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Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões
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Introdução A avaliação heurística pretende descobrir o que funciona e não funciona na interface de sistemas, detectando seus problemas. Nielsen (1993) desenvolveu heurísticas e vamos usar algumas delas em nossa pesquisa.
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Passos da avaliação Simplicidade e clareza no diálogo
O sistema deve falar a língua do usuário Minimizar a carga na memória do usuário Consistência Feedback Apresentar de forma clara a saída do sistema Mensagens de erros claras Prevenir erros Ajuda e documentação sobre o sistema
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Simplicidade e clareza no diálogo
Interfaces devem ser o máximo possível simplificadas, evitando elementos supérfulos nas páginas. Menos é mais
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O sistema deve falar a linguagem do usuário
A terminologia da interface deve ser baseada na linguagem do usuário (textos e ícones)
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Minimizar a carga de memória do usuário
Como os computadores são muito bons de memória, devem exigir o mínimo de memória do usuário. Entrada de dados – o sistema deve informar o formato e se possível colocar um exemplo.
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Consistência É um dos mais básicos e importantes princípios de usabilidade. A mesma informação deve ser apresentada na mesma posição em todas as páginas e deve ser formatada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.
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Feedback O sistema deve informar ao usuário o que ele está fazendo e como está interpretando a entrada de dados. O tempo de repostas deve ser o mínimo possível, senão o usuário vai querer realizar outras tarefas. Se o computador tiver que demorar, pode informar feedbacks parciais.
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Informar saídas claras do sistema
Usuários gostam de se sentir sobre o controle no diálogo com o computador, para isso, o sistema deve oferecer saídas fáceis do sistema, na maioria das situações possíveis (teclas de voltar e fechar janelas) A visibilidade é um dos princípios mais importantes na usabilidade de um sistema.
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Mensagens claras de erros
Regras devem ser escritas em linguagem clara e evitar códigos devem ser precisas ao invés de vagas e gerais devem ajudar o usuário a resolver o problema devem ser educadas e nunca intimidar e culpar o usuário
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Prevenir erros Melhor do que ter mensagens de erros claras é prevenir erros. Os erros dos usuários podem ser identificados através da frequência e das consequências.Erros com consequências sérias podem ser reduzidos através de confirmação.
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Ajuda e documentação do sistema
Mesmo que seja preferível que a interface do sistema seja tão fácil a ponto de ser usada pelo usuário sem problemas, nem sempre isso é possível. Por isso, ajuda e documentação é necessário.
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