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UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.

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1 UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM

2 A RELAÇÃO ENTRE O BOM E O ÚTIL, LEVA-NOS A DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS:
O BOM COMO ÚTIL A RELAÇÃO ENTRE O BOM E O ÚTIL, LEVA-NOS A DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS: ÚTIL PARA QUEM? EM QUE CONSISTE O ÚTIL? APESAR DE MUITOS CONSIDERAREM, ERRADAMENTE, ESTA CORRENTE UM REFORÇO AO EGOÍSMO HUMANO, OS SEUS IDEALIZADORES NÃO A CRIARAM PARA TAL FIM. O ÚTIL PARA ELES NÃO REPRESENTAVA “O QUE É ÚTIL PARA MIM, MAIS VANTAJOSO, INDEPENDENTEMENTE DE QUE SEJA OU NÃO PARA OS OUTROS”, O QUE SERIA INCONCEBÍVEL. ASSIM ELABORADO, O UTILITARISMO SERIA UMA FORMA DE EGOÍSMO ÉTICO. ELIMINADA TAL SIGINIFICAÇÃO, SERIA POSSÍVEL INTERPRETÁ-LO NO SENTUDO OPOSTO, OU SEJA, CONCEBENDO O BOM COMO ÚTIL PARA OS OUTROS, INDEPENDENTEMENTE DE COINCIDIR OU NÃO COM O NOSSO PRÓPRIO BEM-ESTAR PESSOAL. TAL POSSIBILIDADE FARIA DO UTILITARISMO UM ALTRUÍSMO ÉTICO.

3 O BOM COMO ÚTIL NA REALIDADE, O UTILITARISMO PRETENDE SER A SUPERAÇÃO DAS DUAS POSIÇÕES ANTERIORES, EXTREMAS E UNILATERAIS. O UTILITARISMO SUSTENTARÁ, ENTÃO, QUE O BOM É O ÚTIL E O VANTAJOSO PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, CUJO INTERESSE INCLUI TAMBÉM O MEU PESSOAL. MAS COMO CONCILIAR DIVERSOS INTERESSES – O DOS OUTROS E O MEU – QUANDO ENTRAREM EM CONFLITO? A RESPOSTA DADA PELOS UTILITARISTAS DIZ QUE O BOM E O ÚTIL DEPENDERÁ DAS CONSEQUÊNCIAS DO ATO MORAL. O ATO SERÁ BOM OU ÚTIL QUANDO TROUXER BOAS CONSEQUÊNCIAS, INDEPENDENTE DO MOTIVO QUE O LEVOU A PRATICÁ-LO OU ATÉ MESMO DA INTENÇÃO. RESPONDE, ASSIM , A PERGUNTA “ÚTIL PARA QUEM?” PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E QUE TRAGA BOAS CONSEQUÊNCIAS.

4 O BOM COMO ÚTIL 2. EM QUE CONSISTE O ÚTIL? JEREMY BENTHAM  É O BEM OU O ÚTIL, O QUE POSSIBILITA A FELICIDADE E REDUZ A DOR E O SOFRIMENTO. STUART MILL  A MÁXIMA FELICIDADE , PRAZER E AUSÊNCIA DE DOR.

5 UTILITARISMO NORMA  AGIR DE ACORDO A GARANTIR O MAIOR BEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, SEJA EM UMA SOCIEDADE, COMUNIDADE PARTICULAR OU PARTE DE UMA SOCIEDADE. MUITO ACEITO NO SÉCULO XIX DEU MARGEM À MUITAS CONTROVÉRSIAS SOBRE QUAIS SERIA O “MÁXIMO BEM” PARA O “MAIOR NÚMERO’, EM VIRTUDE DE TENTAR CONCILIAR O INTERESSE PESSOAL E O COLETIVO. DIFICULDADES / CRÍTICAS : COMO CONFERIR O “O MÁXIMO BEM” AO “MAIOR NÚMERO” EM UMA SOCIEDADE, POR EXEMPLO, DIVIDIDA EM CLASSES SOCIAIS, O QUE SERÁ ÚTIL PARA UMA CLASSE MAIS RICA SERIA IGUALMENTE PARA OUTRA MENOS FAVORECIDA? O BOM OU O ÚTIL É COLOCADO EM UMA RELAÇÃO ONDE O HOMEM PROCURE CONCILIAR SEU INTERESSE PESSOAL COM O DA SOCIEDADE, O PARTICULAR COM O GERAL E PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. DESCONSIDERA A NATUREZA HUMANA E AS CONDIÇÕES HISTÓRICO-SOCIAIS CONCRETAS, OU SEJA,O MUNDO REAL É MUITO DIFERENTE, POIS CADA PESSOA, EM CADA CLASSE, TEM UMA VISÃO DO ÚTIL DIFERENTE E QUE VARIA COM O TEMPO.

