Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Leitura e Produção de Textos
Profa. Dra. Cibele Mara Dugaich
2
Texto Oral e Escrito A escrita apareceu em estágios mais avançados da civilização, mas ainda existem línguas ágrafas - sem escrita. A escrita é apenas uma tentativa imperfeita de reprodução gráfica dos sons da língua.
3
Texto Oral e Escrito Características da linguagem oral:
entoação, timbre, altura, ênfase, pausas, velocidade da enunciação e muitas outras impossíveis de serem representadas graficamente. Tais características são precariamente reproduzidas pelos sinais de pontuação: (exclamação, interrogação, reticências, hífen, parênteses, travessão, etc.), pelo emprego de maiúsculas, de negrito, itálico ou de sublinhas.
4
Texto Oral e Escrito A língua falada pressupõe contato direto com o falante, o que a torna mais concreta. É mais espontânea, não apresentando grande preocupação gramatical do ponto de vista normativo. Seu vocabulário é mais restrito, mas está em constante renovação.
5
Texto Oral e Escrito Na linguagem familiar, em situações informais, as preocupações com a clareza e a correção vão se tornando menos evidentes Na língua falada, além da restrição do vocabulário, não há grande preocupação com as regras gramaticais de concordância, regência e colocação, nem com a clareza das construções sintáticas.
6
Texto Oral e Escrito A língua escrita mantém contato indireto entre quem escreve e quem lê, o que a torna mais abstrata. É mais refletida, exige grande esforço de elaboração e obediência às regras gramaticais.
7
Texto Oral e Escrito Seu vocabulário é mais apurado e é, por natureza, mais conservadora. A língua falada conta com recursos extralingüísticos, contextuais, tais como gestos, expressões faciais, postura, que muitas vezes completam ou esclarecem o sentido da comunicação
8
Texto Oral e Escrito A presença do interlocutor permite que a língua falada seja mais alusiva, enquanto a escrita é menos econômica, mais precisa.
9
Texto Oral e Escrito Do ponto de vista gramatical, as duas linguagens, escrita e falada, apresentam características específicas, cientificamente comprovadas. De maneira geral, as principais construções gramaticais são observadas no uso da língua escrita.
10
Texto Oral e Escrito Emprego de pronomes relativos. (E)
Frases feitas, chavões.(O) Variedade na construção das frases. (E) Anacolutos (rupturas de construção).(O) Sintaxe bem elaborada.(E)
11
Texto Oral e Escrito Repetição de palavras (O)
Vocabulário rico e variado, emprego de sinônimos. (E) Emprego de gíria e neologismos. (O) Emprego de termos técnicos. (E) Maior uso de onomatopéias.(O)
12
Texto Oral e Escrito Frases inacabadas.(O) Frases bem construídas. (E)
Formas contraídas, omissão de termos no interior das frases.(O) Clareza na redação, sem omissões e ambigüidades. (E)
13
Texto Oral e Escrito Vocábulos eruditos, substantivos abstratos. (E)
Colocação pronominal livre. (O) Colocação pronominal de acordo com a gramática.(E) Supressão dos relativos (“cujo”, por exemplo). (O)
14
Um escritor / leitor proficiente
O leitor deve saber lidar com todas as características do contexto de produção dos textos para orientar a produção do discurso de acordo com os parâmetros por elas estabelecidos.
15
Contexto É a situação histórico-social do texto.
Envolve as instituições humanas. Deixa marcas no texto. É a moldura do texto.
16
Língua e Fala São fenômenos distintos
A língua jamais será conhecida na sua totalidade, mesmo que seja por falantes nativos. A fala é plenamente variável. A fala mantém significativa dependência da situação de sua realização.
17
Linguagem e Língua A linguagem não é única, alheia à realidade e ao mundo. É influenciada pelos meios social e cultural e esses, por sua vez, também são influenciados por ela. O homem é o principal agente que participa desse processo, criando recursos que auxiliam ou aperfeiçoam a produção da linguagem, com o objetivo de melhorar a comunicação, cujo maior recurso é a palavra.
18
Linguagem e Língua De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, “não há linguagem no vazio, seu grande objetivo é a interação, a comunicação com um outro, dentro de um espaço social”.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.