Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCamille Judice Alterado mais de 9 anos atrás
1
1 - CONSUMO DE INFORMAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA AGENDA ENTRE USUÁRIOS DO MENÉAME Jan Alyne Barbosa Cibercomunica - 2008
2
2 - Processo de agenda-setting zCompetição entre agentes sociais que visam ganhar atenção de profissionais da mídia, do público e das elites políticas, sendo os meios de comunicação a arena pública, onde diferentes temas ganham mais ou menos evidência ao longo do tempo
3
3 - Níveis de configuração da agenda zPrimeiro nível - Predominância de temas zSegundo nível - Predominância de enquadramentos
4
4 - Fatores que interferem nos processos de configuração da agenda zNovos usos de ferramentas de publicação, permitindo a que temas e opinioes de diversas naturezas sejam discutidos zCrescimento e variedade de canais para difundir conteúdo zMaiores possibilidades de personalização, controle e escolha da informação zNovos modos de distribuição, circulação e consumo de notícias zVariedade de padroes hierárquicos, de reputação e de popularidade, construídos coletivamente através de redes horizontais de comunicação
5
5 - Sistema de promoção de notícias zServiços baseados na web que permitem aos indivíduos, indicar e votar em notícias, promovendo as mais populares à página principal zMenéame (http://meneame.net) = Marcador social + Blog + Sindicação
6
6 - Menéame
7
7 - Critérios de noticiabilidade zDefinição: Conjunto de critérios, operações e instrumentos com os quais os aparatos informativos enfrentam a tarefa de escolher cotidianamente, de um número infinito e imprevisível de acontecimentos, uma quantidade finita e tendencialmente estável de notícias zObjetivos: Tornar o evento reconhecido como noticiável; 2) elaborar modos de relatar eventos; 3) organizar o trabalho temporal e espacialmente
8
8 - Critérios de noticiabilidade - conteúdo zImportância: 1) Grau e nível hierárquico dos indivíduos/grau de poder institucional; 2) Impacto sobre a nação e sobre o interesse nacional; 3) Proximidade geográfica ou cultural; 4) Número de pessoas envolvidas no acontecimento; 5) Relevância do acontecimento em relação a desenvolvimentos futuros zInteresse: 1) Matérias sobre pessoas que enfrentam situações incomuns; 2) Matérias onde existem uma inversão de papéis; 3) Matérias sobre conquistas excepcionais e heróicas
9
9 - Comparação entre critérios de noticiabilidade (conteúdo) entre usuários do Menéame e a agenda midiática
10
10 - Comparação entre critérios de noticiabilidade (conteúdo) entre usuários do Menéame e a agenda midiática
11
11- Eleições presidenciais espanholas - 2008 - Enquadramentos promovidos pelos usuários 4471A favor dos dois partidos 5.56010Ideologia nao expl í cita 3.5777Contra os dois partidos 3.3146Contra PSOE 1.5865A favor de PSOE 11.30916Contra o Partido Popular (PP) 3671A favor do Partido Popular (PP) N Ú MERO DE VOTOS N Ú MERO DE ARTIGOS ENQUADRAMENTOS
12
12 - Estudos sobre o consumo de informação entre usuários de redes sociais zPara que servem? Pesquisa aplicada, pesquisa de mercado zComo pode ser aplicado em contextos culturais diversos? zExemplo: Redes sociais que agregam a comunidade acadêmica da FJA - extraçao de categorias de análise para uma série de açoes comunicativas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.