr. Bronze- Cu-Sn Latão- Cu-Zn

15 Propriedade dos metais
Brilho metálico característico; Resistência a tração; Condutibilidade elétrica e térmica elevadas; Alta densidade; Ponto de fusão e ponto de ebulição elevado.


Carregar ppt "Professora Rafaela Ferreira dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google