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Stufflebeam Carmen Macedo Helda Monteiro Socorro Martins Shirley Dias

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Apresentação em tema: "Stufflebeam Carmen Macedo Helda Monteiro Socorro Martins Shirley Dias"— Transcrição da apresentação:

1 Stufflebeam Carmen Macedo Helda Monteiro Socorro Martins Shirley Dias
Whellington Teles

2 Autor Daniel L.Stufflebeam
Professor ,foi designado para dirigir o centro de avaliação de Universidade de Ohio cujo objetivo era progredir a teoria e a prática da avaliação . Autor

3 Definição: “ A avaliação é um processo de identificação,recolha e apresentação de informação útil e descritiva acerca do valor e do mérito das metas, da planificação, da realização e do impacto de um determinado objeto, com o fim de servir de guia para a tomada de decisões, para a solução dos problemas de prestação de contas e para promover a compreensão dos fenômenos envolvidos” (Stufflebeam e Shinkfield, 1993: 183)

4 Função essencial da avaliação
Possibilitar uma definição mais ampla de avaliação capaz de ajudar a administrar e a aperfeiçoar os programas. Proporcionar informações que permitam proceder os ajustamentos nos respectivos projetos. Proporcionar informação útil para tomada de decisão

5 Stufflebeam MODELO DE AVALIAÇÃO-CIPP C- Contexto I-Input P-Processo
P-Produto

6 context input process product:
A avaliação de contexto como ajuda para a designação das metas; A avaliação de entrada como ajuda para dar forma às propostas A avaliação do processo como guia da sua realização; A avaliação do produto ao serviço das decisões de reciclagem.

7 Assim, a avaliação corresponde a três propósitos:
Servir de guia para a tomada de decisões; Proporcionar dados para a prestação de contas; Promover a compreensão dos fenômenos envolvidos.

8 ETAPAS Identificar Obter Proporcionar informação

9 Na avaliação, o critério fundamental a ser tido em conta deverá corresponder a uma conjugação do seu valor (a sua resposta às necessidades valorizadas) e o seu mérito (a sua qualidade)

10 EXEMPLOS Escola Superior de Educação de Viseu
Curso de Especialização em Administração Escolar e Administração Educacional Avaliação de um Projeto Agnelo Figueiredo- Nov 2004

11 Comparação dos planos escolhidos Com outras alternativas disponíveis
INPUT- formativa Fornece informações para ajudar a planejar ações, programas e outros serviços. Sumativa Comparação dos planos escolhidos Com outras alternativas disponíveis CONTEXT -formativa Fornece informações para ajudar a (re)definir objetivos e prioridades Sumativa Comparação dos objetivos definidos com as necessidades detectadas

12 PROCESS- Formativa Fornece informações para ajudar a executar (fornecer) as ações,programas e serviços planejados. Sumativa Registra a execução das medidas PRODUCT- Formativa Fornece informações para ajudar a tomar decisões quanto à prosseguimento ou alteração dos objetivos, programas e serviços. Sumativa Compara os resultados alcançados com as necessidades, os objetivos e prioridades enunciadas

13 Para STUFFLEBEAM (1997), O mais importante da avaliação não é demonstrar, mas aperfeiçoar. Não podemos garantir que as nossas metas e objetivos são válidos, se não os confrontarmos com as necessidades daqueles que pretendemos servir.


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