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PublicouRafael Mota Alterado mais de 9 anos atrás
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Stufflebeam Carmen Macedo Helda Monteiro Socorro Martins Shirley Dias
Whellington Teles
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Autor Daniel L.Stufflebeam
Professor ,foi designado para dirigir o centro de avaliação de Universidade de Ohio cujo objetivo era progredir a teoria e a prática da avaliação . Autor
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Definição: “ A avaliação é um processo de identificação,recolha e apresentação de informação útil e descritiva acerca do valor e do mérito das metas, da planificação, da realização e do impacto de um determinado objeto, com o fim de servir de guia para a tomada de decisões, para a solução dos problemas de prestação de contas e para promover a compreensão dos fenômenos envolvidos” (Stufflebeam e Shinkfield, 1993: 183)
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Função essencial da avaliação
Possibilitar uma definição mais ampla de avaliação capaz de ajudar a administrar e a aperfeiçoar os programas. Proporcionar informações que permitam proceder os ajustamentos nos respectivos projetos. Proporcionar informação útil para tomada de decisão
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Stufflebeam MODELO DE AVALIAÇÃO-CIPP C- Contexto I-Input P-Processo
P-Produto
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context input process product:
A avaliação de contexto como ajuda para a designação das metas; A avaliação de entrada como ajuda para dar forma às propostas A avaliação do processo como guia da sua realização; A avaliação do produto ao serviço das decisões de reciclagem.
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Assim, a avaliação corresponde a três propósitos:
Servir de guia para a tomada de decisões; Proporcionar dados para a prestação de contas; Promover a compreensão dos fenômenos envolvidos.
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ETAPAS Identificar Obter Proporcionar informação
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Na avaliação, o critério fundamental a ser tido em conta deverá corresponder a uma conjugação do seu valor (a sua resposta às necessidades valorizadas) e o seu mérito (a sua qualidade)
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EXEMPLOS Escola Superior de Educação de Viseu
Curso de Especialização em Administração Escolar e Administração Educacional Avaliação de um Projeto Agnelo Figueiredo- Nov 2004
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Comparação dos planos escolhidos Com outras alternativas disponíveis
INPUT- formativa Fornece informações para ajudar a planejar ações, programas e outros serviços. Sumativa Comparação dos planos escolhidos Com outras alternativas disponíveis CONTEXT -formativa Fornece informações para ajudar a (re)definir objetivos e prioridades Sumativa Comparação dos objetivos definidos com as necessidades detectadas
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PROCESS- Formativa Fornece informações para ajudar a executar (fornecer) as ações,programas e serviços planejados. Sumativa Registra a execução das medidas PRODUCT- Formativa Fornece informações para ajudar a tomar decisões quanto à prosseguimento ou alteração dos objetivos, programas e serviços. Sumativa Compara os resultados alcançados com as necessidades, os objetivos e prioridades enunciadas
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Para STUFFLEBEAM (1997), O mais importante da avaliação não é demonstrar, mas aperfeiçoar. Não podemos garantir que as nossas metas e objetivos são válidos, se não os confrontarmos com as necessidades daqueles que pretendemos servir.
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