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Qualidade Fazendo diferença

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Apresentação em tema: "Qualidade Fazendo diferença"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade Fazendo diferença
Hospital Quando a qualidade realmente faz diferença Ano 2010 Se você pode sonhar, pode fazer Walt Disney Modulo II

2 Fazendo diferença “ Vender é tentar fazer com que as pessoas queiram o que você tem - Marketing é procurar ter o que as pessoas desejam” Terence Rynn

3 Fazendo diferença A realidade dos Hospitais são sempre de rotinas e movimentos intensos, onde todos acham que trabalham acima dos limites, sempre com o questionamento que as equipes são insuficientes e desta forma procurando justificar falhas nos atendimentos. Em algumas situações existe um distorção do valores que realmente são importantes e fazem diferença nos atendimentos. Cabe aos gestores dos serviços hospitalares definirem critérios de conduta e prioridades visando o equilíbrio das rotinas e a manutenção das bases solidas da qualidade. As prioridades definidas devem ser simples e objetivas de forma que todos os colaboradores entendam e se identifiquem.

4 Fazendo diferença Dentro do conceito de gestão atualizada com comprometimento com a qualidade e política de boas praticas podemos apresentar como base de prioridades os pontos: SEGURANÇA CORTESIA APRESENTAÇÃO EFICIÊNCIA

5 Fazendo diferença SEGURANÇA:
Os critérios de entrada e saída de um hospital tem haver principalmente com a segurança, quando o paciente não esta seguro em nenhum outro lugar é para o hospital que ele é encaminhado. Da mesma forma quando os pacientes estão seguros (saúde equilibrada) podendo estar seguros em outro lugar, ele é liberado do hospital. Aos olhos dos pacientes e seus familiares o hospital representa o local mais seguro para a permanência durante o momento da doença, com expectativa direta e objetiva de estar recebendo o tratamento seguro, em boas condições e com qualidade (resultados).

6 Fazendo diferença CORTESIA:
O conceito cortesia pode de inicio parecer subjetivo pela forma de ser mensurado, mas de forma geral quer dizer ser eficiente, seguro e bem apresentado com educação humanizada. Ter limites bem definidos nas rotinas não impede a cortesia no cumprimento das tarefas diárias do relacionamento com o paciente. De forma geral a preocupação com o bem estar do paciente gera melhoria em seu quadro clinico acelerando inclusive sua recuperação.

7 Fazendo diferença APRESENTAÇÃO:
Na estrutura Hospitalar entende-se por apresentação a capacidade de oferecer um ambiente seguro, organizado e com conforto adequado a necessidade do paciente. Os conceitos da Biosegurança estão diretamente ligados a apresentação. Bem estar no ambiente hospitalar não significa luxo e sim conforto necessário a boa permanência do paciente.

8 Fazendo diferença EFICIÊNCIA:
Com certeza o pilar mais polêmico, quando consideramos o conceito eficiência apenas pelo aspecto técnico (clínico) estamos minimizando a abrangência do conceito. Quando a eficiência não é cultural estaremos com certeza trabalhando sobre pressão e mais sujeito a erros. A melhor definição seria saber tratar com segurança, com cortesia e boa apresentação de forma eficiente.

9 Fazendo diferença Com base nos pilares Segurança – Cortesia – Apresentação – Eficiência (ou outros definidos) o objetivo é ter as responsabilidades orientadas a estrutura do hospital e desta forma contar com esta estrutura para a definição de uma cultura própria e eficiente.

