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Prof. Marcelo Bárcia profbarcia@gmail.com www.profbarcia.com Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.

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1 Prof. Marcelo Bárcia profbarcia@gmail.com www.profbarcia.com
Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios Prof. Marcelo Bárcia

2 O Processo de Estratégia de Marketing:
Declaração da Missão Estratégia Corporativa Estratégia de Marketing Mix de Marketing : produto, preço, praça e promoção.

3 Principais Passos Para a Elaboração e Implantação de um Plano de MKT:
Consideração a respeito da razão de ser da empresa Análise dos cenários externos e interno Avaliação dos recursos disponíveis Consideração das estratégias competitivas gerais Definição dos Objetivos de Marketing (mensuração + tempo) Implantação, atualização e controle do plano de marketing. (Fonte: COBRA, p.147

4 Macroambiente de Marketing
Forças demográficas Forças econômicas Forças naturais Forças tecnológicas Forças políticas Forças Culturais

5 Dimensão de Tempo Evento Ciclo Tendência

6 Visão de Produto (modelo de negócio ou processo)
Qual problema que o produto/serviço pretende resolver? Quem tem este problema? Quando aparece este problema? Como este produto é resolvido atualmente? Quanto custa a solução deste problema para empresas ou clientes?

7 Uma questão para reflexão: Posicionamento Idealizado
“ O Posicionamento começa com um produto, uma mercadoria, um serviço, uma empresa, uma instituição, ou mesmo uma pessoa... Mas o Posicionamento não é o que você faz com o produto. O Posicionamento é o que você faz na mente do cliente potencial, ou seja, você posiciona o produto na mente do cliente potencial “. ( AL RIES & TROUT, 1982)

8 Segmentação de Mercado:
“ A Segmentação de Mercado diz respeito a subdividir o mercado em subgrupos que apresentam características semelhantes e, por consequência, possam ser abordados de forma homogênea com relação a uma determinada oferta”. Fonte: CROCCO, 2006)

9 Critérios mais utilizados:
Geográficos (País, Cidade, Distância, Clima) Demográficos ( Idade, Sexo, Estado Civil) Socioeconômicos (Renda, Ocupação, Formação, Classe Social) Psicográficos (Personalidade, Estilo de Vida, Crenças Pessoais, Valores)

10 Evolução dos processos de segmentação:
Marketing de Massas Marketing de Segmentos Marketing de Nichos Customização

11 Um Segmento Precisa Ser...
...Identificável ...Mensurável ...Atingível

12 Público-Alvo “ Pode ser compreendido como o grupo de compradores que têm necessidades e desejos, percepções de valor e/ou comportamento de compra relativamente semelhantes, selecionados como foco para oferta de dado produto” Fonte:Ajzental&Cecconelo, 2008.

13 Perguntas-Chave- Público-Alvo:
Quantas pessoas/empresas formam o público-alvo? Quais são as tendências nesse mercado? Que fatores influenciam o crescimento do público-alvo? Quais as barreiras à entradas de novos concorrentes? Quais são as oportunidades e ameaças? Qual é a participação de mercado estimada para o negócio? Como a base de consumidores deverá crescer nos próximos 3 anos? Qual o resultado esperado para o negócio? Quais são as premissas-chave nas projeções realizadas e em que elas estão embasadas?

14 “Protagonistas” de uma compra:
Comprador Influenciador Decisor Usuário

15 A Informação para o Plano de MKT:
Dados Primários Dados Secundários

16 Fontes de Informação: IBGE SEBRAE Associações Comerciais Prefeituras
Entidades de Classe Publicações Especializadas Sites de Busca

17 Principais Metodologias de Pesquisas:
Quantitativas Qualitativas

18 Marketing Tático ( Mix de MKT)
PRODUTO/SERVIÇO Características Benefícios para o consumidor (Razões de Compra) Marca Design Embalagem Serviços e Garantias Forma de Uso Aspectos Legais :impostos,registro da marca, restrições à comunicação, CDC.

19 Marketing Tático DISTRIBUIÇÃO Canais Logística Estoque Transporte

20 Marketing Tático COMUNICAÇÃO Público-Alvo Objetivos Estilo e Tom
Reason Why Estratégia Avaliação

21 Soluções de Comunicação
Propaganda Promoção Merchandising Relações Públicas (eventos, assessoria de imprensa, seminários etc) Marketing Direto Marketing Digital (S.E.O, Links Patrocinados, Advergames, Mídia Online)

22 Mídias TV Rádio Revistas Jornais Folheteria Internet (ambiente)

23 MARKETING TÁTICO PREÇO Estrutura de Preços Preço de “fábrica”
Preço estimado ao consumidor final Preço psicológico

24 Programação Cronograma detalhado das atividades propostas.
Fonte: AMBROSIO, Vicente- Plano de Marketing Passo a Passo, R&A, RJ, 2000.


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