6 UTILITARISMO CONCLUSÃO
NA ÉPOCA ATUAL, O BOM OU O ÚTIL SÓ PODE OCORRER NA SUPERAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A COMUNIDADE, OU NA HARMONIZAÇÃO ENTRE OS INTERESSES PESSOAIS COM OS VERDADEIRAMENTE COMUNS OU UNIVERSAIS E ,AINDA, DE ACORDO COM AS CONSEQUÊNCIAS.

7 AULA 4 – O POSITIVISMO AUGUSTO COMTE CAP 15, PAG 186

8 POSITIVISMO DOUTRINA CRIADA POR AUGUSTO COMTE BASEADA NA EXTREMA VALORIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO DAS CIÊNCIAS POSITIVAS (BASEADAS NOS FATOS E NA EXPERIÊNCIA) E NA RECUSA DAS DISCUSSÕES METAFÍSICAS. O TERMO POSITIVISMO , ADOTADO POR COMTE, DEFINE A SUA FILOSOFIA DE CULTO À CIÊNCIA E DA SACRALIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO.

9 POSITIVISMO O POSITIVISMO MANIFESTOU-SE DE FORMA DIFERENCIADA EM DIVERSOS PAÍSES OCIDENTAIS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. EMBORA CRITICADO NO PLANO TEÓRICO É UMA DOUTRINA MUITO INFLUENTE NO PLANO PRÁTICO ATÉ NOSSOS DIAS.

10 1. ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO
POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 1. ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO ESTÁGIO QUE REPRESENTA O PONTO DE PARTIDA DA INTELIGÊNCIA HUMANA NO QUAL OS FENÔMENOS DO MUNDO SÃO VISTOS COMO PRODUZIDOS POR SERES SOBRENATURAIS. O PONTO CULMINANTE DESSE ESTÁGIO OCORREU QUANDO O HOMEM SUBSTITUIU O POLITEÍSMO PELO MONOTEÍSMO.

11 2. ESTADO METAFÍSICO OU ABSTRATO
POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 2. ESTADO METAFÍSICO OU ABSTRATO A INFLUÊNCIA DOS SERES SOBRENATURAIS DO ESTÁGIO TEOLÓGICO FOI SUBSTITUÍDA PELA AÇÃO DE FORÇAS ABASTRATAS CONSIDERADAS COMO REPRESENTANTES DOS SERES DO MUNDO.

12 3. ESTADO CIENTÍFICO OU POSITIVO
POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 3. ESTADO CIENTÍFICO OU POSITIVO ESTÁGIO DEFINITIVO DA EVOLUÇÃO RACIONAL DA HUMANIDADE EM QUE PELO USO COMBINADO DO RACIOCÍNIO E DA OBSERVAÇÃO, O SER HUMANO PASSOU A ENTENDER OS FENÔMENOS DO MUNDO, ORGANIZANDO A SOCIEDADE EM BASES RACIONAIS E CIENTÍFICAS OU POSITIVAS. Corresponde à maturidade do espírito humano, objetivo de toda educação para a elaboração de leis racionais e universais.

13 CONCLUSÃO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO TORNOU-SE UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE, DE DOMÍNIO DO SER HUMANO SOBRE A NATUREZA. AS TRANSFORMAÇÕES PROMOVIDAS PELA CIÊNCIA VISAM O PROGRESSO, O QUAL, PORÉM, DEVE ESTAR SUBORDINADO À ORDEM.

14 CONCLUSÃO 3. A FILOSOFIA DE COMTE FOI ACEITA NÃO APENAS NA EUROPA, MAS E PRINCIPALMENTE NO BRASIL INFLUENCIANDO A FORMAÇÃO DO IDEAL REPUBLICANO A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.

15 Orientações para estudo
O estudo para as provas não pode abranger apenas este esquema de aula. O aluno deve associar as presentes informações ao seu próprio resumo do capítulo e, quando for o caso, frequentar as aulas do plantão de dúvidas do Colégio para uma melhor preparação para as avaliações.


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