10 Fazendo diferença Eficiência Resulta em ineficiência geral
Eficiência das unidades em primeiro lugar Foco Interno Eficiência Proteção do território Disputar recursos Resulta em ineficiência geral

11 Fazendo diferença Cortesia Resultado em Eficiência Geral
Cortesia e atendimento em primeiro lugar Foco Externo Cortesia Capacidade de resposta Disputar recursos Resultado em Eficiência Geral

12 Gestão da Saúde, história, realidade e tendência.
Fazendo diferença Gestão da Saúde, história, realidade e tendência. Passado Presente Futuro

13 Gestão da Saúde, história, realidade e tendência.
Fazendo diferença Gestão da Saúde, história, realidade e tendência. Seguro Saúde Normas de coberturas Estrutura de prestação dos serviços de saúde

14 Fazendo diferença PASSADO: Objetivo: Reduzir custos – evitar custos
O foco estava nos custos, no poder de negociação e no racionamento Foco era em recursos legais e regulamentação Sistema caracterizado por: Transferência de custos entre pacientes, prestadores, médicos, pagadores, empregadores e o governo. Limite no acesso aos serviços. Negociações para baratear preços de medicamentos e serviços. Preços não relacionados à economia na prestação dos serviços de assistência à saúde. Sistema caracterizado por: Direitos do paciente. Regras detalhadas para os participantes do sistema. Maior dependência do setor judiciário.

15 Fazendo diferença PRESENTE: Objetivo: permitir escolha – reduzir erros
O foco está no prestador e nas unidades de prática dos hospitalares O foco está na escolha do plano de saúde Sistema caracterizado por: Competição entre os planos de saúde. Informação sobre os planos de saúde. Incentivos financeiros aos pacientes. Sistema caracterizado por: Entrada on-line das solicitações. Prática Seis Sigma. Adequação dos profissionais nas UTIs. Patamares de volume para encaminhamentos complexos. Diretrizes compulsórias. Pagamento por desempenho quando os padrões de atendimento são cumpridos.

16 Fazendo diferença FUTURO: Objetivo: aumentar valores
O foco deveria estar na natureza da competição Sistema caracterizado por: Competição no nível de doenças e condições especificas. Estratégia distintas para pagadores e prestadores. Incentivos para melhorar o valor em vez de transferir os custos. Informações sobre as experiências, resultados e preços dos prestadores. Escolha do consumidor.

17 Fazendo diferença Gestão da Saúde, história, realidade e tendência
Fazendo diferença Gestão da Saúde, história, realidade e tendência Planos de Saúde Papel Antigo: cultura de negação Papel Novo: possibilitar a competição baseada em valor facada em resultados Restringir a escolha de prestadores e de tratamento Micro gerenciar os processos dos prestadores e as escolhas feitas por eles. Minimizar custos de cada serviço e tratamento Engajar-se em papelada e transações administrativas complexas com os prestadores e clientes para controlar os custos e liquidar faturas. Competir na minimização dos aumentos das mensalidades pagas pelos clientes. Possibilitar a escolha bem embasada por pacientes e médicos e o gerenciamento da saúde dos pacientes. Mensurar e recompensar os prestadores com base nos resultados. Minimizar o valor dos serviços de saúde ao longo do ciclo de atendimento. Minimizar a necessidade de transações administrativas e simplificar o faturamento. Competir em resultados de saúde para os clientes.

18 Fazendo diferença O Círculo virtuoso na assistência a Saúde
Maior presença Acúmulo de experiência Aumento da eficiência Informações dados clínicos Equipe integrada e dedicada Instalações mais especializadas Maior alavancagem nas compras Aumento da capacidade Melhor atendimento no ciclo Maior volume de pacientes – diluindo custos Inovações mais rápidas Melhores resultados – menor riscos Melhoria na reputação

19 Fazendo diferença Princípios da competição na saúde:
O foco deve ser o valor para os pacientes, e não simplesmente a redução de custos. A competição tem que ser baseada em resultados. A competição deve estar centrada nas condições de saúde durante todo o ciclo do atendimento. O atendimento de alta qualidade deve ser menos dispendioso. O valor tem ser gerado pela experiência, escala e aprendizado do prestador na doença/condição médica em questão. A competição deve ser regional e nacional, não apenas local. Informações sobre resultados tem que ser amplamente divulgados para apoiar a competição baseada em valor. Inovações que aumentem o valor tem que ser altamente recompensadas.

20 Fazendo diferença “ Vender é tentar fazer com que as pessoas queiram o que você tem - Marketing é procurar ter o que as pessoas desejam” Terence Rynn Obrigado Pedro Paulo Andrade


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