A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

6 EDUCAÇÃO PARA O PENSAR TEXTO: PROF. MARCOS A. LORIERI APRESENTAÇÃO: PROF. OSWALDO MARQUES NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

7 Habilidades Cognitivas
DE PENSAMENTO NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

8 SÃO INSTRUMENTOS OU PRÉ-REQUISITOS PARA O “BEM PENSAR”
Habilidades Cognitivas São as bases de qualquer aprendizagem. Precisam estar disponíveis, nas crianças e jovens, antes e durante os vários momentos da aprendizagem. Elas ocorrem integradamente e, quando solicitadas e presentes no processo de aprendizagem se desenvolvem ainda mais. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

9 H A B I L I D A D E S C O G N I T I V A S
1 - RACIOCÍNIO 2 - I N V E S T I G A Ç Ã O 3 - F O R M A Ç Ã O D E C O N C E I T O 4 - T R A D U Ç Ã O NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

10 1 - H A B I L I D A D E S D E R A C I O C Í N I O
São fundamentais e necessitam ser desenvolvidas em todas as crianças e jovens.... ... se queremos esperar deles melhores desempenhos em suas vidas e, de modo especial, em sua vida escolar. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

11 Relacionar o conhecimento humano é um processo de estabelecer relações ... ... entre idéias que temos e fazemos das coisas... ... entre situações .... entre as idéias que temos e as idéias dos outros ... entre as idéias dos outros entre si. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

12 CLASSIFICAR Habilidade básica que implica na capacidade de relacionar e que é fundamental para inúmeras atividades intelectuais presentes nas mais diversas áreas do conhecimento sistematizado. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

13 Desenvolve-se através de atividades nas quais se possam:
CLASSIFICAR Desenvolve-se através de atividades nas quais se possam: aproximar ou distinguir por semelhanças ou diferenças; ordenar classes por generalização crescente ou decrescente; distinguir gênero e espécie; encaixar indivíduos em classes; dividir gêneros em espécies e encaixar espécies em gêneros etc. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

14 ANALISAR . . . é decompor objetos, sistemas ou situações, em seus elementos constitutivos, sem perder de vista as interrelações. Ao fazer uma análise pode-se estar enumerando qualidades e propriedades, descrevendo ou narrando ... NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

15 S E R I A R capacidade que permite:
seguir e entender seqüências ou progressos; ordenar segundo certos critérios numéricos, físicos ou cronológicos. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

16 R E U N I R CAPACIDADE DE ... compor conjuntos ou sistemas a partir de elementos dados; recompor a partir de elementos que nós mesmos dissociamos; construir novos sistemas ou novos objetos pela união criteriosa de elementos disponíveis. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

17 S I N T E T I Z A R IMPLICA AS HABILIDADES DE RELACIONAR, CLASSIFICAR, SERIAR, ANALISAR, REUNIR, MAS ESTÁ ROL DAS HABILIDADES COGNITIVAS ELEMENTARES POR SER BÁSICA OU FUNDAMENTAL A TODO PROCESSO DE CONHECIMENTO. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

18 aprender as relações essenciais de uma situação,
S I N T E T I Z A R C A P A C I D A D E D E: aprender as relações essenciais de uma situação, de um discurso, de um texto; escolher ou selecionar elementos, segundo certos critérios; reduzir fatos, situações ou coisas e seus elementos fundamentais ou essenciais; produzir esquemas, quadro sinótico; condensar, escrever sumários etc... NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

19 D E F I N I R CAPACIDADE de dizer ou expressar, com objetividade, o que é algo (uma coisa, um fato, uma situação), indicando seus elementos essenciais, o gênero a que pertence e a sua diferença específica em relação aos demais objetos do mesmo gênero; implica em classificação, em estabelecimento adequado de relações, em reunião, em análise etc. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

20 J U L G A R Elaborar ou fazer juízos ou julgamentos;
capacidade de afirmar ou negar algo de alguma coisa, fato ou situação, de maneira adequada; pressupõe habilidade de relacionar; está ligada à habilidade de P R O V A R. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

