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Projeto Brincar para Vencer

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Apresentação em tema: "Projeto Brincar para Vencer"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Brincar para Vencer
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual

2 Raun Kaufman Fundador do Programa Sun-Rise

3 Introdução A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Lagoa da Prata atende 300 alunos com deficiência intelectual, múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento. A entidade oferece escolarização nos diferentes ciclos de vida, da infância á idade adulta. No mesmo espaço físico funcionam duas entidades: a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e a Escola Estadual Helena Aparecida- Educação Especial, às quais oferecem escolaridade nos dois turnos diários e atividades complementares a essa. Em 2012, após participação em cursos de capacitação voltados para o atendimento aos alunos com transtorno do espectro autista, concretizou-se o desenvolvimento do projeto “Brincar para vencer”, como atividade complementar a sala de aula.

4 Objetivo Garantir a inclusão escolar e social do aluno com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e múltipla, assegurando o seu direito á educação com qualidade, considerando as suas características, seus interesses e necessidades, no ciclo de vida.

5 Desenvolvimento A proposta de trabalho tem início com a avaliação das condições iniciais em que cada aluno se encontra. Para esse fim é utilizado o modelo de desenvolvimento do Programa Son Rise®. A partir daí é traçado o plano de trabalho individualizado. Esse atendimento ocorre em local livre de distrações, onde o aluno participa de atividades lúdicas e interações prazerosas, nas quais estão inseridas as metas educacionais personalizadas. Essas atividades ocorrem no mesmo turno escolar em que o aluno está inserido, durante o período de cinquenta a sessenta minutos, de segunda a sexta feira. São utilizados diferentes recursos didáticos ou pedagógicos e equipamentos eletrônicos. Em sala de aula é realizada a flexibilização e as adaptações no currículo conforme orientação da equipe técnica multiprofissional da instituição, o que possibilita a integralidade das ações e proporciona melhoras significativas no desempenho acadêmico e funcional dos alunos. É realizado também, interação com os familiares desses alunos para troca de saberes. Essa integração ocorre através de reuniões periódicas, onde educadores e familiares traçam as metas para o plano de trabalho.

6 Recursos de Tecnologia Assistiva Como recurso de Tecnologia Assistiva utiliza-se softwares como o Microsoft Word, Vídeos educativos com músicas e imagens de acordo com o interesse do aluno.

7 Os aplicativos da Apple que estimulam a coordenação motora fina, a participação física, as habilidades cognitivas, a comunicação e a flexibilidade também são utilizados, assim como os livros de literatura infanto-juvenil e diferentes brinquedos.

8 Em sala de aula são realizadas adaptações curriculares para facilitar o processo de inclusão escolar, tais como: Quadro visual da rotina diária (individual), instruções com fotos, instruções com símbolos, disposição adequada do mobiliário.

9 O uso do tablet para leitura e escrita é permitido aos alunos em séries mais avançadas, assim como a calculadora. Os jogos pedagógicos são personalizados e construídos de acordo com o interesse e a necessidade de cada aluno. Dentre os jogos estão as trilhas, dominós, memória e cartas.

10 São elaborados também, pranchas e tabuleiros para encaixe de formas geométricas, cores, números, letras e figuras. Desta forma os alunos da educação infantil aprendem brincando, as habilidades acadêmicas necessárias à alfabetização. B E R N A R D O M I G U E L

11 Resultados Como resultado deste trabalho, têm-se a melhora no desempenho acadêmico e funcional dos alunos atendidos. Através da Tecnologia Assistiva, encontrou-se alternativas para a elaboração e reelaboração dos processos de linguagem e comunicação. O uso do computador e da comunicação suplementar propicia melhoras na qualidade de vida do aluno com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e múltipla. Tais resultados podem ser comprovados através de registros(fotos e filmagens). Esses registros, junto com o depoimento dos alunos, dos familiares e professores são utilizados como instrumento de avaliação do projeto.

12 Considerações Finais Para a realização desse projeto os profissionais envolvidos estão em permanente capacitação. Nesse sentido esse trabalho contribui para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos. É um instrumento que tem possibilitado melhoras nas habilidades acadêmicas, sociais e funcionais dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, deficiência intelectual e múltipla, promovendo a sua autonomia e independência, facilitando assim a inclusão social, no seu ciclo de vida.

13 Referências BERMAN, Tali Fieldman, Brincar para crescer, Tubarão: Copiart, 2010, 213p. DOMENICONI, Camila, et al. Princípios e métodos para o ensino de comportamentos novos a pessoas com Deficiência Intelectual. Revista de Deficiência Intelectual, São Paulo, ano 2, número 3, Ago/Dez, 2012, 48p. VERDU, Ana Cláudia M. Almeida, et al. Aquisição de linguagem e habilidades pré-requisitos em pessoas com Transtorno do espectro autista, Revista de Deficiência Intelectual, São Paulo, ano 2, número 3, Ago/Dez. 2012, 48p.

14 Autora: Eunice Pereira


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