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PublicouPietro Pero Alterado mais de 9 anos atrás
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Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável Ministério do Meio Ambiente
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Compras públicas sustentáveis O Estado é um consumidor de grande escala O Estado é um grande produtor de serviços Os processos, os investimentos e os serviços prestados devem ser sustentáveis O Decreto 7.746/2012 – As organizações do Gov. Federal devem elaborar Planos de Logística Sustentável (PLS) O Estado é um grande consumidor Compras e contratações devem ser sustentáveis O Decreto 7.746/2012 – tratamento diferenciado nos editais para aquisição de bens e serviços sustentáveis
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Compras públicas sustentáveis O Estado é um consumidor de grande escala Benefícios Redução de impactos ambientais Estímulo a criação de um mercado de produtos/serviços sustentáveis, baseado na competitividade e inovação Fortalecimento da economia local Valorização da MPE’s Reconhecimento do setor de compras como setor estratégico na administração do setor estatal
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Compras públicas sustentáveis O Estado é um consumidor de grande escala Administração pública brasileira Apenas três unidades da Federação praticam de forma sistemática compras públicas sustentáveis: Estado de SP – o primeiro, 2006 Estado de Minas Gerais Governo Federal – 2012 Estado do Rio de Janeiro – em preparação
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Compras públicas sustentáveis no Governo Federal Contratações de bens e serviços padronizáveis (registro de ata, pregão eletrônico) em 2013 Volume total - R$ 68,4 bilhões Compras sustentáveis – R$ 40 milhões (0,06%) B ens sustentáveis mais adquiridos de acordo com o catálogo de materiais sustentáveis em 2013 : Computadores e periféricos Ar condicionado Papel A4 Catálogo de bens e serviços sustentáveis pequeno: 810 itens, de um total de 350 mil itens Fonte: SLTI /MPOG 2013
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Fonte: MPOG, 2013
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Compras públicas sustentáveis Principais desafios (1) Definir critérios de sustentabilidade e procedimentos para ampliar o catálogo de bens e serviços sustentáveis Abordagem de ciclo de vida Precificação de alguns impactos ambientais nos preços de bens e serviços contratados de modo a assegurar isonomia e menor custo (França, México etc)
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Eficiência do Gasto público versus sustentabilidade – um debate permanente com as áreas de controle Combinação de isonomia + economicidade + uso do poder de compra do Estado Mudança de princípio - a proposta mais vantajosa levando-se em conta não apenas o menor preço, mas o custo como um todo, considerando a manutenção da vida no planeta e o bem-estar social Compras públicas sustentáveis Principais desafios (2)
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Rotulagem versus conceito de isonomia adotado pelas áreas de controle Toda rotulagem que gere custos adicionais não pode ser incluída como exigência nos editais A exigência de rotulagem é insuficiente para promover uma produção socioambientalmente adequada, por ex. produção mais limpa O setor público adquire bens e não empresas Uma possível solução é introduzir a exigência de Relatórios de Responsabilidade Socioambiental ou similar Compras públicas sustentáveis Principais desafios (3)
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Capacitação de gestores públicos das áreas de compras Gerar ferramentas de fácil manuseio: Catálogos amplos e minutas de editais homologados pelas áreas de controle Disseminar a prática de Planos de Logística Sustentável nas organizações públicas (PLS) Dois Programas no Governo Federal A3P “Esplanada Sustentável” do Orçamento Federal Compras públicas sustentáveis Principais desafios (4)
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Estratégia 1 – Consumo Geral do Governo Fortalecimento da Comissão Interministerial de Sustentabilidade da Administração Pública – CISAP Aperfeiçoamento dos catálogos de materiais e serviços sustentáveis Fortalecimento operacional e expansão do Programa A3P Estratégia 2 – Bens e Serviços Finalísticos Foco para Ministérios com grande volume de gastos e investimentos, por ex.: (a) Ministérios dos Transportes; (b) Minas e Energia; (c) Cidades; (d) Integração Nacional; (e) Desenvolvimento Social etc Compras públicas sustentáveis no Governo Federal
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Acordo de cooperação com CNI e MDIC para criação de grupos setoriais com a finalidade de: Pactuar oferta de produtos sustentáveis no curto, médio e longo prazo – processo evolutivo Estabelecer os meios de apoio do Governo Forma de trabalho dos Grupos Setoriais: Realização de estudo para identificar e pactuar os critérios de sustentabilidade específicos ao setor Identificar os produtos sustentáveis já ofertados no mercado, conquanto atenda a pelo menos um critério Pactuar a oferta futura de produtos sustentáveis, baseada nas melhores práticas internacionais Compras públicas sustentáveis no Governo Federal
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Muito obrigado ariel.pares@mma.gov.br (61) 2028-1342 Ministério do Meio Ambiente
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