21 E X P L I C A R Capacidade de nos fazer entender de maneira clara, através de explicações sucessivas; implica em desdobramentos de idéias que vão ampliando as noções que estão sintetizadas numa idéia inicial; capacidade de dizer a mesma coisa de maneira diversa, ou em outras palavras. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

22 ARGUMENTAR ADEQUADAMENTE
P R O V A R A R G U M E N T A R ARGUMENTAR ADEQUADAMENTE é construir prova de verdade do que dizemos; H A B I L I D A D E cognitiva fundamental que implica, praticamente, em todas as demais habilidades. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

23 S U P O R HABILIDADE DE PENSAR OU DE CONJECTURAR POSSIBILIDADES;
IMPLICA PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES ATUAIS E POSSÍVEIS; IMPLICA EM CRIATIVIDADE. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

24 I N F E R I R POSSIBILIDADE DE TIRAR CONCLUSÕES ADEQUADAS A PARTIR DE PREMISSAS OU ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES ANTERIORES QUE POSSAM ESTAR RELACIONADAS ENTRE SI. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

25 G E N E R A L I Z A R CAPACIDADE DE,
A PARTIR DE DADOS PARTICULARES, FORMAR CONCEPÇÕES MAIS AMPLAS OU MAIS GERAIS. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

26 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O
SÃO AQUELAS HABILIDADES ASSOCIADAS AO MÉTODO CIENTÍFICO OU COM A BUSCA DOS CAMINHOS PARA SE CHEGAR ÀS RESPOSTAS OU ÀS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

27 O B S E R V A R 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O
NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

28 Identificar problemas;
2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O P R O B L E M A T I Z A R Identificar problemas; levantar questões NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

29 F o r m u l a r H i p ó t e s e s 2 - H A B I L I D A D E S
D E I N V E S T I G A Ç Ã O F o r m u l a r H i p ó t e s e s NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

30 Estimar Prever 2 - H A B I L I D A D E S D E I N V E S T I G A Ç Ã O
NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

31 Verificar Medir Constatar Descrever 2 - H A B I L I D A D E S
D E I N V E S T I G A Ç Ã O Verificar Medir Constatar Descrever NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

32 Ser capaz de comportamento auto-corretivo 2 - H A B I L I D A D E S
D E I N V E S T I G A Ç Ã O Ser capaz de comportamento auto-corretivo NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

33 3 - H A B I L I D A D E S D E F O R M A Ç Ã O D E C O N C E I T O SÃO AS HABILIDADES DE ESMIUÇAR OS CONCEITOS, IDENTIFICAR SEUS COMPONENTES, PERCEBER SUAS RELAÇÕES E TORNÁ-LOS INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

34 3 - H A B I L I D A D E S D E F O R M A Ç Ã O D E C O N C E I T O IMPLICAM EM SER CAPAZ DE: FAZER DISTINÇÕES; FAZER CONEXÕES; AGRUPAR; CLASSIFICAR; EXPLICAR; DEFINIR; IDENTIFICAR SIGNIFICADOS ETC. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

35 4 - H A B I L I D A D E S D E T R A D U Ç Ã O PRODUZEM A CAPACIDADE DE DIZER OU ESCREVER, COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS, O QUE SE OUVIU OU LEU, PRESERVANDO O S I G N I F I C A D O. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

36 Finalmente ... A AUSÊNCIA DAS HABILIDADES COGNITIVAS BÁSICAS TORNA AS PESSOAS INTELECTUALMENTE CEGAS PARA A REALIDADE NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

37 ELAS, COMO QUE NÃO VÊEM TUDO O QUE ESTÁ À SUA FRENTE OU AO SEU REDOR
ELAS, COMO QUE NÃO VÊEM TUDO O QUE ESTÁ À SUA FRENTE OU AO SEU REDOR FICAM IMPEDIDAS DE CONSTRUIR SISTEMAS MAIS CLAROS DE ANÁLISE QUE POSSAM OFERECER-LHES UMA COMPREENSÃO MAIS COMPLETA DA REALIDADE. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

38 ... E É FÁCIL DE PERCEBER AS IMPLICAÇÕES DE TUDO ISTO NO PROCESSO EDUCACIONAL !
NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques


Carregar ppt ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google